RELATÓRIO ANUAL

O Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) ratifica a preocupação da Appai – Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro – de direcionar sua atuação para a busca do equilíbrio social.

Diante do processo de desigualdade social, consolidado e maduro, que permeia a sociedade de maneira em geral e, simultâneo a manifestação das diversas expressões da questão social, a palavra “rede” tem sido muito utilizada, principalmente para explicar a importância de se desenvolver ações concatenadas entre diversos setores, apoiando projetos de cunho assistencial e solidário desenvolvidos por instituições privadas e públicas, (municipal, estadual e federal), a fim de que sejam realizados a curto, médio e longo prazos visando um maior impacto social.

No Programa, os projetos apoiados pelo PPAS, poderão ser oriundos de setores relacionados ou que perpassam a saúde, educação, meio ambiente/sustentabilidade, cultura, esporte, lazer, priorizando assim seus as necessidades de seu público-alvo, formado por crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e idosos.

Nessa perspectiva, a formação de redes socioassistenciais, torna-se um valioso instrumento para a ampliação e efetivação dos direitos de pessoas menos favorecidas. As parcerias tornam-se fundamentais para a busca de resultados e impactos das ações.

Portanto, é válido registrar que a Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), exerce papel relevante junto a várias entidades congêneres e instituições diversas como, por exemplo, o Instituto Nacional do Câncer, Associação Beneficente de Combate ao Câncer – Rio Abrace, Hemorio, Associação Beneficente, São Marinho, Rio Solidário, entre outros, contribuindo para uma quantidade expressiva de assistidos.

O enfrentamento das situações de vulnerabilidades sociais vivenciadas pelas crianças é um assunto abordado nas mais diversas plataformas de comunicações mundial. No tocante, o direito fundamental à vida e o desenvolvimento físico, mental, moral etc. são assegurados em todos os marcos legais constituintes que orienta um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos através de laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.

Com isso, materializou-se O Projeto Carioquinha que tem o intuito de melhorar a qualidade no atendimento e possibilitar um melhor desempenho no desenvolvimento integral de crianças de 1 a 5 anos de idade, matriculadas em creches comunitárias.

Com base na forma de trabalho da APPAI, objetivo de contribuir com a garantia da proteção social dos cidadãos e da sociedade de maneira, apoiando a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de projetos que geram resultados positivos.

Subsidiar a proteção social das crianças assistidas pelo projeto Carioquinha através de ações valorativas por meio de parcerias institucionais que tenham como foco de trabalho aspectos que promovam a educação.

• Estimular capacitação dos educadores da creche comunitária/ escola comunitária, através da formação continuada com orientação da pedagógica, e da participação em atividades Educacionais e Continuada.

• Promover a adequação dos espaços das creches atendendo os critérios preconizados pelo Ministério da Educação e em consonância com os conselhos de educação.

• Fomentar atividades relacionadas ao sentimento de pertença dos pais;

• Trabalhar o processo de educação primaria tendo a família com base educacional;

• Trabalhar eixos temáticos de cidadania;

• Estreitar os vínculos entre as entidades públicas e privadas com a instituição;

O  PPAS (Programa de Projetos e Ações Sociais) reforça seu caráter assistencial por meio da Appai – Associação Beneficente dos Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro – com forte objetivo de fomentar as entidades que compartilham das nossas propostas de intervenção, cuja demanda se apresenta através das necessidades materializadas de forma de insegurança alimentar e nutricional.

Diante desta leitura, a APPAI por meio do projeto Nutrindo, atua no sentido de fomentar estratégias de intervenção, oportunizando famílias que tenham na sua composição familiar crianças a partir de 06 meses de idade, adolescentes, idosos e pessoas portadoras de deficiência, o acesso ao leite. A concessão deste alimento, por meio do programa Nutrindo, constitui como um marco de inscrição das famílias nos Projetos inscritos e ativos no Projeto Nutrindo.

Famílias, crianças, adolescentes, jovens e idosos devidamente cadastrados em organizações sociais como creches, abrigos, ILPs (Instituições de Longa Permanência), e em acompanhamento médico-hospitalar.

O desenvolvimento do presente projeto se deu a partir da percepção das necessidades das organizações sem fins lucrativos em adquirir alimentos para atender sua demanda. Juntando a isso a dificuldade no tratamento e recuperação devido à má alimentação de pacientes com as mais distintas patologias. Dessa forma, o primeiro propósito do projeto é o de apoiar organizações que prestam este tipo de atendimento, fornecendo alimentação complementar oportunizando a alteração positiva da realidade nutricional.

