E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 158

E-BOOKEXCLUSIVO Oquesão?Comoutilizá-losparaapoiaraaprendizagem?Reunimosdiversas dicaseexemplosparafacilitaraefetivautilizaçãoemsaladeaula.Confira! Ano26-158-2023-CIRCULAÇÃO DIRIGIDA-DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

2 E-book Revista Appai Educar Em meio às salas de aula tradicionais, uma revolução silenciosa está moldando o futuro da educação. Os temas transversais, antes vistos como acessórios na jornada acadêmica, estão emergindo como protagonistas, transformando o ensino além dos limites dos livros didáticos. Nesta reportagem, mergulharemos profundamente na implementação e impacto desses temas, desvendando seu papel crucial na formação dos cidadãos do futuro.

3 E-book Revista Appai Educar Implementação dos Temas Contemporâneos Transversais A aceitação e eficácia dos temas transversais nas instituições educacionais são cruciais para se compreender sua relevância. Em entrevistas com diretores e professores de escolas que adotaram essa abordagem, observamos que a implementação não é isenta de desafios. A resistência à mudança e a necessidade de adaptação curricular são pontos destacados, mas muitos educadores enfatizam os benefícios a longo prazo, como a formação integral dos alunos. Inicialmente concebidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1996, os temas transversais, que incluem Ética, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo, Pluralidade Cultural e Meio Ambiente, foram estabelecidos como eixos orientadores para promover uma aprendizagem que transcende os limites das disciplinas convencionais. Entretanto, mais recentemente, de acordo com as mudanças propostas pela BNCC, houve a necessidade de ampliar esse horizonte em prol da consolidação de cidadãos cada vez mais críticos e atuantes em suas vivências.

Fonte: www.basenacionalcomum.mec.gov.br/ MEIO AMBIENTE -Educação Ambiental -Educação para o Consumo CIÊNCIA E TECNOLOGIA -Ciência e Tecnologia ECONOMIA -Trabalho -Educação Financeira -Educação Fiscal SAÚDE -Saúde -Educação Alimentar e Nutricional CIDADANIA E CIVISMO -Vida Familiar e Social -Educação para o trânsito -Educação emDireitos Humanos -Direitos da Criança e doAdolescente -Processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso MULTICULTURALISMO -Diversidade Cultural -Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS NA BNCC 4 E-book Revista Appai Educar Importante ressaltar que, conforme a BNCC (BRASIL, 2017), esses temas, então constituídos Temas Contemporâneos Transversais, passam a ser considerados como um conjunto de aprendizagens essenciais, obrigatórias e indispensáveis a que todos os estudantes – crianças, jovens e adultos – têm direito. Pois até então, de acordo com os PCNs, os Temas Transversais não eram tidos como obrigatórios na BNCC. Nesse sentido, eles passaram, de forma integrada, a instrumentalizar os estudantes para um maior entendimento da sociedade em que vivem. É o que garante a especialista em educação, Maria Silva, acerca da relevância desses assuntos. “Os temas transversais proporcionam uma abordagem holística à educação, preparando os alunos para os desafios do século XXI”, destaca a especialista. “A análise crítica dessas perspectivas oferece insights sobre como os temas transversais podem ser a chave para formar cidadãos conscientes e responsáveis em toda a sua trajetória, seja acadêmica, pessoal ou profissional”, ilustra Maria Silva, pontuando que, na BNCC, os TCTs foram ampliados para quinze, distribuídos em seis macroáreas temáticas, segundo o gráfico abaixo.

5 E-book Revista Appai Educar Educar além dos livros, moldando cidadãos conscientes e responsáveis É imperativo que os docentes abordem os TCTs, destacando sua natureza interdisciplinar ao não pertencerem a uma disciplina específica. A diversidade de abordagens é considerada positiva, garantindo a autonomia das redes de ensino e dos professores, segundo Maria Silva, que frisa que essa integração das distintas áreas do conhecimento é altamente salutar nas aprendizagens dos educandos. De acordo com as informações do MEC, no início, a premissa era manter os TCTs em torno das disciplinas tradicionais, mas diferentes abordagens pedagógicas foram desenvolvidas. Três níveis de complexidade são mencionados: interdisciplinar, envolvendo a integração dos temas aos conteúdos de cada disciplina; intradisciplinar, promovendo o diálogo entre os campos de saberes; e transdisciplinar, buscando a flexibilização das barreiras entre áreas do conhecimento para uma compreensão mais ampla e integrada da realidade que afeta a vida em sociedade. O Ministério ainda salienta que, nesse cenário, os TCTs emergem como ferramentas essenciais para uma educação significativa e voltada para a vida em sociedade. A abordagem desses temas não apenas proporciona a aprendizagem da gestão de conflitos, mas também representa uma oportunidade para enfrentar e reduzir as desigualdades econômicas e as formas de discriminação.

