Benefício Passeio Cultural

Em cumprimento de suas finalidades estatutárias e considerando a sua natureza jurídica e destinação assistencial, a Appai, atendendo às necessidades e interesses de seu quadro associativo, deliberou e aprovou a disponibilidade de mais este benefício para os associados e beneficiários e integrantes do quadro associativo.

O Benefício tem por objetivo proporcionar aos associados, através dos roteiros praticados, a oportunidade de interagir e ter acesso a instituições, locais e regiões que possuam uma gama de informações culturais relevantes para o aperfeiçoamento dos participantes, tanto pessoal, quanto profissional. De maneira que, não só os profissionais da educação, mas todos os demais, possam levar tais conteúdos para a vida e serem estimulados no envolvimento ativo para a construção do conhecimento e a formação da cidadania.

AQUARIO

O maior aquário marinho da América do Sul vai proporcionar uma experiência em um espaço único, com atrações e tecnologias inovadoras, pouco vistas no Brasil. Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio tem em exposição mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes.



ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nesse passeio, conheceremos a Arca do Noah. Localizado em Guaratiba, o Parque de Educação Ambiental conta com zoológico e uma fazendinha interativa, onde os visitantes podem alimentar os animais com produtos disponibilizados pelo parque.
ATERRO DO FLAMENGOVamos contar sobre as modificações espaciais que mudaram toda uma forma de viver do carioca e fazer uma caminhada cultural da praia de Botafogo até a Glória. O passeio chegará ao fim com um delicioso lanche no Hotel Regina.
BIOPARQUE DO RIOO BioParque do Rio está localizado na Quinta da Boa Vista, no coração de São Cristóvão, também conhecido como Bairro Imperial. Local da antiga residência da Família Real, hoje o lugar reúne história, natureza, cultura e lazer, além de ser um dos maiores parques urbanos do Rio de Janeiro, com cerca de 155 mil metros quadrados. Diferente de tudo que você conhece sobre o antigo zoológico, o BioParque do Rio veio escrever um novo capítulo na história da conservação de espécies no Brasil e ser o cenário de diversas lembranças inesquecíveis. Nesse passeio conheceremos de perto mais de mil animais de 140 diferentes espécies. Descubra esse novo conceito de zoológico.
CAMINHO DE TIRADENTESQue tal percorrer o caminho realizado por Tiradentes? Nesse roteiro, faremos uma caminhada cultural começando pelo Palácio Tiradentes, passando por Praça Tiradentes, Real Gabinete Português de Leitura até chegar à Confeitaria Colombo, onde finalizaremos esse passeio com um delicioso lanche.
CENTRO HISTÓRICO DO RIONesse passeio, a caminhada cultural vai passar por todo o patrimônio da Praça Mauá, destacando o Museu de Arte do Rio, a antiga sede da Rádio Nacional e o Museu do Amanhã. Seguimos pela Orla Conde até o Largo da Candelária, passando pela Pira do Povo, Praça XV de Novembro e Rua Sete de Setembro. Finalizaremos nosso passeio com um delicioso lanche.
DA CINELÂNDIA À ESCADARIA SELARÓNNesse passeio, o associado vai conhecer a escadaria do Theatro Municipal, a “Broadway” do Rio de Janeiro, o primeiro jardim público do Brasil e uma história de amor escondida em um chafariz. Além disso, conheceremos cartões postais, como a Escadaria do Selarón, os Arcos da Lapa e a Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro. 
DO ARPOADOR AO FORTE DE COPACABANAQuem também ama uma caminhada cultural? Nesse passeio, o ponto de encontro é a Praça General Osório. Seguiremos em direção à praia de Ipanema, atravessando esse quadro inspirador em direção às pedras do Arpoador e em seguida ao Forte de Copacabana, finalizando com um delicioso lanche na Confeitaria Colombo.
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSASDesbravaremos o Parque Natural Municipal de Marapendi através de uma expedição a bordo da Ecobalsa, onde será possível observar os ecossistemas nativos de restinga e manguezal. Uma verdadeira aula a céu aberto!
FAZENDA SANTANA DO TURVO – TURISMO RURAL, HISTÓRICO E CULTURALLocalizada em Barra Mansa, a propriedade se tornou a maior produtora de café da região. Nesse passeio, conheceremos o desenvolvimento do Vale do Café e a história da fazenda que tem mais de 200 anos. Após o tour histórico, os associados ficarão livres para aproveitar o espaço da fazenda, que possui uma extensa área verde, trilha, piscina e campo de futebol. 
