Benefício Passeio Cultural

Home / Lazer / Benefício Passeio Cultural

Em cumprimento de suas finalidades estatutárias e considerando a sua natureza jurídica e destinação assistencial, a Appai, atendendo às necessidades e interesses de seu quadro associativo, deliberou e aprovou a disponibilidade de mais este benefício para os associados e beneficiários e integrantes do quadro associativo.

O Benefício tem por objetivo proporcionar aos associados, através dos roteiros praticados, a oportunidade de interagir e ter acesso a instituições, locais e regiões que possuam uma gama de informações culturais relevantes para o aperfeiçoamento dos participantes, tanto pessoal, quanto profissional. De maneira que, não só os profissionais da educação, mas todos os demais, possam levar tais conteúdos para a vida e serem estimulados no envolvimento ativo para a construção do conhecimento e a formação da cidadania.

AQUARIO

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro é um equipamento de visitação pública, moderno, de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Como a Cidade do Rio de Janeiro tem vocação natural para o turismo ligado ao mar, o AquaRio vai proporcionar uma experiência em um espaço único, com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil. Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e tem mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição.



ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Arca do Noah é um projeto de Educação Ambiental criado por pessoas que amam e respeitam os animais, a natureza e o meio ambiente. Foi inaugurada no final de 2016 com o objetivo de incentivar esses sentimentos, iniciando suas atividades de turismo pedagógico e visitação ao público em janeiro de 2017. Nessas atividades o foco é aprender sobre várias espécies de animais através de visitas guiadas por Monitores Ambientais, Biólogos e Engenheiros Florestais, através do contato direto com os animais. É possível entrar num viveiro e interagir com mais de 200 aves. Há também búfalos, lhamas, emús, minibovinos, galinhas (mais de 20 espécies diferentes), pôneis, patos, pavões, porquinhos-da-índia, cabras, além de outros animais domésticos, exóticos e silvestres.



