No Dia Internacional do Idoso aprenda como se manter sempre jovem


Dia Internacional do Idoso - Appai

Ter uma terceira idade feliz depende de vários fatores, mas principalmente da forma como a pessoa se percebe nessa fase da vida e sua capacidade de se adaptar às mudanças e transformações no tempo. Poder realizar as atividades cotidianas, desde as mais básicas, como escovar os dentes, até as mais complexas, como administrar as finanças e realizar atividades de lazer, é fundamental para uma vida plena. Esse é um dos principais objetivos do Projeto Terceira Idade criado pelo Appai. Por isso, no Dia Internacional do Idoso, 1 de outubro, reforçamos o compromisso da associação e convidamos você para conhecer melhor esse projeto. Vamos lá?

 

PROJETO TERCEIRA IDADE

O Serviço Social da Appai criou, em 2014, o “Projeto Terceira Idade”, voltado para os associados que se preocupam com um amadurecimento saudável. São realizadas diversas atividades, como palestras, dinâmicas de grupo, oficinas, passeios culturais e rodas de conversa, que contribuem para o aumento da longevidade com qualidade de vida. Os encontros são mensais e ocorrem na sede da Appai. São debatidos assuntos da atualidade e, principalmente, os direitos estabelecidos por lei.

 

ESTATUTO DO IDOSO

A criação do Estatuto do Idoso (lei nº 10.741) em 2003 representou um grande avanço na vida dessa parcela de nossa população. Ele estabeleceu benefícios como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho. Para conhecer esses direitos, acesse aqui.

 

SIMÃO SESSIM E A PROPOSTA QUE ALTERA O ESTATUTO DO IDOSO

De autoria do Deputado Federal Simão Sessim, a proposta acrescenta ao Estatuto do Idoso que as pessoas com idade superior a 80 anos têm tratamento prioritário diante dos demais da terceira idade. De acordo com o parlamentar, o Estatuto do Idoso deixou uma lacuna ao não estabelecer prioridade especial para pessoas dessa faixa etária.

Na justificativa do projeto, o deputado informou que a legislação de 2003, que contemplou os direitos dos idosos, maiores de 60 anos, não atentou para o fato de que a diferença de capacidade, mobilidade e dificuldades dos que chegam à chamada quarta idade é muito maior do que das pessoas que ainda estão na faixa dos 60 anos. “É preciso distinguir os maiores de 80 anos, a fim de dar a eles ainda mais prioridade do que se dá aos outros idosos”, acrescentou Simão Sessim.

 

PRÓXIMA TURMA

A próxima turma do Projeto Terceira Idade começará em janeiro. Todas as novidades e abertura das inscrições serão divulgadas no site. Não deixe de conferir!


Por Jéssica Almeida


Deixar comentário

Podemos ajudar?