Entender e lidar com os sentimentos das crianças

O segredo na comunicação


Orientação aos pais

Na escola, um espaço de aprendizagem e desenvolvimento de gente, a forma de ser de cada aluno vai ficando registrada à medida que as relações interpessoais vão se estabelecendo por meio da comunicação. Uns são mais agitados, querem resolver tudo por meio do bate-boca e da violência; outros, mais passivos, deixam-se sufocar pelos mais autoritários; alguns parecem “águas calmas”, porém, ao serem contrariados, transformam-se em um “mar revolto”; outros se mostram mais equilibrados diante dos diversos impasses que a vida lhes apresenta e buscam resolução para os dilemas por meio do diálogo. São diferentes padrões de comportamento que incidem diretamente na escola, delineando uma espécie de retrato de uma educação que se inicia lá no berço e vai se fazendo presente por meio da comunicação.

A qualidade da comunicação nas relações entre pais e filhos

O grande segredo para facilitar a comunicação entre pais e filhos consiste no que Maldonado chama de “REFLEXÃO DE SENTIMENTOS”, que significa dizer claramente ao outro “quais sentimentos capturamos da mensagem enviada por esse outro”.

Exemplo de reflexão de sentimentos no diálogo entre Valentina, uma menininha de 4 anos, e a tia:

Valentina (mensagem manifesta): “Tia, eu não quero dormir aqui na sua casa, tenho saudade do meu pai, da minha mãe, do meu vô e da minha vó.”.

Resposta normalmente dada pelos adultos: “Você quis vir para cá e agora quer voltar para casa? Agora vai ter que ficar aqui. Eu só vou levar você para casa amanhã”.

Embora a criança tenha declarado “Eu não quero dormir aqui na sua casa, tenho saudade do meu pai, da minha mãe, do meu vô e da minha vó”, o que ela realmente queria dizer era: “Estou em dúvida, pois eu nunca dormi aqui, não sei se vou ficar bem.”. Portanto, observe que há uma mensagem manifesta, por trás da qual há outra mensagem, denominada MENSAGEM LATENTE, escondida no discurso da criança.

No caso do exemplo dado, a tia precisava, antes de responder à criança, compreender qual era a mensagem latente, aquela que não foi dita, mas que foi capturada por meio dos sentimentos expressos, realizando assim a reflexão de sentimentos. Após compreender a mensagem latente, então foi possível o seguinte diálogo:

Valentina (mensagem manifesta): “Tia, eu não quero dormir aqui na sua casa, tenho saudade do meu pai, da minha mãe, do meu vô e da minha vó.”.

Tia: “Você está achando estranho dormir numa casa a que você nunca veio sem os seus pais, onde nunca dormiu, não é?”.

Valentina sorriu aliviada, pois percebeu que a tia havia entendido o seu sentimento. Nesse mesmo caso, se a tia tivesse dado a resposta que em geral é dada pelos adultos: “Você quis vir para cá e agora quer voltar para casa? Agora vai ter que ficar aqui. Eu só vou levar você para casa amanhã”, certamente haveria uma sessão de choro e de desconfiança desnecessária, por falta de uma comunicação mais profunda.

Quando a reflexão de sentimentos é utilizada, as crianças aprendem a identificar claramente o que sentem, e com o tempo passam a expressar o que se passa com elas, facilitando a comunicação.

E, para concluir este texto, uma orientação da mestra por excelência, a psicóloga Maria Tereza Maldonado, para refletirmos: “A utilização consistente da reflexão de sentimentos beneficia imensamente o desenvolvimento emocional saudável, na medida em que ajuda a criança, desde bem pequena, a identificar o que sente.”.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


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