ATERRO DO FLAMENGOO Passeio é uma explanação sobre as modificações espaciais que mudaram toda uma forma de viver do carioca. Mostraremos os aterros construídos a partir da praia de Botafogo até a Glória e Centro. Atravessaremos a rua da Praia de Botafogo por uma passagem subterrânea em direção ao fim do arco praial de Botafogo onde poderemos analisar de perto a divisão entre o Aterro e o início da praia, bem como onde se localizava o Morro da Viúva, um dos que foi desmontado para a construção do Aterro do Flamengo. Seguindo pela ciclovia Mané Garrincha até o monumento erguido em homenagem a Estácio de Sá, que fundou da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565, passaremos também, ao longe, pelo museu dedicado a Carmem Miranda fundado em 1976. A partir desse ponto iremos alternar a caminhada entre a ciclovia e o calçadão do Aterro do Flamengo admirando toda a paisagem que abrange a Baía de Guanabara com o monumento natural Pão de Açúcar como pano de fundo e também os jardins de Burle Marx, importantíssimo artista plástico e paisagista brasileiro, que veremos em nosso passeio até chegarmos à passarela que nos leva à rua Ferreira Viana. O passeio será finalizado junto ao Hotel Regina, refinado e tradicional hotel do Rio de Janeiro, localizado a 3 minutos do metrô do Catete, onde tomaremos o nosso café da tarde com toda a qualidade e requinte.
BONDINHO PÃO DE AÇÚCARO Bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais atrativos da Cidade do Rio de Janeiro que, através do seu teleférico, liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar. O seu primeiro trecho, Estação Inicial x Morro da Urca, foi inaugurado em 1912 e possui 600 metros de extensão, enquanto o segundo trecho, Morro da Urca x Pão de Açúcar, é um pouco maior, com 850 metros. Como importante símbolo carioca, apresenta uma incrível experiência aos seus visitantes, oferecendo história, cultura, lazer e entretenimento, além de ter uma das vistas e paisagens mais encantadoras do mundo, onde se pode contemplar a Baía de Guanabara e grande parte da geografia da nossa Cidade Maravilhosa.
CENTRO HISTÓRICO DO RIOO passeio será iniciado no Museu de Arte do Rio, o primeiro museu a ser inaugurado no projeto Porto Maravilha. Depois seguiremos reconhecendo todo o patrimônio da Praça Mauá, destacando o monumento ao homenageado, o edifício A Noite, antiga sede da Rádio Nacional, e o Museu do Amanhã, símbolo da modernização da área e da sustentabilidade. Seguimos pela Orla Conde até o Largo da Candelária passando pela Pira do Povo exaltando a importância dos jogos olímpicos, pelo Espaço Cultural da Marinha até a estátua de João Cândido, uma das lideranças da Revolta da Chibata, e entender esse motim que ocorreu na Baía de Guanabara. Atravessaremos a Praça XV de novembro onde poderemos observar os monumentos que contam a história do nosso país, como a estátua equestre do herói da Guerra da Tríplice Aliança General Osório, o Paço Imperial onde ocorreram o dia do Fico, a primeira fotografia tirada no Brasil e a assinatura da Lei Áurea. Depois seguiremos pela rua Sete de Setembro podendo-se observar o único oratório remanescente do período colonial e a Antiga Sé do Rio de Janeiro, que tem sua origem na devoção de um dos homens que lutaram ao lado de Estácio de Sá na fundação da cidade, mas também foi palco de coroações e casamentos imperiais durante o século XIX. De lá encerraremos o nosso passeio na Confeitaria Colombo, símbolo da tradição e boa gastronomia carioca, além de ser uma das 10 confeitarias mais bonitas do mundo.
DO ARPOADOR AO FORTE DE COPACABANANeste roteiro visitaremos o Forte de Copacabana e, para tanto, nos encontraremos na praça General Osório, onde se localiza o Chafariz das Saracuras, datado de 1795, obra atribuída ao escultor colonial Mestre Valentim, e seguiremos em direção à praia de Ipanema, berço da boemia carioca e cenário de inspiração para músicas e poesias que repercutem até hoje no cenário musical. Atravessando esse quadro inspirador em direção às pedras do Arpoador, passaremos pela estátua de Tom Jobim, grande compositor e cantor, figura fácil nessas areias e esquinas e autor de Garota de Ipanema, canção interpretada em vários idiomas ao redor do mundo. Chegando às pedras do arpoador, veremos o local aonde se iniciou o Circo Voador e a criação do cenário artístico nos anos 80 em diante, além do visual de todo o arco praial que conecta Arpoador, Ipanema e Leblon até o final, aos pés do Morro Dois irmãos. Seguindo nosso passeio, atravessaremos o parque Garota de Ipanema, criado em homenagem à canção, que faz ligação até a rua Francisco Otaviano – diplomata, político e poeta brasileiro que viveu até 1889 e foi um dos negociadores do Tratado da Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai – em direção ao Forte de Copacabana. Lá um militar da guarnição nos guiará em visita pelo museu do Exército, por dentro da fortaleza, e, pela parte externa, ao lado da saída dos canhões com o visual de toda a Praia de Copacabana, a Princesinha do Mar. Enfim, feito nosso passeio, seguiremos em direção à Confeitaria Colombo ou Café do Forte, uma filial da tradicional confeitaria Colombo, fundada em 1894, na rua Gonçalves Dias – coração do Rio – e que segue toda a tradição e requinte no serviço e qualidade para nosso café da tarde com uma vista linda de toda a praia de Copacabana.
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSASNeste roteiro desbravaremos o Parque Natural Municipal de Marapendi através de suas vias aquáticas. Realizaremos uma expedição a bordo da Ecobalsa aonde será possível observar os ecossistemas nativos de restinga e manguezal, peculiares de uma área com aproximadamente 155 hectares de belas paisagens. Uma verdadeira aula a céu aberto, sob uma perspectiva ecológica, proporcionando o conhecimento de uma região pouco visitada. O complexo lagunar de Marapendi é apelidado de Pantanal Carioca.
FLORESTA DA TIJUCANeste roteiro conheceremos o Parque Nacional da Tijuca, que protege a maior floresta urbana replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 Km2 de Mata Atlântica, localizado no coração da cidade. Caminharemos pelo Parque, portanto, prepare-se para desbravar e apreciar um ambiente florestal, além de Observação das Árvores Centenárias. Passaremos por atrações como a Cascatinha Taunay, o Centro dos Visitantes, o Mirante da Cascatinha e a Capela Mayrink. Falaremos dos aspectos históricos e curiosidades do acervo vivo do Parque.
FORTE DUQUE DE CAXIASNeste roteiro faremos uma visita ao Forte Duque de Caxias ou, o antigo Forte do Leme, que tem como nobre missão proteger o Sítio Histórico do Exército e, por isso, abriga também o Centro de Estudos de Pessoal. O forte está no centro de uma Área de Proteção Ambiental, extremamente importante para a cidade do Rio de Janeiro. Uma das áreas verdes com biodiversidade bastante relevante. Mata primitiva de costão rochoso, rica em pau-brasil carioca, assim como freijós, ipês amarelos, paineiras do costão, além de várias outras espécies nativas da Mata Atlântica. Realizaremos uma caminhada ecológica de aproximadamente 800 metros em subida, onde, conheceremos as 15 esculturas da artista plástica Mazeredo, que representam as estações da Via Sacra. O alto do Morro do Leme, tem uma exuberante vista, que pode abarcar toda a entrada da Baía da Guanabara, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a praia de Copacabana, podendo se avistar, inclusive, as praias de Niterói. O Forte Duque de Caxias é um equipamento turístico, emoldurado pela Mata Atlântica, constituindo-se em um patrimônio histórico-cultural de grande importância. Após a visita ao Forte, partindo da Praça Almirante Júlio Noronha, caminharemos cerca de 20 min, até o Hotel IBIS. Contemplando belíssimas construções em estilo art déco e o famoso hotel Copacabana Palace.
Ilha de PaquetáEsse roteiro começa pela travessia da Baía de Guanabara, saindo da Praça XV com destino à Ilha de Paquetá. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma caminhada cultural pela ilha, onde poderemos observar a importância geográfica e histórica do belo lugar. Pontuaremos os locais com relevância histórica como: A Pedra da Moreninha, Casa de José Bonifácio, Capela São Roque, entre outros. Assim como os belos atrativos paisagísticos da ilha, que não são poucos e são exuberantes.
TOUR BAÍA DE GUANABARAUm lindo passeio de 2 horas cheio de histórias, paisagens naturais e construções modernas que envolvem a Cidade Maravilhosa! Descubra os pontos turísticos do Rio de Janeiro por um ângulo diferente em um programa imperdível para
todas as idades! Faremos a volta marítima pela Guanabara, que é considerada por muitos a mais bela baía do mundo. Ao longo do seu contorno se desenham paisagens naturais com formações únicas e, neste cenário, também aparecem construções feitas pelo homem, destacando-se lugares como: Aeroporto Santos Dumont, Escola Naval, Ilha Fiscal, Centro do Rio, Marinha do Brasil, Museu do Amanhã, Ilha das Enxadas, Ilha das Cobras, Ponte Rio-Niterói, Centro de Niterói, Museu de Arte Contemporânea, Praias de Niterói, Fortaleza de Santa Cruz, Forte da Lage, Forte São João, Urca, Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo e Praia do Flamengo
TREM DO CORCOVADOCristo Redentor:

