EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS PASSEIO ESTÁ REABERTO PARA INSCRIÇÕES Saiba mais
 

Benefício Passeio Cultural

Home / Lazer / Benefício Passeio Cultural

Em cumprimento de suas finalidades estatutárias e considerando a sua natureza jurídica e destinação assistencial, a Appai, atendendo às necessidades e interesses de seu quadro associativo, deliberou e aprovou a disponibilidade de mais este benefício para os associados e beneficiários e integrantes do quadro associativo.

O Benefício tem por objetivo proporcionar aos associados, através dos roteiros praticados, a oportunidade de interagir e ter acesso a instituições, locais e regiões que possuam uma gama de informações culturais relevantes para o aperfeiçoamento dos participantes, tanto pessoal, quanto profissional. De maneira que, não só os profissionais da educação, mas todos os demais, possam levar tais conteúdos para a vida e serem estimulados no envolvimento ativo para a construção do conhecimento e a formação da cidadania.

AQUARIO

O Aquário Marinho do Rio de Janeiro é um equipamento de visitação pública, moderno, de educação, pesquisa, conservação, lazer, entretenimento e cultura. Como a Cidade do Rio de Janeiro tem vocação natural para o turismo ligado ao mar, o AquaRio vai proporcionar uma experiência em um espaço único, com atrações e tecnologias inovadoras pouco vistas no Brasil. Com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros de água, o AquaRio é o maior aquário marinho da América do Sul e tem mais de 5 mil animais, de 350 espécies diferentes em exposição.



ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Arca do Noah é um projeto de Educação Ambiental criado por pessoas que amam e respeitam os animais, a natureza e o meio ambiente. Foi inaugurada no final de 2016 com o objetivo de incentivar esses sentimentos, iniciando suas atividades de turismo pedagógico e visitação ao público em janeiro de 2017. Nessas atividades o foco é aprender sobre várias espécies de animais através de visitas guiadas por Monitores Ambientais, Biólogos e Engenheiros Florestais, através do contato direto com os animais. É possível entrar num viveiro e interagir com mais de 200 aves. Há também búfalos, lhamas, emús, minibovinos, galinhas (mais de 20 espécies diferentes), pôneis, patos, pavões, porquinhos-da-índia, cabras, além de outros animais domésticos, exóticos e silvestres.



