E-BOOK REVISTA APPAI EDUCAR - EDIÇÃO 158

5 E-book Revista Appai Educar Educar além dos livros, moldando cidadãos conscientes e responsáveis É imperativo que os docentes abordem os TCTs, destacando sua natureza interdisciplinar ao não pertencerem a uma disciplina específica. A diversidade de abordagens é considerada positiva, garantindo a autonomia das redes de ensino e dos professores, segundo Maria Silva, que frisa que essa integração das distintas áreas do conhecimento é altamente salutar nas aprendizagens dos educandos. De acordo com as informações do MEC, no início, a premissa era manter os TCTs em torno das disciplinas tradicionais, mas diferentes abordagens pedagógicas foram desenvolvidas. Três níveis de complexidade são mencionados: interdisciplinar, envolvendo a integração dos temas aos conteúdos de cada disciplina; intradisciplinar, promovendo o diálogo entre os campos de saberes; e transdisciplinar, buscando a flexibilização das barreiras entre áreas do conhecimento para uma compreensão mais ampla e integrada da realidade que afeta a vida em sociedade. O Ministério ainda salienta que, nesse cenário, os TCTs emergem como ferramentas essenciais para uma educação significativa e voltada para a vida em sociedade. A abordagem desses temas não apenas proporciona a aprendizagem da gestão de conflitos, mas também representa uma oportunidade para enfrentar e reduzir as desigualdades econômicas e as formas de discriminação.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTA5NTc=