Um toque que vale por uma vida: PPAS realiza palestra para funcionários da Appai



Com o objetivo de propagar a prevenção, o Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) da Appai realizou uma conversa com os funcionários sobre câncer de próstata em prol da Campanha Nacional do Novembro Azul. Comandada pela psicóloga Aparecida Esteves, da Associação Beneficente de Combate ao Câncer, Rio-Abrace, o encontro proporcionou aos participantes tirar suas dúvidas.

Hábitos alimentares, fatores hereditários e consumo de fumo e bebida foram destaque no evento, ratificando que o estilo de vida seguido são aspectos contribuintes à doença. “Eu preciso olhar, escutar o meu corpo, pois ele nos manda diversos sinais de que algo está errado. Por isso é fundamental ficar por dentro do assunto. Ainda existe uma timidez muito grande sobre este assunto”, revela Aparecida.

O sr. Silas da Conceição encoraja os jovens a partir de 40 anos. “Eu tenho 59 anos e faço exame anualmente desde os meus 40. Comigo não tem problema. Eu zelo pela minha saúde, pela minha vida. E não vai ser por isso que eu vou deixar de ser homem!”, enfatiza o funcionário da Appai.

De acordo com Aparecida, somente com o procedimento do toque é possível obter um diagnóstico exato sobre a próstata. Exames de sangue e ultrassonografia são complementares, mas de grande importância. “O preconceito está matando vidas. O índice de mortalidade está aumentando. Nós precisamos de ação para em tempo hábil conseguirmos reverter essa situação, porque o câncer de próstata é altamente curativo”, ratifica a psicóloga.

 

Para as coordenadoras do PPAS Jussara Pereira e Márcia Marinho, esta ação é de extrema importância, pois ela é multiplicadora de informação. A parceria entre o PPAS, o Rio-Abrace e o RH da Appai repassa os conhecimentos de prevenção com o intuito de modificar as estatísticas, que definem que no Brasil o câncer de próstata já é o segundo mais comum entre os homens.

 

 



Deixar comentário

Podemos ajudar?