ATERRO DO FLAMENGOO roteiro Aterro do Flamengo é uma explanação sobre as modificações espaciais que mudaram toda uma forma de viver do carioca. Mostraremos os aterros construídos a partir da praia de Botafogo até a Glória e Centro. Para isso teremos o ponto de encontro saindo do metrô do Flamengo, localizado na rua Marquês de Abrantes, nº 118. A partir daí atravessaremos a rua da Praia de Botafogo por uma passagem subterrânea em direção ao fim do arco praial de Botafogo onde poderemos analisar de perto a divisão entre o Aterro e o início da praia, bem como onde se localizava o Morro da Viúva, um dos que foi “desmontado” para a construção do Aterro do Flamengo. Seguindo pela ciclovia Mané Garrincha até o monumento erguido em homenagem a Estácio de Sá, que fundou da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro em 1565, passaremos também, ao longe, pelo museu dedicado a Carmem Miranda fundado em 1976. A partir desse ponto iremos alternar a caminhada entre a ciclovia e o calçadão do Aterro do Flamengo admirando toda a paisagem que abrange a Baía de Guanabara com o monumento natural Pão de Açúcar como pano de fundo. E também os jardins de Burle Marx, importantíssimo artista plástico e paisagista brasileiro, que veremos em nosso passeio até chegarmos à passarela que nos leva à rua Ferreira Viana, onde se encontra o Hotel Regina, refinado e tradicional hotel do Rio de Janeiro, localizado a 3 minutos do metrô do Catete. Ali tomaremos nosso café da tarde com toda a qualidade e requinte finalizando o nosso passeio.
BONDINHO PÃO DE AÇÚCARO Bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais atrativos da Cidade do Rio de Janeiro que, através do seu teleférico, liga a Praia Vermelha ao Morro da Urca e ao Morro do Pão de Açúcar. O seu primeiro trecho, Estação Inicial x Morro da Urca, foi inaugurado em 1912 e possui 600 metros de extensão, enquanto o segundo trecho, Morro da Urca x Pão de Açúcar, é um pouco maior, com 850 metros. Como importante símbolo carioca, apresenta uma incrível experiência aos seus visitantes, oferecendo história, cultura, lazer e entretenimento, além de ter uma das vistas e paisagens mais encantadoras do mundo, onde se pode contemplar a Baía de Guanabara e grande parte da geografia da nossa Cidade Maravilhosa.
CENTRO HISTÓRICO DO RIO - O RIO DE ONTEM - ROTA 1O passeio será iniciado na confeitaria Colombo, símbolo de tradição e boa gastronomia carioca, além de ser uma das 10 confeitarias mais bonitas do mundo. Depois seguiremos pela rua Sete de Setembro, podendo-se observar o único oratório remanescente do período colonial e a Antiga Sé do Rio de Janeiro, que tem sua origem na devoção de um dos homens que lutaram ao lado de Estácio de Sá na fundação da cidade, mas também foi palco de coroações e casamentos imperiais durante o século XIX. Atravessaremos para a Praça XV de Novembro, onde poderemos observar os monumentos que contam a história do nosso país, como a estátua equestre do herói da Guerra da Tríplice Aliança General Osório; o Paço Imperial, onde ocorreram o Dia do Fico, a primeira fotografia tirada no Brasil e a assinatura da Lei Áurea. De lá seguiremos para ver a estátua de João Cândido, uma das lideranças da Revolta da Chibata, e entender esse motim que ocorreu na Baía de Guanabara, passando pelo Espaço Cultural da Marinha, pela Pira do Povo exaltando a importância dos jogos olímpicos e seguiremos pela ponte construída para o acesso à Praça Mauá, onde encerraremos o nosso passeio em frente ao Museu do Arte do Rio.
CENTRO HISTÓRICO DO RIO - O RIO DE ONTEM - ROTA 2O passeio será iniciado no Museu de Arte do Rio, o primeiro museu a ser inaugurado no projeto Porto Maravilha. Depois seguiremos reconhecendo todo o patrimônio da Praça Mauá, destacando o monumento ao homenageado, o edifício A Noite, antiga sede da Rádio Nacional, e o Museu do Amanhã, símbolo da modernização da área e da sustentabilidade. Seguimos pela Orla Conde até o Largo da Candelária passando pela Pira do Povo exaltando a importância dos jogos olímpicos, pelo Espaço Cultural da Marinha até a estátua de João Cândido, uma das lideranças da Revolta da Chibata, e entender esse motim que ocorreu na Baía de Guanabara. Atravessaremos a Praça XV de novembro onde poderemos observar os monumentos que contam a história do nosso país, como a estátua equestre do herói da Guerra da Tríplice Aliança General Osório, o Paço Imperial onde ocorreram o dia do Fico, a primeira fotografia tirada no Brasil e a assinatura da Lei Áurea. Depois seguiremos pela rua Sete de Setembro podendo-se observar o único oratório remanescente do período colonial e a Antiga Sé do Rio de Janeiro, que tem sua origem na devoção de um dos homens que lutaram ao lado de Estácio de Sá na fundação da cidade, mas também foi palco de coroações e casamentos imperiais durante o século XIX. De lá encerraremos o nosso passeio na Confeitaria Colombo, símbolo da tradição e boa gastronomia carioca, além de ser uma das 10 confeitarias mais bonitas do mundo.
DO ARPOADOR AO FORTE DE COPACABANANeste roteiro visitaremos o Forte de Copacabana e, para tanto, nos encontraremos na praça General Osório, onde se localiza o Chafariz das Saracuras, datado de 1795, obra atribuída ao escultor colonial Mestre Valentim, e seguiremos em direção à praia de Ipanema, berço da boemia carioca e cenário de inspiração para músicas e poesias que repercutem até hoje no cenário musical. Atravessando esse quadro inspirador em direção às pedras do Arpoador, passaremos pela estátua de Tom Jobim, grande compositor e cantor, figura fácil nessas areias e esquinas e autor de Garota de Ipanema, canção interpretada em vários idiomas ao redor do mundo. Chegando às pedras do arpoador, veremos o local aonde se iniciou o Circo Voador e a criação do cenário artístico nos anos 80 em diante, além do visual de todo o arco praial que conecta Arpoador, Ipanema e Leblon até o final, aos pés do Morro Dois irmãos. Seguindo nosso passeio, atravessaremos o parque Garota de Ipanema, criado em homenagem à canção, que faz ligação até a rua Francisco Otaviano – diplomata, político e poeta brasileiro que viveu até 1889 e foi um dos negociadores do Tratado da Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai – em direção ao Forte de Copacabana. Lá um militar da guarnição nos guiará em visita pelo museu do Exército, por dentro da fortaleza, e, pela parte externa, ao lado da saída dos canhões com o visual de toda a Praia de Copacabana, a Princesinha do Mar. Enfim, feito nosso passeio, seguiremos em direção à Confeitaria Colombo ou Café do Forte, uma filial da tradicional confeitaria Colombo, fundada em 1894, na rua Gonçalves Dias – coração do Rio – e que segue toda a tradição e requinte no serviço e qualidade para nosso café da tarde com uma vista linda de toda a praia de Copacabana.
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSASNeste roteiro desbravaremos o Parque Natural Municipal de Marapendi através de suas vias aquáticas. Realizaremos uma expedição a bordo da Ecobalsa aonde será possível observar os ecossistemas nativos de restinga e manguezal, peculiares de uma área com aproximadamente 155 hectares de belas paisagens. Uma verdadeira aula a céu aberto, sob uma perspectiva ecológica, proporcionando o conhecimento de uma região pouco visitada. O complexo lagunar de Marapendi é apelidado de Pantanal Carioca.
FLORESTA DA TIJUCANeste roteiro conheceremos o Parque Nacional da Tijuca, que protege a maior floresta urbana replantada pelo homem, com uma extensão de 3.953 Km2 de Mata Atlântica, localizado no coração da cidade. Caminharemos pelo Parque, portanto, prepare-se para desbravar e apreciar um ambiente florestal, além de Observação das Árvores Centenárias. Passaremos por atrações como a Cascatinha Taunay, o Centro dos Visitantes, o Mirante da Cascatinha e a Capela Mayrink. Falaremos dos aspectos históricos e curiosidades do acervo vivo do Parque.
Forte de CopacabanaNeste roteiro visitaremos uma das regiões mais badaladas da Cidade e, segundo dizem, a faixa de areia mais famosa do mundo. Adentraremos o Forte de Copacabana que foi erguido em 1908 com a missão de fazer as defesas marinhas da Capital na época e hoje abriga o Museu Histórico do Exército.

