Benefício Passeio Cultural

Home / Lazer / Benefício Passeio Cultural

Em cumprimento de suas finalidades estatutárias e considerando a sua natureza jurídica e destinação assistencial, a Appai, atendendo às necessidades e interesses de seu quadro associativo, deliberou e aprovou a disponibilidade de mais este benefício para os associados e beneficiários e integrantes do quadro associativo.

O Benefício tem por objetivo proporcionar aos associados, através dos roteiros praticados, a oportunidade de interagir e ter acesso a instituições, locais e regiões que possuam uma gama de informações culturais relevantes para o aperfeiçoamento dos participantes, tanto pessoal, quanto profissional. De maneira que, não só os profissionais da educação, mas todos os demais, possam levar tais conteúdos para a vida e serem estimulados no envolvimento ativo para a construção do conhecimento e a formação da cidadania.

01- Morro da Conceição e GamboaO roteiro propõe uma caminhada pela Praça Mauá e Gamboa, uma região de importância histórica e arquitetura significativa. É lá que se encontra o marco de ocupação da Cidade do Rio de Janeiro pelos portugueses, com a chegada dos navios negreiros pelo Porto.

O Morro da Conceição, assim como toda a região do entorno, concentra a origem do povoamento através da sociedade escravocrata, formando juntamente com os morros do Castelo, Santo Antônio e São Bento, um quadrilátero onde a cidade cresceu por três séculos, a partir da sua fundação em 1565.
02 - Museu Histórico Nacional e Esplanada do CasteloNeste roteiro poderemos apreciar um dos maiores acervos históricos do nosso país, durante uma surpreendente viagem de conhecimento e informação ao Museu Histórico Nacional.

Em seguida, iremos até a Ladeira da Misericórdia, a primeira via pública do Rio, para compreender as transformações urbanas do Centro Econômico da Cidade do Rio, com o desmanche do Morro do Castelo e a modernização realizada na Esplanada do Castelo e seus prédios ministeriais.
03 - Santa TeresaSubiremos Santa Teresa pegando o tradicional e revitalizado bonde que acessa o bairro.

O ápice da visita está no Parque das Ruínas, com seu mirante em 360º onde se é possível apreciar uma bela vista da cidade, passando pelo Convento que deu origem ao nome e ao próprio bairro, no século XVIII.

Finalizamos o roteiro nas famosa escadaria Selarón.
04 - Jardim Botânico c/ Vista Chinesa e Mesa do ImperadorO roteiro propõe uma visita ao lado sul do maciço da Tijuca. Pelo caminho do Alto-Sumaré, visitaremos a Mesa do Imperador e a Vista Chinesa, incluindo apresentação dos aspectos ecológicos e geografia local, citando dados do clima e da morfologia da região.
Faremos ainda uma "revigorante" caminhada pelo Parque do Jardim Botânico e uma abordagem do seu acervo vivo.

