Desenvolvendo a linguagem: orientação aos pais


Você sabia que, com 5 anos de idade, as crianças já são capazes de formar e pronunciar facilmente frases longas? Quem afirma isso é Katia Badin, renomada fonoaudióloga do serviço de psiquiatria infantil da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

O desenvolvimento linguístico das crianças é gradual e contínuo. Por isso mesmo, todo estímulo bem aplicado pelos pais pode trazer bons resultados. Sim, elas aprendem muito com quem as cerca, principalmente a pronunciar palavras e desenvolver a linguagem.

Centrados nisso, encaminhamos algumas sugestões lúdicas que podem ajudar no desenvolvimento da expressão e ampliação do vocabulário para a fala.

Jogo “o que há no cartão?” (confeccione você mesmo)

Para preparar essa atividade, você vai precisar de pedaços de cartolina, papelão ou qualquer outro papel mais firme de que disponha em casa, além de imagens recortadas de revistas ou livros, de tamanhos diversos, mas não exageradamente diferentes entre si.

Como fazer:

– Recorte o papel em retângulos de tamanhos variados e cole neles as figuras de diferentes objetos, pessoas ou lugares que você conseguiu encontrar. Cada cartão deve ser composto por apenas uma imagem.

– No verso de cada um, marque uma letra do alfabeto. Assim, quando for jogar com a criança, um cartão será sorteado para que ela o “leia”.

– Recorte papeizinhos e escreva em cada um deles uma letra do alfabeto, para realizar o sorteio dos cartões.

Como jogar:

Faça o sorteio de uma letra e pegue o respectivo cartão, que será decifrado pela criança. Mostre a ela a imagem e peça que descreva o que vê.

Crianças menores talvez não saibam nomear alguma imagem, então você poderá apontá-la e dizer corretamente o nome. Ouvir e associar também fazem parte do processo de aprendizagem.

Histórias para a hora de dormir

Quem não se lembra das histórias contadas na infância pelos pais ou algum outro parente, na hora de dormir? Que momentos inesquecíveis e aconchegantes. Para isso, é importante estipular um horário, criando assim uma rotina que organiza o tempo, especialmente para os pequenos. Pode ser à noite, ou antes do soninho da tarde, cada família criando a sua dinâmica.

As histórias, além de lúdicas, são poderosas aliadas no desenvolvimento da linguagem. Por isso, conte aquelas indicadas à faixa etária do seu filho. Geralmente há apontamentos claros nas capas dos livros de literatura infantil e infantojuvenil quanto a isso. Mas vá além dos livros, invente histórias em que a criança possa participar, criando a continuidade delas. Esse exercício é fantástico para o desenvolvimento linguístico.

Outras atividades que ajudam

Além dos jogos e das histórias, você também pode se divertir com as crianças usando brincadeiras de adivinha, trava-línguas ou rimas, que são boas auxiliares para que elas assimilem e fixem as sílabas, em função da sonoridade sempre muito agradável para os pequenos.

LEMBRETE IMPORTANTE: Use o vocabulário correto com as crianças, desde pequeninas. Porém não a recrimine quando pronunciar alguma palavra diferentemente do modo correto, apenas fale de novo e delicadamente peça a ela que a repita. Se você falar corretamente, a criança procurará falar corretamente também. Acredite, funciona.

Case

As crianças repetem o que ouvem. Tanto isso é verdade que Bernardo, o primeiro filho de um casal, aos 2 anos de idade só tinha ouvido o pai chamar a mãe de “querida/meu bem”. Um belo dia, Bernardo acordou, olhou para a mãe e fez o seu pedido: “Quelida, má bem, dá mamá pá ele?”. Bernardo cresceu, aprendeu a falar “mamãe” e depois “mãe”, mas até hoje a família se lembra desse fato curioso e divertido. Mas nem todas as histórias são felizes assim, já que há casos sérios e graves que, se não forem tratados preventivamente, poderão causar grandes obstáculos na vida da criança.

Desenvolvimento linguístico é assunto sério, então, caso você perceba que seu filho apresente algum atraso, ou tenha alguma dúvida sobre isso, procure um especialista da área que possa ajudá-lo.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?