Encontro com Mestres: resumão do evento!

Acompanhamos tudo que rolou na segunda edição do evento e fizemos um resumo pra você. Confira!


Assim como na primeira edição, o Encontro com Mestres de 2024 foi um sucesso! Os associados tiveram a oportunidade de conhecer os professores palestrantes do benefício Educação Continuada, rever os colegas que realizaram os mesmos cursos, palestras e videoconferências, e ainda concorreram a brindes e prêmios exclusivos. A novidade desse ano foi que o evento aconteceu de forma presencial e on-line, dando oportunidade para que os associados pudessem assistir de onde quisessem. E se você perdeu, não se preocupe! Em breve, o evento ficará disponível no Portal do Associado, e nesse post você vai ficar por dentro de tudo que rolou.

 

Práticas de educação que transformam

A segunda edição do Encontro com Mestres foi dividida em duas mesas. Na primeira, os convidados compartilharam histórias transformadoras nas quais a educação teve papel fundamental, trazendo inspiração para quem os ouve. Já na segunda mesa, os convidados abordaram assuntos educacionais com uma ênfase em Longevidade, Tendências em Educação e Transtornos Específicos de Aprendizagem.

Para dar início à primeira mesa do Encontro com Mestres, recebemos Márcia Gil, que é psicóloga, doutora em educação e consultora em educação infantil. A convidada trouxe uma experiência na educação infantil, contando como a música e o contexto social em que os alunos estão inseridos são importantes para a aproximação com os pequenos. “É muito legal essa oportunidade do professor de quebrar padrões para favorecer o desenvolvimento das crianças. É conseguir olhar para as possibilidades que temos hoje e transformar isso em prol da educação”, pontuou.

Já a psicóloga e neuropsicóloga Carolina Braga trouxe um caso de transformação de uma família e falou sobre a importância de ouvir as crianças e os seus familiares. “Trabalho com crianças do espectro autista e conheci o Augusto, na ocasião com 6 anos, hoje com 16. Conseguimos construir nessa trajetória muitas experiências importantes, apesar dos desafios”. Para entender essa história e conhecer o Augusto, assista à transmissão ao vivo do evento, em breve disponível no Portal do Associado.

Conhecida de longa data dos associados Appai, Andreia Fernandes, que é mestre em educação, pós-graduada em neurociência e em língua inglesa, fez uma atividade com os presentes para oxigenar o cérebro e dar uma alongada no corpo. E depois contou algumas experiências na área educacional, exemplificando como temas do cotidiano podem ser trabalhados nas mais variadas disciplinas e turmas.

E a última convidada da mesa, Amanda Carlou, trouxe um tema muito importante da atualidade e que gerou muito interesse do público presente e on-line. A pedagoga, pesquisadora, palestrante com doutorado e mestrado em educação falou sobre os diferentes níveis de apoio necessários às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e explicou sobre cada um deles. Para ilustrar um dos níveis, ela contou uma experiência de sucesso que teve com um dos seus alunos.

Cenários futuros

A segunda mesa do Encontro com Mestres começou com uma atividade para exercitar a atenção focada feita pelo psicólogo clínico, palestrante e instrutor de Mindfulness Sandro Neves, que depois voltou ao centro do palco para falar sobre habilidades socioemocionais. Ainda nessa questão de saúde física e mental, a médica geriatra, membro titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Roberta Borlido, falou sobre a importância de exercitar o corpo e a mente, trazendo dicas e histórias de sucesso.

A psicóloga e neuropsicóloga Carolina Braga, que também participou da primeira mesa, falou mais um pouco sobre os transtornos específicos de aprendizagem e convidou os educadores que querem se aprofundar no assunto a conhecer o curso completo no portal da EAD Appai.

Velho conhecido dos alunos EAD Appai, Márcio Gonçalves, que é doutor em ciência da informação, coordenador acadêmico e educador Google Innovator, falou sobre as tendências em educação, a importância da aprendizagem personalizada, tecnologia em sala de aula, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e outros temas extremamente atuais e relevantes para a educação.

 

Intérprete da Libras

Sabemos da importância de possibilitar que as pessoas que fazem o uso da Língua Brasileira de Sinais acompanhem tudo o que está sendo dito ou exibido da mesma forma que os demais, proporcionando inclusão, acesso à informação e, consequentemente, uma sociedade mais inclusiva. Por isso, assim como em outros eventos da Appai, o Encontro com Mestres contou com intérprete da Libras.

 

Certificado e Concurso Cultural

Os associados inscritos no Encontro com Mestres receberão um certificado de participação, que ficará disponível no Portal do Associado. Além disso, o evento também contou com o famoso Concurso Cultural, com prêmios tanto para os associados que participarem presencialmente como para os que estiverem de maneira remota. Vale lembrar que um dos critérios adotados para o Concurso Cultural é o de que, para receber o prêmio, é necessária a participação em 75% do evento.

 

Assista ao evento completo ou reveja os seus momentos preferidos!

Se você não conseguiu assistir ou quer rever os seus momentos preferidos, não se preocupe! Em breve, a 2ª edição do Encontro com Mestres estará disponível na íntegra no Portal do Associado. E você também terá a oportunidade de rever os melhores momentos em um vídeo exclusivo em nossas redes sociais e conferir as fotos no Cliques Appai. Até a próxima edição!


Por Jéssica Almeida


Podemos ajudar?