Este Roteiro trará a história do período colonial, a chegada da família real ao Rio de Janeiro e a construção do Real Horto Botânico.
05 - Niterói, MAC e Fortaleza de Santa CruzO roteiro propõe mostrar aos visitantes os patrimônios culturais da cidade de Niterói, que vai do Colonial (Fortaleza de Santa Cruz) ao Contemporâneo (MAC – Museu de Arte Contemporânea), enfatizando a história e a cultura desta cidade que se originou de um aldeamento indígena e, outrora, sustentou o título de “Imperial Cidade”, que começa via barca, meio de transporte inaugurado em 1835 com fazendo a ligação de Niterói, antiga capital do Estado do Rio com o Rio de Janeiro, Capital do Brasil do Império a República.
06 - Santo Antonio e São Bento, as Colinas do Rio AntigoEsse roteiro propõe a contextualização da religiosidade como instrumento da catequese católica, abordando aspetos da influência dessa cultura na arte e arquitetura para o desenvolvimento da cidade, fechando os marcos de ocupação e fundação da cidade do Rio de Janeiro.
07 - Ilha de PaquetáEsse roteiro, que começa pela travessia da Baía de Guanabara, saindo da Praça XV, e com destino a Ilha de Paquetá, tem como objetivo proporcionar aos visitantes uma grande caminhada cultural ao redor da Ilha. Nele, poderemos observar a importância geográfica e histórica do belo lugar, passando por locais com relevância histórica como a Pedra da Moreninha, a Casa José Bonifácio, a Capela São Roque, entre outros.
08 - Da Catedral a Praça Tiradentes, O Novo Rio AntigoNeste Roteiro apresentaremos as transformações urbanas desde o período colonial até os dias de hoje, e seus impactos na cultura, arquitetura, e mobilidade urbana. Além disso, conheceremos mais sobre personagens importantes da nossa história como Dom Pedro I, Marques do Lavradio e Carlos Lacerda. Observaremos e entenderemos a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, o circuito conhecido como a “Broadway carioca” ou novo Rio Antigo”. Seguiremos, então, até a Praça Tiradentes, com destaque para os antigos Teatros e seus entornos.
09 - Petrópolis, Cidade ImperialPetrópolis já foi conhecida como única Capital Imperial das Américas, é uma das cidades históricas mais significativas do Brasil. Neste roteiro será possível compreender as transformações sociais e urbanísticas propostas por seus idealizadores e imigrantes, além de sua importância política e cultural durante o Segundo Reinado e primeiros anos da República.
10 - Trilha do Jequitibá c/ Parque LageNeste Roteiro faremos observações quanto à pedologia, árvores nativas, hidrologia, bancos de sementes, clareiras, espécies pioneiras como o milenar Jequitibá que dá nome a trilha, bem como, o replantio e histórico da Floresta do Parque Nacional da Tijuca. Terminando o roteiro pelo Parque Lage, que abriga a Escola de Artes Visuais.
11 - Glória ao Catete, Rio Capital do Império a RepúblicaNeste Roteiro poderemos observar um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos de prédios históricos da cidade; a Igreja da Irmandade Imperial do Outeiro da Glória, além do Memorial de Getúlio Vargas, o famoso Hotel Glória e os Jardins do Palácio do Catete, que abriga o Museu da República.
12 - Trilha do Morro da Urca c/ Praia VermelhaEste Roteiro acontece pelo bairro da Urca, um dos mais belos cartões postais da cidade. Conheceremos o Círculo Militar da Praia Vermelha, onde serão pontuados os monumentos que o bairro abriga. Seguiremos pelo caminho Cláudio Coutinho até a Trilha do Morro da Urca, onde serão observados os aspectos geográficos, morfológicos e ecológicos da região.

Após o tempo de permanência no topo do Morro da Urca, a descida será feita pelo bondinho.
13 - Fortaleza da Conceição c/ Porto Maravilha, Jardins e Cais do ValongoFortaleza da Conceição c/ Jardins e Cais do Valongo, Porto Maravilha: Este roteiro ocorrerá na região da Gamboa, nas proximidades da Praça Mauá. Na primeira etapa do trajeto subiremos o Morro da Conceição em direção a Fortaleza da Conceição onde faremos uma visita interna nesta Fortificação Militar que foi erguida em 1713, para se tornar um dos pontos estratégicos para conservação e defesa da cidade do Rio de Janeiro. Hoje a Fortaleza da Conceição guarda documentos cartográficos e filmes aéreos-fotográficos do país. Apresentaremos os Jardins Suspensos do Valongo projetado em 1906 por Luiz Rey, é um amplo mirante e área de lazer com as célebres estátuas das divindades gregas. Em meio ao processo de revitalização da Zona Portuária da cidade, o Morro da Conceição se destaca como uma joia na região. Por fim, chegaremos ao Cais do Valongo ou da Imperatriz, o local, que marca o movimento de ocupação inicial da cidade, ocorrido ainda no século XVI, foi redescoberto com a restauração de monumentos históricos integrantes do projeto Porto Maravilha
14 - Visita ao Jardim Botânico CompletoNeste Roteiro passaremos por avenidas, estufas e canteiros que reproduzem cada um dos biomas do Brasil e de várias partes do mundo um só lugar: o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Traremos a história do período colonial, a chegada da família real e a construção do Real Horto Botânico. Visitaremos a sede administrativa do Parque, outrora residência de Presidentes e visitantes diplomáticos ao país.

