Temas Contemporâneos Transversais: o que são? Como utilizá-los na aprendizagem?

A Revista Appai Educar criou um e-book exclusivo com diversas dicas de como aplicar o tema em sala de aula. Confira o primeiro post!


No e-book “Temas Contemporâneos Transversais” da Revista Appai Educar vamos desvendar as principais dúvidas sobre o assunto, trazendo dicas e possíveis soluções para os desafios encontrados ao longo do caminho da efetiva implementação da temática em sala de aula. Nesse primeiro post, focaremos na aceitação e eficácia da temática nas instituições educacionais, além de explicar os Temas Contemporâneos Transversais na BNCC e a sua importância como ferramentas essenciais para uma educação significativa e voltada para a vida em sociedade.

 

Implementação dos Temas Contemporâneos Transversais

A aceitação e eficácia dos temas transversais nas instituições educacionais são cruciais para se compreender sua relevância. Em entrevistas com diretores e professores de escolas que adotaram essa abordagem, observamos que a implementação não é isenta de desafios. A resistência à mudança e a necessidade de adaptação curricular são pontos destacados, mas muitos educadores enfatizam os benefícios a longo prazo, como a formação integral dos alunos.

Inicialmente concebidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1996, os temas transversais, que incluem Ética, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural e Meio Ambiente, foram estabelecidos como eixos orientadores para promover uma aprendizagem que transcende os limites das disciplinas convencionais. Entretanto, mais recentemente, de acordo com as mudanças propostas pela BNCC, houve a necessidade de ampliar esse horizonte em prol da consolidação de cidadãos cada vez mais críticos e atuantes em suas vivências.

Importante ressaltar que, conforme a BNCC (BRASIL, 2017), esses temas, então constituídos Temas Contemporâneos Transversais, passam a ser considerados como um conjunto de aprendizagens essenciais, obrigatórias e indispensáveis a que todos os estudantes – crianças, jovens e adultos – têm direito. Pois até então, de acordo com os PCNs, os Temas Transversais não eram tidos como obrigatórios na BNCC. Nesse sentido, eles passaram, de forma integrada, a instrumentalizar os estudantes para um maior entendimento da sociedade em que vivem. É o que garante a especialista em educação, Maria Silva, acerca da relevância desses assuntos. “Os temas transversais proporcionam uma abordagem holística à educação, preparando os alunos para os desafios do século XXI”, destaca a especialista.

“A análise crítica dessas perspectivas oferece insights sobre como os temas transversais podem ser a chave para formar cidadãos conscientes e responsáveis em toda a sua trajetória, seja acadêmica, pessoal ou profissional”, ilustra Maria Silva, pontuando que, na BNCC, os TCTs foram ampliados para quinze, distribuídos em seis macroáreas temáticas, segundo o gráfico abaixo.

Fonte: http://www.basenacionalcomum.mec.gov.br/

 

Educar além dos livros, moldando cidadãos conscientes e responsáveis

É imperativo que os docentes abordem os TCTs, destacando sua natureza interdisciplinar ao não pertencerem a uma disciplina específica. A diversidade de abordagens é considerada positiva, garantindo a autonomia das redes de ensino e dos professores, segundo Maria Silva, que frisa que essa integração das distintas áreas do conhecimento é altamente salutar nas aprendizagens dos educandos.

De acordo com as informações do MEC, no início, a premissa era manter os TCTs em torno das disciplinas tradicionais, mas diferentes abordagens pedagógicas foram desenvolvidas. Três níveis de complexidade são mencionados: interdisciplinar, envolvendo a integração dos temas aos conteúdos de cada disciplina; intradisciplinar, promovendo o diálogo entre os campos de saberes; e transdisciplinar, buscando a flexibilização das barreiras entre áreas do conhecimento para uma compreensão mais ampla e integrada da realidade que afeta a vida em sociedade.

O Ministério ainda salienta que, nesse cenário, os TCTs emergem como ferramentas essenciais para uma educação significativa e voltada para a vida em sociedade. A abordagem desses temas não apenas proporciona a aprendizagem da gestão de conflitos, mas também representa uma oportunidade para enfrentar e reduzir as desigualdades econômicas e as formas de discriminação.

 

No próximo post…

No segundo post sobre o e-book “Temas Contemporâneos Transversais”, você vai entender a importância de integrar os TCTs de maneira contextualizada e transversal, adotando abordagens intradisciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares. Além de entender o impacto da temática na formação dos alunos, com exemplos práticos e atividades extracurriculares integradas e criativas. Não deixe de conferir!


Por Jéssica Almeida


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