7º Encontro de Educação Appai: resumão do evento!

Acompanhamos tudo que rolou no evento e fizemos um resumo pra você!


Sucesso na Appai desde 2017, o Encontro de Educação já recebeu mais de 70 convidados, que dividiram as suas histórias com a gente e inspiraram diversos professores ao longo dessas sete edições. Esse ano, o evento contou com uma superprodução para a transmissão on-line no Portal do Associado e marcou a volta do presencial. Em breve, o evento estará disponível no Portal do Associado para quem não conseguiu assistir a transmissão em tempo real ou quer rever os momentos preferidos. Confira tudo o que rolou! 

 

Um superevento para homenagear o mês do professor!

Desde a sua primeira edição, o Encontro de Educação Appai acontece em outubro, em homenagem ao mês do professor. Além de oferecer oportunidades de aprimoramento profissional, o intuito do evento é dar visibilidade ao trabalho que o educador desenvolve dentro e fora da sala de aula. Esse ano os temas foram relacionados a Tecnologia na Educação, Inteligência Artificial, Empreendedorismo e, claro, histórias que inspiram.

 

Mais de 7 mil conteúdos educacionais

Para dar início ao 7º Encontro de Educação Appai, contamos com a presença de Paulo Roberto Miranda, presidente da maior produtora de multimeios educacionais do Rio de Janeiro, a MultiRio, ligada à Secretaria Municipal de Educação. Ele contou sobre as possibilidades de acesso aos produtos oferecidos à escola pública da cidade do Rio e à população em geral e falou sobre a plataforma digital, que disponibiliza mais de 7.000 títulos, entre vídeos, podcasts, matérias jornalísticas, publicações, animações, livros infantis com realidade aumentada, jogos digitais interativos, séries com conversão para 3D, vídeos em realidade virtual e simulações holográficas, entre outros.

 

Secretarias de Educação marcaram presença no evento!

Também tivemos a presença da Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), que fez a cobertura completa do evento para as suas redes. Parceira de longa data da Revista Appai Educar, sempre valorizando os trabalhos e projetos desenvolvidos em sala de aula por professores de todas as regiões da cidade.

 

Kit para educadores, jogos e atividades

Nesse primeiro bloco do 7º Encontro de Educação Appai recebemos Julia Tomchinsky, que atualmente é diretora de educação e impacto social na Sésamo. Ela contou sobre a experiência em coordenação de projetos de impacto social nas áreas de educação e mídia, com foco no fortalecimento de parcerias entre escolas, famílias e comunidade e de projetos em prol do desenvolvimento integral na primeira infância. Como sugestão de conteúdo Julia indicou o site Plaza Sesamo, que oferece kit para educadores, jogos, atividades, vídeos e oficinas.

 

Convidada colocou todo mundo para cantar!

Também recebemos Andrea Ramal, que é doutora em educação, consultora, palestrante e autora de diversos livros na área. Foi professora em escolas e universidades, atuou em formação de professores no Brasil e em diversos países da América Latina, foi colunista do G1 e da Rádio CBN. Andrea dividiu as suas experiências ligadas à educação com o público presente e on-line e, no final, fez uma paródia e colocou todo mundo para cantar!

 

Sala de aula invertida

Ainda nesse primeiro bloco do 7º Encontro de Educação Appai, recebemos Fernando Rocha, que é responsável pela criação do projeto Sala de Aula Invertida e coordena desde 2018 esse projeto que possui uma metodologia de aprendizagem de Matemática baseada em desafios. Ele explicou sobre a importância da dopamina na motivação dos professores e contou um pouco sobre o projeto e quem pode participar.

 

A importância do cuidado com a voz

Recebemos também Wendel Pereira, que participa como maestro/facilitador do Coral para idosos, do projeto Terceira Idade Saudável, elaborado pela Empresa FONOVIM Fonoaudiologia Neurológica. O principal objetivo do projeto é propiciar aos idosos participantes qualidade de vida, saúde, integração social, bem-estar físico e mental, sendo o coral uma das atividades envolvidas. Wendel falou sobre a importância dos cuidados com a voz e contou sobre os projetos de que participa na Appai, um deles com inscrições abertas, em breve, no Portal do Associado.

 

 

Educação Inclusiva

E para fechar com chave de ouro o bloco da manhã, recebemos a professora homenageada Amanda Carlou, que é idealizadora do projeto Autismo – Rodas de Conversas e destaque pela dedicação à formação de professores na área da Educação Especial Inclusiva. Amanda contou sobre o trabalho que tem desenvolvido e a sua experiência como mãe de uma criança com autismo.

 

Bloco da tarde

Dando início ao bloco da tarde, o apresentador do 7º Encontro de Educação Appai começou com sorteios para o público presente, que contou com kits da MultiRio, livros dos nossos convidados e camisas exclusivas da Appai. Logo após o sorteio, recebemos os benefícios EAD Appai e Revista Appai Educar, que falaram sobre as novidades e explicaram como os associados podem utilizar os benefícios.