Além, das variáveis geográficas, climáticas e morfológicas que são estudadas pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, conheceremos também o teatro e o museu da biodiversidade, e o espaço Tom Jobim com exposição permanente homenageando o artista brasileiro.
15 - Redescobrindo o Centro do Rio e seu Conjunto ArquitetônicoApresentar as transformações urbanas desde o período colonial até os dias de hoje, que influenciaram na cultura, na arquitetura e na mobilidade urbana no Centro do Rio. Além disso, conhecer mais, sobre importantes personagens da história Família Real. Visitaremos o Museu de Belas Artes, um dos mais importantes museus do género no país (externo e interno); Central Cultural da Justiça Federal e os Prédios do entorno na Cinelândia; Biblioteca Nacional Theatro Munipal e a Câmara dos Vereadores (externo).
15.2 - CIRCUITO DAS IGREJAS DO CENTRO DO RIOEste roteiro tem como objetivo levar os participantes a conhecer a História da ocupação do Centro do Rio de Janeiro. Principalmente com a chegada das primeiras ordens religiosas na cidade. Proporcionando percepções acerca da conjuntura arquitetônica, a evolução geográfica de mobilidade urbana e das alterações no espaço urbano no Centro da cidade. O intuito é provocar reflexões, diálogos sobre algumas questões que permeiam estes espaços, tais como: ambientais, culturais e religiosas na região do Centro. Serão visitados os conventos de Santo Antônio e São Francisco de Assis, as catedrais Presbiteriana e Metropolitana do Rio de Janeiro e as igrejas Nossa Senhora da Lampadosa, do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora do Rosário, além dos largos de São Francisco e da Carioca e a Praça Tiradentes.
16 - Palácio Guanabara (Inativo)Este Roteiro tem como objetivo conhecer um dos mais belos prédios construídos na cidade do Rio, sendo hoje a sede oficial do Governo do Estado: uma construção de 1853 com uma imponente estrutura que faz jus ao encantamento.

O participante deste passeio terá a oportunidade cruzar os corredores e salas que grandes nomes de nossa história, desde a Princesa Isabel e Marechal Hermes da Fonseca, à Getúlio Vargas.

O local passou recentemente por uma restauração que durou cerca de dois anos. Além do prédio histórico a recuperação incluiu os jardins, do acervo de obras de arte e do mobiliário de época.
17 - Museu de Belas Artes e História da CinelândiaConheceremos a História da Praça Cinelândia localizada no Centro do Rio de Janeiro. Constituída por seus imponentes e históricos prédios. Como o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, Palácio Pedro Ernesto, as antigas salas de Cinema. Observando sob um ponto de vista do desenvolvimento histórico e urbanístico desta região da cidade. E, por fim, faremos uma visita interna pelo majestoso Museu Nacional de Belas Artes, o edifício apresenta uma arquitetura eclética projetado em 1908 para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes, foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então Capital Federal. Será oferecido um lanche na Confeitaria Colombo.
18 - Pequena ÁfricaNeste roteiro pela Região da Gamboa vamos conhecer a história da comercialização de escravos, os cemitérios, e as pesquisas arqueológicas das etnias que ganharam força com a instauração o Memorial dos Pretos Novos (que conheceremos durante o percurso). Observaremos também o fortalecimento da região do Cais da Imperatriz ou Cais do Valongo.
19 - Quinta da Boa Vista: Museu de História Natural c/ Museu de AstronomiaEste roteiro propõe uma visita ao Complexo Paisagístico Público da Quinta da Boa Vista de grande valor histórico e natural, localizado no bairro imperial de São Cristóvão. Apresentaremos o Museu Nacional de História Natural da UFRJ, a mais antiga Instituição Científica do Brasil e considerado o maior Museu da América Latina. Em seguida, faremos a visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins. Na área externa do Museu, onde encontram-se os telescópios, teremos a oportunidade para observação do espaço de acordo com as condições meteorológicas, caso estejam propícias no momento.
19.2 - MUSEU DE ASTRONOMIA COM OBSERVAÇÃO ESPACIAL NOTURNANeste roteiro haverá uma visita completa por todo o complexo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, localizado no bairro de São Cristóvão. Iniciando as atividades pelas salas de exposições da Instituição, de pesquisa e divulgação da história da ciência e da tecnologia. Em seguida, percorrendo a área externa do Museu, que estará recebendo outras Instituições similares em uma feira de Ciência e Tecnologia. Onde também se encontram os telescópios, com grandes possibilidades para observação do espacial, que serão manuseados, de acordo com as condições meteorológicas, caso estejam propícias no momento.
20 - THEATRO MUNICIPAL, UM ESPETÁCULO DE HISTÓRIA E ARTE


