Vivenciando outra cultura

Estudantes aprendem sobre data tradicional do México e participam de apresentações, danças, comidas típicas e exposições de trabalhos


Vivenciar novas culturas torna o aprendizado mais divertido e significativo. Pensando nisso, o Ciep 413 Adão Pereira Nunes – Intercultural Brasil-México, localizado em São Gonçalo, celebrou o Día de Los Muertos (Dia dos Mortos), uma data tradicional da cultura mexicana, com foco em recordar os ciclos da vida. A data serve como inspiração para diversas expressões de arte e é uma ótima forma de começar a se familiarizar com essa cultura, ajudando também no aprendizado do idioma espanhol. 

Para celebrar essa data tão importante para o povo mexicano, o Ciep realizou diversas atividades, como apresentações, danças, comidas típicas e exposições de trabalhos, além, é claro, de homenagens a figuras emblemáticas que já se foram. O evento contou com a participação do cônsul-geral do México Heitor Valezzi, que se emocionou com as homenagens. “Estamos desenvolvendo este projeto na escola há muito tempo e sempre me emociono. Uma comemoração de centenas de anos revivida aqui. Agradecemos demais essa valiosa parceria”, declarou o cônsul. 

Para os estudantes, o evento foi uma mistura de diversão, comemoração e muito conhecimento.Esse trabalho é especial. Nós ensaiamos muito para dar tudo certo nesse momento, que é muito esperado. A escola em festa e todos com alegria”, conta Alanna, aluna do 9°ano do Ensino Fundamental. Tradição na unidade, a festividade atraiu até quem já pertenceu à instituição, como João Gabriel Costa Monteiro da Silva, que retornou para vivenciar esse dia especial. “Sou ex-aluno do colégio e sempre volto aqui, com um projeto de dança. O Ciep é uma família para mim. É muito gratificante ver tudo isso que está acontecendo, e a paixão que temos por esse evento”, disse João Gabriel. 

Patrimônio da humanidade

Na cultura mexicana, acreditava-se que a vida e a morte são parte de um ciclo. Sendo assim, o termo da vida não é realmente um “fim”. Para eles, após as pessoas morrerem, as almas passariam a residir com os deuses e, segundo a crença popular, elas retornariam para visitar os seus entes queridos nesta data festiva — o que requer uma recepção calorosa. 

A importância dessa celebração é tanta que a Unesco já reconheceu o Día de Los Muertos como patrimônio imaterial da humanidade. Atualmente, essa festa é representada em filmes, séries e até em desenhos animados no mundo inteiro. “Lá no México, eles têm essa ideia, de que só morre quem é esquecido. É transformador. A caveira, por exemplo, não representa a morte, mas a igualdade. Esse simbolismo penetra no coração das pessoas. Assim, apesar do nome, essa data é uma festa da vida”, comentou José Leonardo, diretor-adjunto e professor de Fundamentos de Cultura. 


Por Jéssica Almeida 

Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?