Seguiremos para o Forte Duque de Caxias ou Forte do Leme, que tinha como nobre missão proteger o Sítio Histórico do Exército e, por isso, abriga também o Centro de Estudos de Pessoal. Fica situado em uma área de Proteção Ambiental, assim aproveitaremos para realizar uma caminhada ecológica.
FORTE DUQUE DE CAXIAS E PEDRA DO LEME
Neste roteiro faremos uma visita ao Forte Duque de Caxias ou Forte do Leme, que tem como nobre missão proteger o Sítio Histórico do Exército e, por isso, abriga também o Centro de Estudos de Pessoal. O Forte do Leme fica situado em uma área de Proteção Ambiental, assim, realizaremos uma caminhada ecológica de aproximadamente 800 metros em subida. Após a visita ao Forte, partindo da Praça Almirante Júlio Noronha, caminharemos cerca de 300 em direção a Ponta do Leme para apreciar uma belíssima vista e um excelente ponto de observação das famosas Praias e mares cariocas.
Ilha de PaquetáEsse roteiro começa pela travessia da Baía de Guanabara, saindo da Praça XV com destino à Ilha de Paquetá. O objetivo é proporcionar aos visitantes uma caminhada cultural pela ilha, onde poderemos observar a importância geográfica e histórica do belo lugar. Pontuaremos os locais com relevância histórica como: A Pedra da Moreninha, Casa de José Bonifácio, Capela São Roque, entre outros. Assim como os belos atrativos paisagísticos da ilha, que não são poucos e são exuberantes.
Lagoa Rodrigo de Freitas e Parque da CatacumbaUm dos mais icônicos pontos turísticos da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas terá paradas em lugares que se tornaram, para os cariocas, pontos de encontro, de prática de esportes e piqueniques, além de locais para registrar fotos ou simples bate-papos, e, assim, conhecer sua história e importância geográfica.
Localizada no coração da zona sul, seus 8 km de extensão desenham um dos mais belos e agradáveis cartões-postais do Rio de Janeiro. Em seguida, será desbravada as trilhas do Parque da Catacumba, uma área reflorestada na década de 1970. Com pouco mais de meio quilômetro, a trilha dá acesso aos mirantes, onde é possível ter uma linda vista da Lagoa e do Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos.
Museu de Arte do Rio e Museu do AmanhãApresentaremos os dois Museus âncoras que fazem parte do projeto de revitalização urbana da cidade, o chamado Porto Maravilha.
O Museu de Arte do Rio, inaugurado em 1 de março de 2013, possui 13,7 mil m², é um espaço integrado de arte, educação e história, instalado em dois edifícios de diferentes estilos.