Neste roteiro faremos uma visita interna com intuito de conhecer os salões, corredores e a sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que foi inspirado no Teatro de Paris e é sem sombras de dúvida a mais bela edificação da cidade, erguida em frente à Praça Floriano, conhecida como Cinelândia. No trajeto faremos também um reconhecimento do entorno dessa casa de espetáculos, que é talvez a mais importante do Brasil e uma das principais da América do Sul. A ideia é explorar todo o significativo contexto histórico-cultural e da arquitetura em estilo eclético do Theatro.

21 - Volta Marítima na Baía de Guanabara c/ Ilha FiscalA bordo da Escuna Nogueira da Gama faremos a volta marítima pela Guanabara, que é considerada por muitos a mais bela baía do mundo.

Ao longo do seu contorno se desenham paisagens naturais com formações únicas, mas também se destacam construções feitas pelo homem. Na barra, com aproximadamente 1500 metros, de um lado situa-se a Fortaleza de Santa Cruz da Barra e do outro o Morro do Pão de Açúcar com a Fortaleza de São João.

Conheceremos também a Ilha Fiscal, cenário do evento que ficou conhecido como "O Último Baile do Império", realizado alguns dias antes da Proclamação da República. A Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado.
22 - Trilha Real Horto c/ Parque da CidadeEste roteiro será abordado em um contexto geográfico e histórico. Faremos uma trilha que se inicia no Solar da Imperatriz e passa pelo coração da cidade e da história do Brasil. Por entre as antigas Fazendas e Engenhos de café e cana-de-açúcar, conheceremos as trilhas quilombolas usadas pelos escravos de outrora. Local onde o replantio foi fundamental para a manutenção dos recursos hídricos do município e saúde de todo o maciço da Tijuca. Uma passagem que atravessa vales e montanhas, remontando todo o histórico socioambiental, ecológico e de ocupação do solo desta parte da Zona Sul, desde a chegada da família imperial ao Brasil. Adentraremos no Parque da Cidade através da trilha, onde também situa-se o Museu Histórico da Cidade.
23 – Museu da Casa do Pontal: Arte Popular, Antropologia e MusicalidadeO Museu Casa do Pontal, localizado no Recreio dos Bandeirantes-RJ, apresenta a relevância da Cultura e Arte popular brasileira. Seu acervo é composto por cerca de 8.000 peças de mais de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.

É considerado o maior e mais significativo museu de Arte popular do país. Seus amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias do Museu e a Reserva Ecológica que se estende em torno.
24 – Ilha FiscalA bordo de uma das embarcações da Marinha do Brasil, atracaremos na Ilha Fiscal, local do evento que ficou conhecido como "O Último Baile do Império", realizado alguns dias antes da Proclamação da República. Uma visita com grande conteúdo histórico, além de histórias curiosas, em um dos mais belos cenários da cidade, localizado na Baía de Guanabara. A Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado.
25 - Do Forte de Copacabana ao Forte de LemeNeste roteiro visitaremos uma das regiões mais badaladas da Cidade e, segundo dizem, a faixa de areia mais famosa do mundo. Adentraremos o Forte de Copacabana que foi erguido em 1908 com a missão de fazer as defesas marinhas da Capital na época e hoje abriga o Museu Histórico do Exército.