Oferecer um complemento alimentar seguro e adequado, de alto valor nutritivo para crianças, adolescentes, e idosos de baixa renda, ou situação vulnerável de saúde.

Através de doações contínuas de latas de leite e de cestas básicas para entidades que prestam este serviço aos seus usuários. As mesmas serão cadastradas e avaliadas.

Serão realizadas visitas técnicas às entidades e aplicação de formulários de prestação de contas, com depoimento dos usuários atendidos.

Permanência no projeto por um ano, podendo ser renovado

1 – ACAM – Associação Carioca de Assistência a Mucoviscidose

2 – AMAAB – Assistência a Mulher e Amigos da Água Branca

3 – Amac – Associação de Mulheres de Atitude com Compromisso Social

4 – Amuig – Associação de Mulheres da Ilha Do Governador

5 – Associação Beneficente de Combate ao Câncer – Rio Abrace

6 – Associação Beneficente Resgatando Vidas

7 – Associação Beneficente São Martinho

8 – Associação Cine & Rock

9 – Associação de Assistência à Criança (com câncer) São Vicente de Paulo

10 – Associação Deus Cuida de Mim

11 – Associação União e Paz

12 – Betel – Associação Educacional dos Homens de Amanhã

13 – CAAAIDS – Centro de Atenção e Atendimento a Aids

14 – Casa São Francisco de Assis

15 – Centro Comunitário Cultural Chocobim

16 – Centro Comunitário Parque Unidos do Acari

17 – Centro Espírita Casa de Jesus

18 – Centro Social Caminhos do Bem

19 – CIACA – Centro Interprofissional de Apoio a Criança e ao Adolescente,

20 – Creche Alegria das Crianças – Centro Comunitário Alegria das Crianças

21 – Creche Amanhecer - Associação Assistencial Educacional Amanhecer

22 – Creche Comunitária Mães trabalhadoras

23 – Creche Escola Sossego da Mamãe

24 – Creche Iracema Garcia

25 – Creche Nosso Ninho – Fraternidade Assistencial Cristã

26 – Creche Vitória Régia – Associação Assistencial Educacional Vitória Régia

27 – Cruzada do Menor – Emilien Lacay

28 – Cruzada do Menor – Plantando o Amanhã

29 – Disque Denúncia

30 – Escola Comunitária do Cantagalo

31 – Escola Comunitária Jardim de Infância Tia Anastácia

32 – Femucop – Federação de Mulheres Artesãs

33 – Fraternidade na Rua

34 – Gem Paz – Grupo de Espiritismo e Magnetismo da Paz

35 – Grupo Cultural Nosso Ritmo

36 – Hemorio – Instituto Estadual de Hematologia Arthur De Siqueira Cavalcanti

37- Inacre – Instituição de Apoio a Criança Especial

38 – INCA – Instituto Nacional do Câncer

39 – Instituição Maria de Nazareth – Casa da Mãe Pobre

40 – Instituto Gutemberg Casa de Recuperação Valentes de Davi

41 – Instituto Lar do Sonhos

42 – Lar de Frei Luiz

43 – Movimento de Mulheres de Apoio Humanitário – MMAH

44 – Movimento de Mulheres do Parque Horácio

45 – ONG ALFA – Rio de Janeiro de Mãos Dadas Pela Paz – Servindo em Amor

46 – ONG Assistencial Mão Amiga Lutando pela Vida

47 – ONG G7 – CPP Assistência Comunitária

48 – Organização Religiosa de Mulheres Cristas Virtuosas

49 – Projeto Pérolas

50 – Projeto Recriando Raízes

51 – Projeto Semeando o Amanhã

52 – Projeto Social Escola Bíblica da Tia Lídia

53 – Projeto Resgatando Vidas Já

54 – Saúde Criança Ilha  – Hospital Nossa senhora do Loreto

55 – Sim Eu Sou do Meio

56 – Sociedade Bíblica do Brasil

57 – União de Mulheres Pro Melhoramento da Roupa Suja

 NOTÍCIAS

RELATÓRIO ANUAL

PROJETO NUTRINDO: ENVIE O SEU PEDIDO DE APOIO