O Museu do Amanhã teve seu edifício inaugurado em 17 de dezembro de 2015, com um projeto arquitetônico futurista ele visa, em sua proposta institucional, ser dedicado as artes e ciências, além de contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.
MUSEU DE ASTRONOMIA COM OBSERVAÇÃO ESPACIAL NOTURNANeste roteiro haverá uma visita completa por todo o complexo do Museu de Astronomia e Ciências Afins, localizado no bairro de São Cristóvão. Iniciando as atividades pelas salas de exposições da Instituição, de pesquisa e divulgação da história da ciência e da tecnologia. Em seguida, percorrendo a área externa do Museu, que estará recebendo outras Instituições similares em uma feira de Ciência e Tecnologia. Onde também se encontram os telescópios, com grandes possibilidades para observação do espacial, que serão manuseados, de acordo com as condições meteorológicas, caso estejam propícias no momento.
Museu de Belas Artes e História da CinelândiaConheceremos a História da Praça Cinelândia localizada no Centro do Rio de Janeiro. Constituída por seus imponentes e históricos prédios. Como o Teatro Municipal, a Biblioteca Nacional, Palácio Pedro Ernesto, as antigas salas de Cinema. Observando sob um ponto de vista do desenvolvimento histórico e urbanístico desta região da cidade. E, por fim, faremos uma visita interna pelo majestoso Museu Nacional de Belas Artes, o edifício apresenta uma arquitetura eclética projetado em 1908 para sediar a Escola Nacional de Belas Artes, herdeira da Academia Imperial de Belas Artes, foi construído durante as modernizações urbanísticas realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então Capital Federal. Será oferecido um lanche na Confeitaria Colombo.
Museu Histórico Nacional e Esplanada do CasteloNeste roteiro poderemos apreciar um dos maiores acervos históricos do nosso país, durante uma surpreendente viagem de conhecimento e informação ao Museu Histórico Nacional.

Em seguida, iremos até a Ladeira da Misericórdia, a primeira via pública do Rio, para compreender as transformações urbanas do Centro Econômico da Cidade do Rio, com o desmanche do Morro do Castelo e a modernização realizada na Esplanada do Castelo e seus prédios ministeriais.
Niterói, MAC e Fortaleza de Santa CruzO roteiro propõe mostrar aos visitantes os patrimônios culturais da cidade de Niterói, que vai do Colonial (Fortaleza de Santa Cruz) ao Contemporâneo (MAC – Museu de Arte Contemporânea), enfatizando a história e a cultura desta cidade que se originou de um aldeamento indígena e, outrora, sustentou o título de “Imperial Cidade”, que começa via barca, meio de transporte inaugurado em 1835 com fazendo a ligação de Niterói, antiga capital do Estado do Rio com o Rio de Janeiro, Capital do Brasil do Império a República.
Pequena ÁfricaNeste roteiro pela Região da Gamboa vamos conhecer a história da comercialização de escravos, os cemitérios, e as pesquisas arqueológicas das etnias que ganharam força com a instauração o Memorial dos Pretos Novos (que conheceremos durante o percurso). Observaremos também o fortalecimento da região do Cais da Imperatriz ou Cais do Valongo.
Petrópolis, Cidade ImperialPetrópolis já foi conhecida como única Capital Imperial das Américas, é uma das cidades históricas mais significativas do Brasil. Neste roteiro será possível compreender as transformações sociais e urbanísticas propostas por seus idealizadores e imigrantes, além de sua importância política e cultural durante o Segundo Reinado e primeiros anos da República.
QUANDO O RIO ERA PARISO roteiro se iniciará na Confeitaria Colombo para um delicioso café da manhã. Após a apreciação, seguiremos para a Cinelândia admirando construções que receberam influência francesa onde poderemos admirar as reformas urbanas que abriram a paisagem e passagem no início do século XX, de onde poderemos refletir sobre a Belle Époque e a imagem do Rio como a Capital Federal. As atrações admiradas serão: Theatro Municipal, Biblioteca Nacional, Palácio Pedro Ernesto, Monumento a Floriano Peixoto, Museu Nacional de Belas Artes, Palácio Gustavo Capanema, Casa da Europa, Academia Brasileira de Letras, Praça Mahatma Gandhi, Passeio Público e Praça Paris.
Santa TeresaSubiremos Santa Teresa pegando o tradicional e revitalizado bonde que acessa o bairro.