Seguiremos para o Forte Duque de Caxias ou Forte do Leme, que tinha como nobre missão proteger o Sítio Histórico do Exército e, por isso, abriga também o Centro de Estudos de Pessoal. Fica situado em uma área de Proteção Ambiental, assim aproveitaremos para realizar uma caminhada ecológica.
25.2 - FORTE DUQUE DE CAXIAS E PEDRA DO LEME
Neste roteiro faremos uma visita ao Forte Duque de Caxias ou Forte do Leme, que tem como nobre missão proteger o Sítio Histórico do Exército e, por isso, abriga também o Centro de Estudos de Pessoal. O Forte do Leme fica situado em uma área de Proteção Ambiental, assim, realizaremos uma caminhada ecológica de aproximadamente 800 metros em subida. Após a visita ao Forte, partindo da Praça Almirante Júlio Noronha, caminharemos cerca de 300 em direção a Ponta do Leme para apreciar uma belíssima vista e um excelente ponto de observação das famosas Praias e mares cariocas.
26 - Tijuca Histórica, Circuito Rio TrapicheirosEste roteiro aborda a História do Rio dos Trapicheiros que corta o bairro da Tijuca. Apresentando as Chácaras Imperiais do Engenho Velho, igrejas, antigas fábricas - um Parque lúdico em uma Tijuca desconhecida, proporcionando uma viagem pelo rico patrimônio Cultural e Ambiental.
27 - Corredor Cultural c/ CCBB, Arco do Teles e Paço ImperialO Paço Imperial será o ponto de partida deste roteiro, onde serão apresentados monumentos, edificações e marcos históricos significativos, a Praça XV será apresentada, em um contexto amplo e profundo, pois possui merecido destaque dentro da história do Brasil e do Rio de Janeiro. Em seguida, seguiremos pelo Corredor Cultural onde veremos ruas preservadas como no século XIX, o Centro Cultural dos Correios e a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, que foi atingida por uma bala de canhão em 1893. A travessa do Comércio e o Arco do Teles serão túneis do tempo para relembrar a trajetória de Carmem Miranda que residiu na casa de número 13 e outras personalidades da historiografia carioca. Por fim, a história de três ícones culturais da cidade: CCBB, Igreja da Candelária e Casa França Brasil.

 
28 - Complexo de Trilhas do Jequitibá, Circuito das ÁguasNeste Roteiro teremos uma longa caminhada florestal pelo complexo de trilhas do milenar Jequitibá, onde faremos observações quanto à pedologia, árvores nativas, hidrologia, bancos de sementes, clareiras, grutas, córregos, espécies pioneiras como o Jequitibá que dá nome a trilha, bem como o replantio e o histórico da Floresta do Parque Nacional da Tijuca.
28.2 – CIRCUITO DAS ÁGUAS COM GRUTA DA PEDRA MORENANeste Roteiro realizaremos uma longa caminhada, de aproximadamente 3 horas, pela floresta no complexo de trilhas do milenar Jequitibá. Faremos observações quanto à pedologia, árvores nativas, hidrologia, bancos de sementes, clareiras, grutas, córregos, espécies pioneiras como o Jequitibá, que dá nome à trilha, bem como o replantio e o histórico da Floresta do Parque Nacional da Tijuca. O Roteiro inclui também uma parada na Cachoeira da Pedra Morena, onde será opcional se refrescar nas águas que jorram dentro da gruta.
29 - Casa Daros e Mirante do Pasmado (Inativo)Neste roteiro conheceremos uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana. Um espaço dedicado à arte, cultura, comunicação e educação que possui um acervo com cerca de 1.200 obras, entre pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e instalações, de mais de 117 artistas.

A Casa Daros ocupa um casarão neoclássico do século XIX, preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro. Projetada pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), encontra-se ao pé do Morro do Pasmado.