6 E-book Revista Appai Educar O futuro da educação está na formação integral do indivíduo Destaca-se, entre tantos, a importância de integrar os TCTs de maneira contextualizada e transversal, adotando abordagens intradisciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares. “É crucial compreender que não se busca uma teoria única para os temas integradores, mas sim estabelecer princípios pedagógicos que preservem sua verdadeira finalidade. Esses pressupostos visam assegurar que a educação escolar se torne uma estratégia efetiva na construção da cidadania e na promoção da participação ativa na vida em sociedade, conferindo significado real aos conteúdos classificados como Temas Contemporâneos Transversais”, pontua a especialista.

7 E-book Revista Appai Educar Impacto na Formação dos Alunos Ao explorar as experiências e perspectivas dos alunos, fica claro que os temas transversais vão além da teoria, moldando comportamentos e visões de mundo. Projetos que já passaram aqui na Revista Appai Educar revelam a importância desses temas na construção de habilidades socioemocionais e cidadãs. Foi o caso do projeto Salvando Vidas, em que os alunos que participaram da atividade transversal destacam mudanças significativas em sua forma de pensar e agir, ao prepará-los não apenas para o sucesso acadêmico, mas para os desafios da vida. Continuamente, os TCTs se firmam como uma ponte entre o conhecimento e a aplicação prática na vida dos alunos, como podemos destacar também no projeto do Colégio Estadual Jorge Zarur, em que a escuta ativa foi fundamental para uma valorização ainda mais profunda acerca dos conhecimentos e saberes no trato e respeito às culturas e suas diversidades. O futebol e as artes, bem como a educação financeira, têm sido evidentes nos triunfos alcançados, como a melhoria nas relações interpessoais entre alunos e o aumento da participação cívica. Esses casos de sucesso indicam que os obstáculos podem ser superados em prol de uma educação mais abrangente.

8 E-book Revista Appai Educar Para além dessa transversalidade, desenvolver os TCTs na sala de aula e em atividades extracurriculares requer uma abordagem pedagógica integrada e criativa. Listamos algumas diretrizes para desenvolver esses temas de maneira qualitativa: Desenvolvimento na Sala de Aula De acordo com os especialistas, ao realizar a incorporação aos Conteúdos Curriculares, é importante adotar uma abordagem intradisciplinar, integrando os TCTs aos temas constituintes de cada disciplina. Explore conexões entre os assuntos contemporâneos e os objetivos de aprendizagem específicos de cada matéria. Atividades Interdisciplinares Promova atividades interdisciplinares que envolvam a colaboração entre diferentes disciplinas. Desenvolva projetos que permitam aos alunos aplicarem conceitos de diversas áreas na análise e solução de problemas relacionados aos TCTs. Diálogo e Debates Estimule o diálogo aberto em sala de aula, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões sobre questões relacionadas aos temas contemporâneos. Organize debates estruturados que abordem diferentes perspectivas sobre um tema específico. Atividades Práticas Integre atividades práticas que envolvam os alunos diretamente com os TCTs, como visitas a locais relevantes, trabalhos de campo ou projetos de serviço comunitário. Utilização de Recursos Tecnológicos Faça uso de recursos tecnológicos, como vídeos, documentários e plataformas on-line, para enriquecer o aprendizado sobre os TCTs. Desenvolvimento emAtividades Extracurriculares Crie clubes ou grupos de estudo focados em explorar a fundo os temas contemporâneos. Incentive a participação voluntária dos alunos em atividades extracurriculares relacionadas aos TCTs.