FLORESTA DA TIJUCA COM JIPEA bordo de um jipe ao ar livre, conheceremos os principais atrativos turísticos da Zona Sul, como: Aterro do Flamengo, Ipanema, Leblon, Avenida Niemeyer, São Conrado, Mirante das Canoas, Gávea Pequena e Floresta da Tijuca. Ao final do passeio, retornaremos pela orla até o Hotel IBIS Posto 5, onde teremos uma deliciosa refeição.
FORTE DO LEME (FORTE DUQUE DE CAXIAS)Faremos uma caminhada ecológica de aproximadamente 800 metros até o Forte Duque de Caxias ou o antigo Forte do Leme, que está localizado no centro de uma Área de Proteção Ambiental, extremamente importante para a cidade do Rio de Janeiro. Após essa visita caminharemos até o Hotel IBIS, contemplando belíssimas construções e o famoso Hotel Copacabana Palace.
Ilha de PaquetáNeste passeio, realizaremos a travessia da Baía de Guanabara, saindo da Praça XV com destino à Ilha de Paquetá. Através de uma caminhada cultural pela ilha, conheceremos a importância geográfica e histórica da Pedra da Moreninha, Capela São Roque, entre outros atrativos.
JARDIM ECOLÓGICO UANÁ ETÊUm jardim ecológico e museu a céu aberto, dedicado à natureza, vida e bem-estar. São caminhos de inspiração em uma espiral de mais de 135 mil m², com mais de 26 jardins e instalações. Todas as construções utilizam materiais reciclados e aproveitados, incluindo os vidros. Desfrute da beleza que a natureza proporciona com alegria e vá preparado para caminhar ao ar puro, fazendo uma imersão nas experiências desse paraíso chamado de jardim.
LAGOA AVENTURAS, NO PARQUE DA CATACUMBALocalizado no Parque Municipal da Catacumba, o Lagoa Aventuras oferece atividades ao ar livre, com diversão para todas as idades. Um lugar perfeito para as famílias se conectarem, se divertirem e aprenderem de forma única e memorável, desafiando as suas habilidades, promovendo o desenvolvimento físico e mental, com muitas brincadeiras interativas. 
Museu Histórico Nacional e Esplanada do CasteloAqui a viagem de conhecimento e informação começa no Museu Histórico Nacional, onde vamos observar e apreciar um dos maiores acervos históricos do nosso país. Em seguida, iremos até a Ladeira da Misericórdia, finalizando o passeio com um delicioso lanche na Confeitaria Manon.
Paquetá, o Encanto da GuanabaraEmbarque com a gente nesse roteiro! Realizaremos a travessia da Baía de Guanabara, saindo da Praça XV com destino à Ilha de Paquetá. Através de uma caminhada cultural pela ilha, conheceremos histórias e lendas que envolvem seus primeiros habitantes e a família real.
PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCARVamos conhecer o Parque Bondinho do Pão de Açúcar? Ele é um dos principais atrativos da cidade e um importante símbolo carioca. Através do seu teleférico, liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar. É uma incrível experiência aos seus visitantes, oferecendo história, cultura, lazer e entretenimento!
PASSEIO OUTEIRO DA GLÓRIA E MUSEU DA REPÚBLICAPrepare-se para uma jornada encantadora! Através desse roteiro, o associado vai conhecer a Igreja do Outeiro da Glória, a pitoresca Praça Luiz de Camões, o imponente Memorial de Getúlio Vargas, o Monumento a São Sebastião e muito mais. 
PASSEIO QUANDO O RIO ERA PARISA viagem histórica começa no Teatro Riachuelo, de onde seguiremos explorando diversos pontos do entorno, como Passeio Público, Praça Mahatma Gandhi, Academia Brasileira de Letras, Palácio Gustavo Capanema, Museu Nacional de Belas Artes, Palácio Pedro Ernesto e Biblioteca Nacional. Finalizaremos o passeio com um delicioso lanche.
PASSEIO YUP STAR - A RODA-GIGANTE DO RIOEm busca de diversão, aventura e uma paisagem de tirar o fôlego? Esse roteiro é pra você! Yup Star, a roda-gigante do Rio de Janeiro, tem vista para o Cristo Redentor, Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói, Museu do Amanhã e Morro da Providência. Com mais de 88 metros de altura e duração de aproximadamente 20 minutos, as cabines totalmente climatizadas deixam a experiência ainda mais incrível.
Pequena ÁfricaNeste passeio pela Gamboa e Saúde, vamos conhecer a história da comercialização de escravos e percorreremos os principais atrativos da região, como Largo de São Francisco da Prainha, Pedra do Sal, Jardins Suspensos do Valongo e Cais do Valongo. O circuito turístico Pequena África promove o conhecimento e a valorização da herança africana no Rio de Janeiro.
TODO O RIO TEM HISTÓRIA: BAIRRO DE SANTA CRUZ - SEDE DA FAZENDA REALNesse passeio, realizaremos uma caminhada cultural pelo bairro que recebeu a única residência de veraneio da Família Real no Brasil. Vamos conhecer também a Casa do Conde dos Arcos, a Casa de Augusta Candiani, as particularidades da Fazenda Real e das ruas históricas do bairro imperial. Finalizaremos o passeio com um delicioso almoço.
TODO O RIO TEM HISTÓRIA: MARICÁ - SUAS HISTÓRIAS E PERSONALIDADES