O ápice da visita está no Parque das Ruínas, com seu mirante em 360º onde se é possível apreciar uma bela vista da cidade, passando pelo Convento que deu origem ao nome e ao próprio bairro, no século XVIII.

Finalizamos o roteiro nas famosa escadaria Selarón.
THEATRO MUNICIPAL, UM ESPETÁCULO DE HISTÓRIA E ARTE


Neste roteiro faremos uma visita interna com intuito de conhecer os salões, corredores e a sala de espetáculos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que foi inspirado no Teatro de Paris e é sem sombras de dúvida a mais bela edificação da cidade, erguida em frente à Praça Floriano, conhecida como Cinelândia. No trajeto faremos também um reconhecimento do entorno dessa casa de espetáculos, que é talvez a mais importante do Brasil e uma das principais da América do Sul. A ideia é explorar todo o significativo contexto histórico-cultural e da arquitetura em estilo eclético do Theatro.

 

TRILHA CACHOEIRA DOS PRIMATASNo coração da Floresta da Tijuca, escondida na vertente da serra da carioca, um pequeno fundo de vale guarda a cachoeira conhecida como Primatas, que se junta ao longo do rio dos Macacos desembocando na lagoa Rodrigo de Freitas. Histórias de carvoarias e conexões entre engenhos e quilombos recheiam essa fração da Mata Atlântica de lendas e fatos entrelaçados à história do Rio de Janeiro
TRILHA DO AÇUDE IMPERIAL E CACHOEIRA DA IMPERATRIZ
Neste Roteiro desbravaremos uma trilha com aproximadamente 3 horas de duração no coração da Floresta da Tijuca. Serão abordados os conceitos das medidas de reflorestamento e políticas públicas responsáveis pela administração deste remanescente bioma de mata atlântica, em uma das áreas mais misteriosas e belas do maciço da Tijuca. Observaremos também, a história do Açude Imperial, do Solar da Imperatriz e toda a remontagem da utilização de água desde o Império até os dias hoje. Faremos uma parada na Cachoeira da Imperatriz, onde será opcional se refrescar nas águas em que a Imperatriz se banhou no passado.
Trilha do Morro da Urca c/ Praia VermelhaEste Roteiro acontece pelo bairro da Urca, um dos mais belos cartões postais da cidade. Conheceremos o Círculo Militar da Praia Vermelha, onde serão pontuados os monumentos que o bairro abriga. Seguiremos pelo caminho Cláudio Coutinho até a Trilha do Morro da Urca, onde serão observados os aspectos geográficos, morfológicos e ecológicos da região.