9 E-book Revista Appai Educar Projetos Sociais Desenvolva projetos sociais que permitam aos alunos aplicarem os seus conhecimentos na prática, promovendo impacto positivo na comunidade. Eventos, Workshops e Palestras Organize eventos e palestras com especialistas nos TCTs para proporcionar aos alunos uma visão mais ampla e aprofundada desses temas. Participação em Competições Incentive a participação em competições ou desafios que envolvam a resolução de problemas relacionados aos temas contemporâneos. Parcerias Externas Estabeleça parcerias com organizações externas para proporcionar experiências práticas e conexões do mundo real com os TCTs, uma vez que as estatísticas revelam um aumento significativo na adoção de temas transversais nos currículos escolares ao longo dos últimos 10 anos. O que fica perceptivo, de acordo com a educadora Maria Silva, é que estamos diante de um tema com viés de exploração profundo na educação. “E é evidente que estamos diante de uma mudança paradigmática. Essa abordagem não só enriquece o conhecimento acadêmico, mas também forja cidadãos preparados para os desafios de uma sociedade em constante evolução. Os temas transversais não são apenas uma adição ao currículo. São a chave para ajudar a desbloquear o verdadeiro potencial dos estudantes”, garante Silva.

10 E-book Revista Appai Educar Estratégias para incorporar os temas transversais no currículo Os temas transversais podem ajudar professores a desenvolver atividades relacionadas a qualquer componente curricular e em qualquer etapa do ensino. Incorporar esses temas na programação escolar é importante para promover uma educação mais abrangente e participativa. Como dito anteriormente, os temas transversais constituem questões sociais, culturais, éticas e ambientais que podem ser integradas às diversas disciplinas, proporcionando uma compreensão mais ampla e interconectada do conhecimento. Para incorporar os temas transversais no currículo, o primeiro passo é identificar os temas relevantes para as realidades local, nacional e global. O educador deve considerar temas como ética, cidadania, meio ambiente, diversidade, direitos humanos, saúde, entre outros. Após a identificação desses temas relevantes para a comunidade escolar em questão, é preciso realizar um planejamento das ações. Promova reuniões entre os professores para planejar a integração dos temas e desenvolva ações de interconexão entre as disciplinas. Ao criar os projetos interdisciplinares, o docente deve relacionar os conceitos abordados em sala de aula com situações do cotidiano dos alunos e do mundo real. Além de mostrar como os temas transversais estão presentes em diferentes disciplinas. Ao adotar essas estratégias, os educadores podem enriquecer o processo educacional, preparando os alunos para compreenderem e lidarem com as complexidades do mundo contemporâneo.

11 E-book Revista Appai Educar Atividades práticas que promovem a reflexão sobre esses temas Além dos exemplos citados anteriormente, a Revista Appai Educar já foi vitrine de diversos projetos pedagógicos desenvolvidos em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro. Um exemplo disso é o projeto Entendendo as diferenças, cuja ideia é integrar as formas de comunicação no meio escolar e ainda abordar temas de extrema importância: a violência contra a mulher e uma escola mais inclusiva. Através do projeto desenvolvido em um colégio de São João de Meriti, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar o uso de libras, braile e ainda aprenderam sobre o autismo.

12 E-book Revista Appai Educar Outra abordagem feita em sala de aula foi destacar a importância de uma alimentação saudável, a prática de esportes e uma rotina equilibrada. Os alunos do Colégio Estadual Eliza Maria Dutra entraram de cabeça nesse universo, através do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, que propôs um debate desde a composição até o aproveitamento integral dos produtos. Mas para que as aulas se tornassem efetivas, vários objetivos foram propostos, antes de colocar em execução o trabalho prático, como: aprender sobre as características e a importância dos nutrientes; reconhecer a necessidade de uma alimentação adequada; perceber o quão fundamental é a comida saudável na manutenção do organismo e na prevenção das doenças.

13 E-book Revista Appai Educar A construção do longo caminho percorrido na igualdade entre os gêneros tem sido erguida desde que a mulher percebeu que, assim como o homem, ela é parte integrante da civilização. Avanços, desilusões e conquistas marcam essa trajetória, entretanto ainda há muito para se fazer. E foi a partir dessa consciência humanitária, de que o respeito é o eixo para que se tenha uma sociedade mais justa e igualitária, que a professora de Artes Visuais Geane Senra de Oliveira começou a idealizar o projeto Lugar de mulher é onde ela quiser, em uma escola em Oswaldo Cruz. Esse é mais um exemplo de como abordar o tema transversal de forma prática em sala de aula.