Nesse passeio, a caminhada começa pela Praça do Turismo, onde é possível conhecer a história da cidade e as atrações turísticas próximas. Vamos visitar também a Escadaria Boa Vista, a Casa da Cultura, o Museu Histórico de Maricá, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, o Cine Henfil e a Mesa dos Imortais, uma instalação artística feita em homenagem a figuras ilustres que escolheram Maricá como um de seus lares.

TODO O RIO TEM HISTÓRIA: NITERÓI, A CIDADE SORRISOA caminhada cultural começa no Caminho Niemeyer, um conjunto arquitetônico que trouxe para Niterói uma importante revitalização e um novo cenário turístico. Faremos um passeio pelas ruas e conheceremos os principais atrativos. Além de visitarmos o famoso Museu de Arte Contemporânea (MAC) e finalizarmos o passeio com um delicioso almoço no Bistrô MAC.
Todo o Rio Tem História: Petrópolis - História, Sonhos e ModernidadeNesse passeio faremos uma caminhada cultural pelo Centro Histórico de Petrópolis, apresentando a grande herança cultural e a sua tradição histórica em atrativos como a Praça da Liberdade, o Relógio das Flores, o Palácio de Cristal, a Catedral de São Pedro de Alcântara e o Museu Imperial. E não para por aí: teremos um café da manhã antes da caminhada e um almoço delicioso para fechar com chave de ouro.
TODO O RIO TEM HISTÓRIA: SANTA CRUZ, BAIRRO IMPERIAL - PASSEIO PALACETE PRINCESA ISABELNeste passeio, descobriremos uma Santa Cruz que brilhou na política nacional. Nosso ponto de encontro será em frente ao Palacete Princesa Isabel, com direito a uma caminhada cultural passando pelo Morro do Cruzeiro, Largo do Bodegão e Morro da Boa Vista. Observaremos a vista para o Antigo Palácio e seguiremos até a Casa do Senador Júlio Cesário de Mello, finalizando o passeio com um delicioso almoço.
TOUR BAÍA DE GUANABARAAtravés de um saveiro, faremos uma volta marítima pela Guanabara destacando lugares como: Aeroporto Santos Dumont, Escola Naval, Ilha Fiscal, Centro do Rio, Marinha do Brasil, Museu do Amanhã, Ilha das Enxadas, Ilha das Cobras, Ponte Rio-Niterói, Centro de Niterói, Museu de Arte Contemporânea, praias de Niterói, Fortaleza de Santa Cruz, Forte da Lage, Forte São João, Urca, Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo e Praia do Flamengo.
TREM DO CORCOVADOUm dos pontos turísticos mais famoso do mundo é o atrativo desse passeio! Conheceremos o Cristo Redentor através de uma maravilhosa viagem no Trem do Corcovado, que atravessa a Mata Atlântica preservada e pertence ao Parque Nacional da Tijuca, ponto turístico mais visitado da Cidade Maravilhosa e conhecido mundialmente.