De lá seguiremos para o Mirante do Pasmado, um local aprazível com vista panorâmica da enseada de Botafogo, Pão de Açúcar e Corcovado, onde está o Monumento à Bandeira. O Morro do Pasmado faz ligação com os bairros de Botafogo e Copacabana.
30.1 - FLORESTA DA TIJUCA, CIRCUITO TRILHAS BAIXAS.Neste roteiro conheceremos o Parque Nacional da Tijuca, que protege a maior floresta urbana replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 Km2 de Mata Atlântica, localizado no coração da Cidade. Caminharemos bastante (aproximadamente 13 km) através das trilhas que interligam o Parque, portanto, prepare-se para desbravar e apreciar o um ambiente florestal. Passaremos por caminhos que acessam grutas, cachoeiras e os pontos históricos. Falaremos dos aspectos ecológicos, o acervo vivo do Parque e da sua história.
30.2 - FLORESTA DA TIJUCA COM MIRANTE DA CASCATINHANeste roteiro conheceremos o Parque Nacional da Tijuca, que protege a maior floresta urbana replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 Km2 de Mata Atlântica, localizado no coração da Cidade. Caminharemos bastante (aproximadamente 8 km) através das trilhas que interligam o Parque, portanto, prepare-se para desbravar e apreciar o um ambiente florestal. Passaremos por caminhos que acessam grutas, cachoeiras e os pontos históricos do Parque. Falaremos dos aspectos ecológicos, o acervo vivo do Parque e da sua história. Para finalizar, teremos a oportunidade de apreciar uma belíssima vista, no Mirante da Cascatinha, onde será possível observar a Floresta sobre variados tons e perspectivas.
31 - Museu de Arte do Rio e Museu do AmanhãApresentaremos os dois Museus âncoras que fazem parte do projeto de revitalização urbana da cidade, o chamado Porto Maravilha.
O Museu de Arte do Rio, inaugurado em 1 de março de 2013, possui 13,7 mil m², é um espaço integrado de arte, educação e história, instalado em dois edifícios de diferentes estilos.

O Museu do Amanhã teve seu edifício inaugurado em 17 de dezembro de 2015, com um projeto arquitetônico futurista ele visa, em sua proposta institucional, ser dedicado as artes e ciências, além de contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.
32 - Instituto Nise da Silveira e Engenho de DentroO roteiro tem por objetivo uma visita ao Museu da Imagem do Inconsciente, do qual possui um acervo de pinturas e modelagens criadas em ateliês por pacientes do Centro Psiquiátrico Pedro II.
A exposição do Museu Vivo de Engenho de Dentro apresenta ao público uma parcela da produção atual dos ateliês terapêuticos, onde será possível conhecer o antigo Hotel da Loucura. Será apresentada a vida e os métodos revolucionários da Dra. Nise da Silveira, uma brasileira à frente de seu tempo, que na década de 1940 rompeu barreiras no tratamento convencional e desumano destinado a pacientes com doenças mentais. Será feita também um giro pelo bairro de Engenho de Dentro onde poderá ser visto de perto o Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão) e Museu do Trem, dedicado à preservação da memória ferroviária brasileira, inaugurado em fevereiro de 1984.
33 - Fundação Eva KlabinNeste roteiro propomos uma visita completa e interativa pela Fundação Eva Klabin, uma Casa-museu que vai do estilo da arte clássica do Egito Antigo ao Impressionismo, que abriga coleções greco-romanas, italianas, orientais e pré-colombianas.