 

Quem canta seus males espanta!

Regiane da Silva começou cantando e encantando o público. Ela é escritora do livro “A Fada Laranja”, recebeu o Prêmio Destaque Iguaçuano 2021 na categoria de responsabilidade social, é fundadora da Biblioteca Comunitária Cantinho da Imaginação, faz parte do grupo de contadores de histórias do município de Nova Iguaçu, já lecionou nas redes estadual e municipal do Rio de Janeiro na educação infantil. Regiane contou como a contação de histórias para crianças e o seu trabalho na biblioteca comunitária ajudaram no difícil processo de depressão por que estava passando.

 

A neurocientista mais famosa da Appai

Logo em seguida, recebemos a neurocientista mais famosa da Appai, Marta Relvas. Homenageada pela brilhante contribuição para a formação de profissionais da educação por meio das obras científicas sobre neurociência e educação, além de mais de uma dezena de livros publicados e estudados por professores. Ela contou um pouco da sua experiência na área e falou sobre a importância desse conhecimento para o professor em sala de aula e no processo de ensino-aprendizagem.

 

Tecnologia e Empreendedorismo na Educação

Para abrir a mesa da tarde, com o tema Tecnologia e Empreendedorismo na Educação, recebemos Fabio Toledo. Após sobreviver a um atentado, fez da educação a sua missão. Atualmente é diretor do MecaOlympic Games e sócio-diretor da i9Group, empresa idealizadora do evento em conjunto com o Colégio Teresiano. Fabio também é empresário na área de Smart Education, autor do livro Educação Neural e de outras obras publicadas no Brasil e no exterior.

 

Ela tinha duas opções: desistir ou estudar!

Após voltar da licença-maternidade, Renata se sentiu perdida com as mudanças tecnológicas em tão pouco tempo. Ela tinha duas opções: desistir ou “correr atrás do tempo perdido”. A segunda opção foi a escolhida e hoje ela é líder do Grupo de Educadores Google. Essa e outras experiências foram contadas pela nossa convidada Renata Capovilla, que é Mestre em Educação, formadora de professores por todo o Brasil pela Íntegra Educacional e pela Foreducation EdTech.

 

A educação transforma vidas

E por falar em tecnologia na área educacional, recebemos o vencedor na categoria Soluções Digitais para Educação Financeira do Prêmio Educação Financeira Transforma, com um aplicativo que ensina jovens a cuidar do dinheiro através de desafios. Felipe Baldi também é criador do aplicativo Tangram. Aluno de escola pública, ele contou como a educação transformou a sua vida.

 

Desenvolvimento dos docentes

Com foco voltado para o desenvolvimento empreendedor dos docentes, Robson Paulino é idealizador de aplicativos criados em sala de aula e mestre em ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. Além disso, atua no Colégio Estadual República Italiana, é gestor escolar, coordenador pedagógico e educacional, especialista em desenvolvimento de projetos nas áreas de Meio Ambiente, Educação, Gestão Escolar, Geografia, Pedagogia, Informática Educativa e Meio Ambiente. Ele contou um pouco sobre a sua experiência na área e deu dicas valiosas para os educadores.

 

A profissão de professor está acabando?

Em alto e bom som, a educadora homenageada Dayse Cardoso Duque Estrada Leitão responde que “não”. Ela contou que a educação transformou a sua vida e transforma a vida de muitas pessoas. Atualmente, Dayse é diretora do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Campo Grande, colégio do qual também foi aluna. Atualmente, atende 2.300 alunos e ao longo da sua gestão formou em torno de seis mil novos professores para as séries iniciais do ensino fundamental.

 

Através da arte muitos alunos conseguem se expressar

Professora de artes da rede pública estadual há 24 anos, Peter Jean Cohen também foi homenageada no 7º Encontro de Educação Appai. Ela coordena o projeto MultiArte que atende, nesse momento, por meio de oficinas gratuitas de pintura artística, cerca de 50 jovens da rede pública e comunidade. Peter contou as suas experiências com esse projeto e como transformou a vida de muitos alunos, mais uma vez reforçando como a educação pode transformar a vida de muitas pessoas.

 

Assista o evento completo ou reveja os seus momentos preferidos!

Ao final do evento, todos saíram com o sentimento de dever cumprido e os associados encantados com tudo que viram e ouviram. Se você não conseguiu assistir ou quer rever os seus momentos preferidos, não se preocupe! Em breve, o 7º Encontro de Educação Appai estará disponível na íntegra no Portal do Associado. E você também terá a oportunidade de rever os melhores momentos em um vídeo exclusivo em nossas redes sociais e conferir as fotos no Cliques Appai. Até a próxima edição! 


Por Jéssica Almeida


Podemos ajudar?