14 E-book Revista Appai Educar Desafios comuns na implementação de temas transversais A implementação de temas transversais no currículo escolar pode enfrentar inúmeros desafios. Os mais comuns associados a essa prática são a resistência de algumas instituições educacionais, devido a tradições estabelecidas, estruturas curriculares rígidas ou falta de compreensão sobre a importância dessas questões. Outro desafio encontrado por alguns professores é a pressão de tempo devido a um currículo sobrecarregado. A inclusão de temas transversais pode ser percebida como uma carga adicional, resultando em resistência por parte dos educadores. Outro ponto importante observado é que muitos professores podem não ter recebido treinamento específico sobre como integrar efetivamente temas transversais em suas disciplinas. A falta de conhecimento pode limitar a implementação bem-sucedida. Além disso,

15 E-book Revista Appai Educar os sistemas de avaliação tradicionais podem não ser os mais indicados para medir adequadamente o aprendizado relacionado a temas transversais, que muitas vezes envolvem habilidades socioemocionais e de pensamento crítico. A falta de materiais didáticos e recursos específicos para tratar esse assunto pode dificultar a integração desses tópicos de forma eficaz, assim como os desafios da infraestrutura. Escolas com limitações nesse sentido podem ter dificuldades em organizar atividades práticas e experiências de aprendizado relacionadas a temas transversais. Além de todos os desafios citados, o professor pode encontrar dificuldades em coordenar esforços entre diferentes matérias para criar uma abordagem interdisciplinar. Ou ainda a resistência por parte dos alunos, se não perceberem a relevância imediata para as suas vidas ou se não estiverem acostumados a uma abordagem de aprendizado mais participativa.

16 E-book Revista Appai Educar Como superar esses desafios? Vencer essas etapas exige um comprometimento contínuo de educadores, gestores escolares, pais e comunidade em geral. A sensibilização, a formação contínua e o desenvolvimento de estratégias flexíveis são fundamentais para garantir o sucesso na implementação de temas transversais. O primeiro passo para tornar efetiva essa ação é a conscientização. Educar os envolvidos sobre a importância dos temas transversais na formação integral dos alunos. Para isso, realize workshops, palestras e discussões para destacar os benefícios e a relevância dessas questões. Desenvolver programas de formação docente também é fundamental para a efetiva implementação de temas transversais no currículo. Ofereça treinamento específico para os professores sobre como integrá-los em suas disciplinas e promova a colaboração entre docentes de diferentes áreas para

17 E-book Revista Appai Educar compartilhar conhecimentos e estratégias. Promover uma cultura escolar que valorize a integração entre diferentes disciplinas também vai ajudar a colocar em prática essas ações. E você, professor, que tem domínio no assunto, crie e compartilhe materiais didáticos e recursos específicos para temas transversais. Utilize tecnologia educacional para disponibilizar conteúdos interativos e recursos on-line. Que tal compartilhar com os seus colegas esse e-book da Revista Appai Educar? Temos certeza de que vai ajudar outros educadores e esclarecer muitas dúvidas. Outro material importante é o documento do MEC que orienta o trabalho com os TCTs. O livro Temas Transversais, da autora Laura Monte Serrat Barbosa, aborda a possibilidade de trabalhar com o conhecimento na perspectiva de sua dinamicidade levando para a sala de aula a discussão de questões sociais relacionadas diretamente às diferentes realidades vividas pelas várias localidades brasileiras. A obra contextualiza esses temas e aproxima de diversas disciplinas para favorecer a interdisciplinaridade. A autora propõe uma releitura da função dos temas transversais estabelecidos pelos PCNs de modo a auxiliar o professor a estabelecer uma ponte entre o conhecimento escolar e o conhecimento social.

18 E-book Revista Appai Educar No site eduCAPES, é possível baixar gratuitamente o livro Temas transversais, Educação, Saúde e Sociedade: um diálogo necessário. A obra reúne pesquisas e estudos com diferentes perspectivas, que trazem à tona assuntos importantes para serem debatidos e elevados, em uma perspectiva convergente, na expectativa de colaborar para a difusão de ideias e experiências que possam contribuir para a educação em todo o país. Diversos autores se dedicam a pesquisar essas transformações, chegando a afirmar que vivemos em uma cultura que foi transformada pela tecnologia e que não existiria mais sem ela. Aproveite a leitura! E lembre-se: superar os desafios na implementação de temas transversais requer um comprometimento contínuo e uma abordagem colaborativa. Ao envolver todos os interessados e adaptar as práticas educacionais, as escolas podem proporcionar uma educação mais abrangente e preparar os alunos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

19 E-book Revista Appai Educar Por Antônia Figueiredo e Jéssica Almeida *Maria Silva é mestre em Educação. Atualmente aposentada, continua envolvida em atividades de consultoria e capacitação de educadores. Fontes: Ministério da Educação, BNCC e Nova Escola.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=