O cartão-postal carioca teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931. O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New Seven Wonders Foundation, da Suíça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta.

E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado - o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes.

Passeio de Trem:

Tudo tem início na locomotiva elétrica, centenária e duas vezes ambientalmente correta. Não polui e atravessa a Mata Atlântica preservada, pertencente ao Parque Nacional da Tijuca. Aos pés do Cristo Redentor, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, a vista mais bonita da cidade, mostrando do alto o que o Rio de Janeiro tem de mais especial.

Antes de continuar, fica aqui nosso alerta: Ao (re)descobrir tudo que faz do Trem do Corcovado o ponto turístico mais visitado da Cidade Maravilhosa e conhecido mundialmente, é possível que ocorra uma vontade inexplicável de sair do navegador para materializar o desejo de ver tudo isso aqui de perto, mesmo que já tenha feito isso uma ou mais vezes. E se realmente acontecer, não se preocupe. Você não será o único!
TRILHA CACHOEIRA DOS PRIMATASNo coração da Floresta da Tijuca, escondida na vertente da serra da carioca, um pequeno fundo de vale guarda a cachoeira conhecida como Primatas, que se junta ao longo do rio dos Macacos desembocando na lagoa Rodrigo de Freitas. Histórias de carvoarias e conexões entre engenhos e quilombos recheiam essa fração da Mata Atlântica de lendas e fatos entrelaçados à história do Rio de Janeiro
TRILHA DO AÇUDE IMPERIAL E CACHOEIRA DA IMPERATRIZ
Neste Roteiro desbravaremos uma trilha com aproximadamente 3 horas de duração no coração da Floresta da Tijuca. Serão abordados os conceitos das medidas de reflorestamento e políticas públicas responsáveis pela administração deste remanescente bioma de mata atlântica, em uma das áreas mais misteriosas e belas do maciço da Tijuca. Observaremos também, a história do Açude Imperial, do Solar da Imperatriz e toda a remontagem da utilização de água desde o Império até os dias hoje. Faremos uma parada na Cachoeira da Imperatriz, onde será opcional se refrescar nas águas em que a Imperatriz se banhou no passado.
  • Local
  • 18 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 19 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 20 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 21 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 22 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 23 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 24 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 26 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 27 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 28 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 29 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
  • 30 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
TREM DO CORCOVADO
18 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
TREM DO CORCOVADO
19 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
19 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
TREM DO CORCOVADO
20 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
20 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
CENTRO HISTÓRICO DO RIO
20 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
TREM DO CORCOVADO
21 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
FORTE DUQUE DE CAXIAS
21 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
21 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
TREM DO CORCOVADO
22 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
22 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
ATERRO DO FLAMENGO
22 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
TOUR BAÍA DE GUANABARA
23 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
CENTRO HISTÓRICO DO RIO
23 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
23 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
TOUR BAÍA DE GUANABARA
24 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
24 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
DO ARPOADOR AO FORTE DE COPACABANA
26 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
CENTRO HISTÓRICO DO RIO
27 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
ILHA DE PAQUETÁ
28 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
29 DE OUTUBRO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
30 DE OUTUBRO - PRESENCIAL

 NOTÍCIAS

DEPOIMENTOS

“O passeio foi incrível, o guia foi espetacular nas informações e trato com os associados e a estrutura disponibilizada atendeu as expectativas.”

VERONICA GONCALVES

Rio de Janeiro