Saiba como se proteger de e-mails maliciosos


Sabe aquele e-mail que pede para você verificar, clicando no link, se o seu nome está no SPC, se você ganhou uma bolada de 100 mil reais ou, ainda, se aquelas fotos ousadas tiradas na última festa são suas? Os e-mails que possuem essas características provavelmente podem estar cheios de vírus ou conter programas maliciosos. Mandados para uma tentativa de obter suas informações pessoais ou uma possível extorsão, a temática é tema contante em diversas rodas de bate-papo, sejam virtuais ou reais. Existe, até mesmo, uma data que promove essa discussão formalizada sobre o assunto.

Hoje, é comemorado mundialmente o Dia da Internet Segura, também conhecida por “Safer Internet Day”. Para celebrar esta data e alertar os internautas sobre as ameaças na web, a Appai, em parceria com o setor de Redes, apresenta dicas úteis para manter as informações corporativas e domésticas longe dos hackers, e sempre em segurança.

O Phishing ainda é um dos vetores de ataque mais comuns e bem-sucedidos utilizados pelos criminosos. Isso ocorre porque ele se concentra em explorar o elo mais fraco da segurança: as pessoas, cuja natureza emocional é explorada com grande chance de sucesso.

Os ataques de phishing mais bem-sucedidos são aqueles que criam uma conexão emotiva com a pessoa que vai clicar, fazendo-a dispensar o raciocínio, clicando sem avaliar se essa era de fato a melhor atitude. Quando os usuários recebem um pouco mais de tempo para avaliar e realizar uma ação consciente, diminui consideravelmente a probabilidade de realizarem o clique no link malicioso. Por isso, as mensagens costumam ser urgentes, propagando consequências danosas caso o usuário não clique.

A melhor forma de se proteger é evitar clicar em links estranhos e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a Instituição para confirmar se ele é realmente verdadeiro. Se você caiu em um golpe desse tipo, a recomendação é usar um antivírus atualizado para remover a ameaça. Como algumas infecções adicionam softwares e extensões no navegador, outra dica é remover qualquer conteúdo estranho instalado.

O termo PHISHING (que em português significa “pescando”) é usado para representar a tentativa de um criminoso tentar “pescar” informações de usuários e/ou empresas, como furto de identidade ou de dados bancários, o que geralmente vem em formato de e-mail.

9 dicas para você identificar e evitar golpes por e-mail

  1. Marque seus sites de compras favoritos. Evite usar mecanismos de busca para encontrar bons negócios. Limitar sua busca a endereços de confiança pode reduzir as chances de parar em um site falsificado.

  2. Sempre verifique os hyperlinks. Para constatar a legitimidade de uma URL, passe seu cursor sobre o link incorporado antes de clicar nele. Links falsos podem ser enganadores pois os golpistas podem usar URLs com os termos relevantes.

  3. E-mails falsificados normalmente contêm uma saudação genérica. O endereço de e-mail do usuário também pode ser usado em vez de ser chamado diretamente pelo nome, o que é um sinal de alerta.

  4. Cuidado com gramática ruim ou ortografias duvidosas. E-mails legítimos não contêm erros gritantes.

  5. Reconheça e-mails feitos de modo descuidado. Logotipos e layouts errados ou fora de lugar são sinais de que a mensagem não vem de uma fonte confiável.

  6. Tome cuidado com sites que pedem sua senha. Nunca informe senhas ou dê informações sensíveis para outras pessoas e sites não confiáveis.

  7. Fique longe de e-mails ou sites que exigem uma ação urgente. Algumas mensagens incluirão apelos desesperados para clicar em certos links ou divulgar informações pessoais.

  8. Desconfie de ofertas boas demais para serem verdade. Existe um ditado que diz: “se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, provavelmente é” e isso se aplica a compras on-line. Cuidado com produtos com preço muito baixo.

  9. Verifique sempre seus extratos do cartão. Esteja atento às transações não autorizadas.


Deixar comentário

Podemos ajudar?