De fato, o visitante fará uma viagem eclética, com uma atmosfera esotérica, religiosa e muito mistério. A Fundação conta com um acervo de mais de 2.000 peças, possui biblioteca especializada em artes visuais, além de promover cursos e eventos.
34 - Fazenda Ponte AltaConheceremos a Fazenda Ponte Alta, localizada no município de Barra do Piraí, é um autêntico modelo de arquitetura rural do século XIX, possuindo as características peculiares das construções nas fazendas de café do Vale do Paraíba Fluminense. A fazenda foi construída entre os anos de 1815 e 1820, pelo Barão de Mambucaba, de 1830 a 1880 a fazenda produziu café. O século finda e, junto com ele, a derrocada do café, a abolição do sistema escravagista em 1988 e o advento da República um ano após. É no Brasil novo, nos anos 50 do séc. XX é reservado um papel espacial para Ponte Alta, pois, é ali que o então Presidente Getúlio Vargas faz frequentes visitas para reflexões solitárias e concorridos churrascos políticos. A fazenda é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.
35 - Lagoa de Marapendi e Barra da TijucaCity Tour em direção à Barra da Tijuca, onde observaremos as mudanças do espaço urbano, sobretudo no bairro da Barra com as grandes obras que foram erguidas para os eventos que a cidade sediou em sua história recente. Como ápice deste roteiro faremos uma expedição a bordo da Ecobalsa, onde será realizada uma verdadeira aula a céu aberto, sob uma perspectiva ecológica, visando o conhecimento de uma região pouco visitada, o complexo lagunar de Marapendi, apelidado de Pantanal Carioca.
35.2 - PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE MARAPENDI - ECOBALSASNeste roteiro desbravaremos o Parque Natural Municipal de Marapendi através de suas vias aquáticas. Realizaremos uma expedição a bordo da Ecobalsa aonde será possível observar os ecossistemas nativos de restinga e manguezal, peculiares de uma área com aproximadamente 155 hectares de belas paisagens. Uma verdadeira aula a céu aberto, sob uma perspectiva ecológica, proporcionando o conhecimento de uma região pouco visitada. O complexo lagunar de Marapendi é apelidado de Pantanal Carioca.
36 - Lagoa Rodrigo de Freitas e Parque da CatacumbaUm dos mais icônicos pontos turísticos da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas terá paradas em lugares que se tornaram, para os cariocas, pontos de encontro, de prática de esportes e piqueniques, além de locais para registrar fotos ou simples bate-papos, e, assim, conhecer sua história e importância geográfica.
Localizada no coração da zona sul, seus 8 km de extensão desenham um dos mais belos e agradáveis cartões-postais do Rio de Janeiro. Em seguida, será desbravada as trilhas do Parque da Catacumba, uma área reflorestada na década de 1970. Com pouco mais de meio quilômetro, a trilha dá acesso aos mirantes, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa e do Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.
37 - QUANDO O RIO ERA PARISO roteiro se iniciará na Confeitaria Colombo para um delicioso café da manhã. Após a apreciação, seguiremos para a Cinelândia admirando construções que receberam influência francesa onde poderemos admirar as reformas urbanas que abriram a paisagem e passagem no início do século XX, de onde poderemos refletir sobre a Belle Époque e a imagem do Rio como a Capital Federal. As atrações admiradas serão: Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Palácio Pedro Ernesto, Monumento a Floriano Peixoto, Museu Nacional de Belas Artes, Palácio Gustavo Capanema, Casa da Europa, Academia Brasileira de Letras, Praça Mahatma Gandhi, Passeio Público e Praça Paris.
38 - ILHA DAS COBRAS C/ MOSTEIRO DE SÃO BENTO

Neste roteiro será proporcionado aos participantes a conhecerem uma parte histórica e geográfica do Rio de Janeiro, ainda preservada e resgatar a memória da Cidade nos seus primeiros séculos de existência. O roteiro conduz os visitantes a uma visita mediada a Igreja de Nossa Senhora de Monte Serrate parte externa do complexo do Morro de São Bento, corredor arquitetônico da Rua Dom Gerardo, Distrito Naval da Marinha e uma caminhada na Ilhadas Cobras, finalizando com a visita ao museu subterrâneo do Corpo de Fuzileiros Navais. Toda a área percorrida pelo roteiro pertencia, no período colonial aos monges beneditinos que chegaram ao Rio de Janeiro no século XVI.   

