O segredo do ensinar na era digital


O mundo está, definitivamente, imerso em tecnologias digitais. E é nesse universo que nós, professores, atuamos. Os alunos com quem interagimos, da educação infantil à graduação, não imaginam a vida sem as novas tecnologias e, em especial, sem a internet, pois nunca viveram sem elas. Essa cultura digital mudou hábitos e a forma de viver em sociedade, e trouxe uma verdadeira revolução que está em curso.

Diante desse cenário, você pode imaginar que o segredo do ensinar esteja voltado apenas para a aplicação do ferramental expresso pelas novas tecnologias, quando na verdade a essência do trabalho docente se pauta no sujeito que aprende, no seu processo de aprendizagem. Por isso, cabe aqui revelar a base do nosso segredo: compreender, antes de qualquer ato de ensino, como o outro aprende. Parece simplista, mas não é. E, para provar isso, o convido a responder à seguinte pergunta, sem recorrer a nenhum material online ou impresso:

 

O que significa ENSINO e o que significa APRENDIZAGEM?

Se possível, com as suas palavras, diferencie os dois conceitos, levantando duas características que os diferenciem.

 

IMPORTANTE:

Só prossiga a leitura do texto após responder à questão proposta, ok? Realizar esse exercício (de conceituar e diferenciar) vai ajudá-lo a evocar, trazer à memória, conceitos importantes para ampliar a sua aprendizagem por meio da reflexão que se seguirá neste texto.

Agora que você resgatou da memória os conceitos de ensino e de aprendizagem, compare-os aos apresentados no esquema abaixo:

 

O SEGREDO DE ENSINAR ESTÁ CENTRADO NO APRENDER. Sábio é o professor que, antes mesmo de qualquer ação de orientação para o ensino, procura “conhecer” aquele a quem vai “ensinar”.

Como iniciar um processo de orientação, de ensino, sem saber:

Quem é o ser humano com quem vou interagir?

De onde ele vem? Quais as suas necessidades, seus anseios e suas particularidades?

Como melhor aprende?

 

Portanto, é fundamental aquele que ensina partir da percepção de quem é o outro escolhendo uma orientação condizente e de alto valor qualitativo para estimular as aprendizagens. INVISTA TEMPO EM CONHECER QUEM É A PESSOA QUE VAI APRENDER SOB SUA ORIENTAÇÃO.

 

Ao tentar conhecer o aluno da ERA DIGITAL, você vai se deparar com os Nativos Digitais, “aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais. Para eles, a tecnologia analógica do século 20 – como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada – é velha. Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando, por isso não têm medo dela, a veem como uma aliada” (Mark Prensky, 2001, Harvard School).

 

Cabe, então, ao sistema educacional buscar novas práticas, novos encaminhamentos que aproximem o aluno da escola, lembrando que a educação deve estar voltada para o tempo em que eles (alunos) vivem, a ERA DIGITAL.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?