TRILHA CACHOEIRA DA IMPERATRIZ (CIRCUITO HORTO)Prepare-se para uma emocionante jornada, enquanto exploramos uma trilha pelo coração da Floresta da Tijuca. Além disso, vamos mergulhar na história do majestoso Açude Imperial, no imponente Solar da Imperatriz e na mágica Cachoeira da Imperatriz. 
TRILHA CACHOEIRA DOS PRIMATASNo coração da Floresta da Tijuca, escondida na vertente da Serra da Carioca, um pequeno fundo de vale guarda a cachoeira conhecida como Primatas, que se junta ao longo do Rio dos Macacos, desembocando na Lagoa Rodrigo de Freitas. Histórias de carvoarias e conexões entre engenhos e quilombos recheiam essa fração da Mata Atlântica, com lendas e fatos entrelaçados à história do Rio de Janeiro. Ao término, seremos levados de jipe (transfer) até o hotel Regina, onde desfrutaremos de um delicioso lanche, fechando com chave de ouro este roteiro especial.
VISTA PANORÂMICA PRAIAS E PARQUE DO PENHASCO DOIS IRMÃOS COM JIPE31A bordo de um jipe ao ar livre, conheceremos o quebra-mar da Barra, o Mirante do Joá, além de contemplarmos a maravilhosa vista panorâmica das praias ao longo da Estrada do Joá, incluindo a Praia do Pepino. Desembarcaremos no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos. Ao final do passeio, retornaremos pela orla, até o Hotel IBIS Posto 5, onde teremos uma deliciosa refeição.
  • Local
  • RIO DE JANEIRO
  • MARICÁ
  • BARRA MANSA
  • ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN
PASSEIO YUP STAR - A RODA-GIGANTE DO RIO
RIO DE JANEIRO
AQUARIO
RIO DE JANEIRO
PASSEIO OUTEIRO DA GLÓRIA E MUSEU DA REPÚBLICA
RIO DE JANEIRO
TODO O RIO TEM HISTÓRIA: MARICÁ - SUAS HISTÓRIAS E PERSONALIDADES
MARICÁ
FAZENDA SANTANA DO TURVO – TURISMO RURAL, HISTÓRICO E CULTURAL
BARRA MANSA
LAGOA AVENTURAS, NO PARQUE DA CATACUMBA
RIO DE JANEIRO
ATERRO DO FLAMENGO
RIO DE JANEIRO
PEQUENA ÁFRICA
RIO DE JANEIRO
PARQUE BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
RIO DE JANEIRO
TODO O RIO TEM HISTÓRIA: BAIRRO DE SANTA CRUZ - SEDE DA FAZENDA REAL
RIO DE JANEIRO
BIOPARQUE DO RIO
RIO DE JANEIRO
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
RIO DE JANEIRO
JARDIM ECOLÓGICO UANÁ ETÊ
ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS
RIO DE JANEIRO
TOUR BAÍA DE GUANABARA
RIO DE JANEIRO
FLORESTA DA TIJUCA COM JIPE
RIO DE JANEIRO
PASSEIO VISTA PANORÂMICA COM JIPE
RIO DE JANEIRO
PASSEIO PAQUETÁ, O ENCANTO DA GUANABARA
RIO DE JANEIRO
DA CINELÂNDIA À ESCADARIA SELARÓN
RIO DE JANEIRO
CAMINHO DE TIRADENTES
RIO DE JANEIRO
ILHA DE PAQUETÁ
RIO DE JANEIRO
TODO O RIO TEM HISTÓRIA: PETRÓPOLIS - HISTÓRIA, SONHOS E MODERNIDADE
RIO DE JANEIRO

 NOTÍCIAS

DEPOIMENTOS

“O passeio foi incrível, o guia foi espetacular nas informações e trato com os associados e a estrutura disponibilizada atendeu as expectativas.”

VERONICA GONCALVES

Rio de Janeiro

Podemos ajudar?