39 - PARQUE PENHASCO DOIS IRMÃOS C/ MIRANTE DO LEBLON
Neste Roteiro conheceremos o Parque Penhasco Dois Irmãos localizado no bairro do Leblon. Criado em 1992, em uma área de preservação ambiental de aproximadamente 40 hectares, de onde é possível avistar alguns dos mais importantes e belos cartões-postais da cidade. Serão abordados os conceitos de construção deste Parque e as medidas de reflorestamento e proteção que ali foram usados. Para finalizar visitaremos o Mirante do Leblon, com o nome do nobre bairro da zona sul da Cidade, romantizado por Manuel Carlos em suas novelas. Falaremos da história que cerca este bairro, bem como a geografia das praias e montanhas que o cercam.
40 - TRILHA DO AÇUDE IMPERIAL E CACHOEIRA DA IMPERATRIZ
Neste Roteiro desbravaremos uma trilha com aproximadamente 3 horas de duração no coração da Floresta da Tijuca. Serão abordados os conceitos das medidas de reflorestamento e políticas públicas responsáveis pela administração deste remanescente bioma de mata atlântica, em uma das áreas mais misteriosas e belas do maciço da Tijuca. Observaremos também, a história do Açude Imperial, do Solar da Imperatriz e toda a remontagem da utilização de água desde o Império até os dias hoje. Faremos uma parada na Cachoeira da Imperatriz, onde será opcional se refrescar nas águas em que a Imperatriz se banhou no passado.
41 - ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Arca do Noah é um projeto de Educação Ambiental criado por pessoas que amam e respeitam os animais, a natureza e o meio ambiente. Foi inaugurada no final de 2016 com o objetivo de incentivar esses sentimentos, iniciando suas atividades de turismo pedagógico e visitação ao público em janeiro de 2017. Nessas atividades o foco é aprender sobre várias espécies de animais através de visitas guiadas por Monitores Ambientais, Biólogos e Engenheiros Florestais, através do contato direto com os animais. É possível entrar num viveiro e interagir com mais de 200 aves. Há também búfalos, lhamas, emús, minibovinos, galinhas (mais de 20 espécies diferentes), pôneis, patos, pavões, porquinhos-da-índia, cabras, além de outros animais domésticos, exóticos e silvestres.



42 - AQUARIO

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro é um equipamento de visitação pública, moderno, de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Como a Cidade do Rio de Janeiro tem vocação natural para o turismo ligado ao mar, o AquaRio vai proporcionar uma experiência em um espaço único, com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil. Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e tem mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição.



  • Local
  • Rio de Janeiro
ROTEIRO 41 - ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
19/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
19/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 41 - ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
20/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
20/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 18 - GÂMBOA, CIRCUITO PEQUENA ÁFRICA
20/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 34 - FAZENDA PONTE ALTA
20/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 10 - TRILHA DO JEQUITIBÁ C/ PARQUE LAGE (INFANTIL)
20/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 41 - ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
21/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
21/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 34 - FAZENDA PONTE ALTA
23/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
24/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 21 - VOLTA MARÍTIMA BAÍA DE GUANABARA E ILHA FISCAL (INFANTIL)
24/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 2 - MUSEU HISTÓRICO NACIONAL E ESPLANADA DO CASTELO
25/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
26/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 41 - ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
26/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 41 - ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
27/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
27/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 35.2 - PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE MARAPENDI - ECOBALSAS
27/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 31 - MUSEU DE ARTE DO RIO E MUSEU DO AMANHÃ
27/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 10 - TRILHA DO JEQUITIBÁ C/ PARQUE LAGE (INFANTIL)
27/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 41 - ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
28/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
28/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 21 - VOLTA MARÍTIMA BAÍA DE GUANABARA E ILHA FISCAL (INFANTIL)
30/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 7.2 - VOLTA NA ILHA DE PAQUETÁ (INFANTIL)
31/07/2019 Rio de Janeiro
ROTEIRO 42 - AQUARIO
31/07/2019 Rio de Janeiro
  ROTEIRO 25.2 - FORTE DUQUE DE CAXIAS E PEDRA DO LEME (INFANTIL)
31/07/2019 Rio de Janeiro

 NOTÍCIAS

CONFIRA O REGULAMENTO

DEPOIMENTOS

“O passeio foi incrível, o guia foi espetacular nas informações e trato com os associados e a estrutura disponibilizada atendeu as expectativas.”

VERONICA GONCALVES

Rio de Janeiro