Transformando a Educação – inovar é preciso!


Inovar é preciso!

O ano está findando, o primeiro mês de 2019 se aproxima, e muitos de nós, professores, estamos fazendo um balanço do ano vivido, e estudando novas formas de inovar em nosso trabalho docente. Muitos estão, inclusive, inscritos em cursos de férias em busca de atualização e educação continuada para fazer o melhor e agregar qualidade à educação, naturalmente, no que depender de nós.

Pensando nisso, separei para vocês os dados de uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Inovação Educacional (LABI), com apoio do Instituto Natura e da Fundação Telefônica Vivo, que se transformou em um livro intitulado Inova Escola: práticas para quem quer inovar na educação, lançado em 2017. Além de dados, essa pesquisa e obra trazem evidências, reflexões e dicas importantes para aqueles que desejam novos tempos em educação.

Ao compartilharmos essas informações, desejamos incentivar e socializar com os nossos queridos docentes temas que norteiem as práticas inovadoras que estão sendo vivenciadas por professores e alunos nos ambientes de aprendizagem mundo a fora.

Fonte: fundacaotelefonica.org.br/acervo/inovaescola <http://fundacaotelefonica.org.br/acervo/inovaescola>, p.7

Analisando mais de 30 instituições, os pesquisadores constataram que as iniciativas de projetos educativos e escolas inovadoras têm algo em comum. Eles contam que, “além da metodologia e das modalidades de inovação, […] a temática apresentava semelhanças. E mais: alguns temas se colocavam como prioridade na maioria delas”. Após contato com todos os temas/todas as escolas inovadoras, eles elencaram 6 temáticas recorrentes nos cases de inovação estudados. Vamos conhecê-los!

PERSONALIZAÇÃO

PROJETO DE VIDA

RECURSOS TECNOLÓGICOS

PAPEL DO PROFESSOR

ESPAÇOS DIFERENCIADOS

GESTÃO INOVADORA

Trago, abaixo, trechos do livro Inova Escola para iniciarmos uma reflexão que possa inspirar a nós todos, professores, pedagogos e gestores da educação.

1. PERSONALIZAÇÃO

“Cada aluno é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem.”

Personalizar significa compreender que cada um possui habilidades distintas e que cada um tem uma forma e um tempo próprio para aprender.”

O que se deseja enfatizar nesse tópico é que o aluno pode e deve participar do “desenho do próprio aprendizado”.

2. PROJETO DE VIDA

“O estudante deve ter espaço e apoio para dedicar-se aos seus interesses e objetivos de vida.”

Esse tópico fala mais diretamente aos jovens, entendendo que suas escolhas e seus planos tornam-se um complemento importante para a personalização do ensino, estimulando e incentivando cada um deles para que descubram e alcem voos em direção aos próprios projetos de vida.

3. RECURSOS TECNOLÓGICOS

“A tecnologia já é parte da realidade dos alunos. Nosso papel é trazê-la como aliada e ferramenta para a aprendizagem.”

Essa é uma situação sem volta, por isso o uso das novas tecnologias educacionais está sendo cada vez mais potencializado. A introdução das mídias digitais é um encaminhamento necessário dentro e fora da sala de aula.

4. PAPEL DO PROFESSOR

“O professor é peça-chave para impulsionar qualquer tipo de mudança em busca de uma educação de qualidade. Grandes transformações e inovações no ensino são fruto da paixão desse profissional pelo processo de aprendizagem.”

O excerto fala por si.

5. ESPAÇOS DIFERENCIADOS

“As novas práticas exigem novos espaços. O modelo tradicional de carteiras enfileiradas, apontando para o quadro, não responde às necessidades de uma nova metodologia de educação.”

Analiso as atividades educativas e os eventos dos quais participo e fica muito fácil avaliar como a metodologia conversa com a proposta da organização dos espaços de aprendizagem, que precisam ser repensados, para que se tornem adequados a proporcionar bem-estar, além de serem estimulantes e inspiradores.

6. GESTÃO INOVADORA

“Quando falamos da gestão de uma escola comprometida, devemos contar com a participação de pais, estudantes, professores, equipe e comunidade, numa colaboração constante e transparente.”

A participação é fundamental. A gestão inovadora abre portas e janelas para todos os agentes desse processo: alunos, professores, comunidade… Não há como inovar ignorando os diferentes componentes desse processo.

Inova Escola destaca 5 eixos importantes que devem nortear o trabalho dos gestores inovadores: flexibilidade, autonomia, responsabilidade, planejamento e participação.

O texto acima pode ser remixado e adaptado, e servir de base para outros trabalhos na perspectiva do Creative Commons.

Caso você deseje conhecer a obra Inova Escola completa, que serviu de base para o texto acima, acesse: <fundacaotelefonica.org.br/acervo/inovaescola>.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?