Após o tempo de permanência no topo do Morro da Urca, a descida será feita pelo bondinho.
Trilha Real Horto c/ Parque da CidadeEste roteiro será abordado em um contexto geográfico e histórico. Faremos uma trilha que se inicia no Solar da Imperatriz e passa pelo coração da cidade e da história do Brasil. Por entre as antigas Fazendas e Engenhos de café e cana-de-açúcar, conheceremos as trilhas quilombolas usadas pelos escravos de outrora. Local onde o replantio foi fundamental para a manutenção dos recursos hídricos do município e saúde de todo o maciço da Tijuca. Uma passagem que atravessa vales e montanhas, remontando todo o histórico socioambiental, ecológico e de ocupação do solo desta parte da Zona Sul, desde a chegada da família imperial ao Brasil. Adentraremos no Parque da Cidade através da trilha, onde também situa-se o Museu Histórico da Cidade.
Visita ao Jardim Botânico CompletoNeste Roteiro passaremos por avenidas, estufas e canteiros que reproduzem cada um dos biomas do Brasil e de várias partes do mundo um só lugar: o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Traremos a história do período colonial, a chegada da família real e a construção do Real Horto Botânico. Visitaremos a sede administrativa do Parque, outrora residência de Presidentes e visitantes diplomáticos ao país.

Além, das variáveis geográficas, climáticas e morfológicas que são estudadas pelo Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico, conheceremos também o teatro e o museu da biodiversidade, e o espaço Tom Jobim com exposição permanente homenageando o artista brasileiro.
  • Local
  • 14 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 15 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 16 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 17 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 18 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 19 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 20 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 21 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 22 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 23 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 24 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 25 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 26 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 27 DE MAIO- PRESENCIAL
  • 27 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 28 DE MAIO- PRESENCIAL
  • 28 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 29 DE MAIO- PRESENCIAL
  • 29 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 30 DE MAIO - PRESENCIAL
  • 31 DE MAIO - PRESENCIAL
  • Online
CENTRO HISTÓRICO DO RIO - O RIO DE ONTEM - ROTA 2
14 DE MAIO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
15 DE MAIO - PRESENCIAL
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS
15 DE MAIO - PRESENCIAL
ATERRO DO FLAMENGO
15 DE MAIO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
16 DE MAIO - PRESENCIAL
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS
16 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
17 DE MAIO - PRESENCIAL
DO ARPOADOR AO FORTE DE COPACABANA
18 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
18 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
19 DE MAIO - PRESENCIAL
CENTRO HISTÓRICO DO RIO - O RIO DE ONTEM - ROTA 2
19 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
20 DE MAIO - PRESENCIAL
ILHA DE PAQUETÁ
21 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
21 DE MAIO - PRESENCIAL
CENTRO HISTÓRICO DO RIO - O RIO DE ONTEM - ROTA 2
22 DE MAIO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
22 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
22 DE MAIO - PRESENCIAL
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS
22 DE MAIO - PRESENCIAL
ATERRO DO FLAMENGO
22 DE MAIO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
23 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
23 DE MAIO - PRESENCIAL
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS
23 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
24 DE MAIO - PRESENCIAL
DO ARPOADOR AO FORTE DE COPACABANA
25 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
25 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
26 DE MAIO - PRESENCIAL
ILHA DE PAQUETÁ
27 DE MAIO- PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
27 DE MAIO - PRESENCIAL
CENTRO HISTÓRICO DO RIO - O RIO DE ONTEM - ROTA 2
28 DE MAIO- PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
28 DE MAIO - PRESENCIAL
CENTRO HISTÓRICO DO RIO - O RIO DE ONTEM - ROTA 2
29 DE MAIO- PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
29 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
29 DE MAIO - PRESENCIAL
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS
29 DE MAIO - PRESENCIAL
ATERRO DO FLAMENGO
29 DE MAIO - PRESENCIAL
ARCA DO NOAH - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
30 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
30 DE MAIO - PRESENCIAL
EXPEDIÇÃO BARRA PANTANAL CARIOCA - ECOBALSAS
30 DE MAIO - PRESENCIAL
BONDINHO PÃO DE AÇÚCAR
31 DE MAIO - PRESENCIAL
RIO, CIDADE MARAVILHOSA
Online
RIO, ECOTURISMO
Online
PARATY
Online
PENEDO
Online
BARRA DO PIRAÍ
Online
PETRÓPOLIS
Online
BÚZIOS
Online

 NOTÍCIAS

DEPOIMENTOS

“O passeio foi incrível, o guia foi espetacular nas informações e trato com os associados e a estrutura disponibilizada atendeu as expectativas.”

VERONICA GONCALVES

Rio de Janeiro