O incentivo à leitura e escrita não pode parar!

Escola estimula esses hábitos através de recitais de poesias no Instagram


Localizado em um dos maiores municípios do Estado do Rio, Duque de Caxias, o Colégio Estadual Padre Anchieta sempre buscou enfatizar a importância da leitura com seus alunos. Exemplos disso são as mensagens nas paredes dos corredores da escola, o carrinho com livros durante os intervalos, o cantinho da leitura com a troca de obras literárias e o bate-papo com diversos escritores, entre eles Maria Tereza Maldonado, Júlio Emílio e Luís Eduardo Matta.

Mesmo com o ensino remoto, essa prática segue firme, mas com algumas modificações. Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, por exemplo, a escola deu continuidade ao incentivo da leitura e também da escrita, aliando isso a uma atividade que combina criatividade, memória, história e afetividade. “Sempre proporcionamos um contato dos alunos com a poesia por meio de recital. Por conta do contexto atual foi adaptada para uma live na página do Instagram da Escola”, explica o diretor-geral da instituição, Renan Oliveira.

O intuito da ação é contribuir para o desenvolvimento da expressão oral e da escrita. Junto com os professores de Língua Portuguesa, a escola abriu um espaço para inscrição dos alunos que desejavam participar da live apresentando sua própria poesia ou alguma de sua preferência. A partir disso, foi realizado um cronograma de apresentações com essas poesias. Eles fizeram homenagens a Bráulio Bessa, Flávia Wenceslau, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, além de apresentarem músicas do cancioneiro popular.

O convidado e professor de Língua Portuguesa Luiz Vaz apresentou poesias elaboradas pelos alunos nas aulas da oficina criativa em parceria com o Sesc Caxias em 2019. Ele conta que leva a escola no coração por proporcionar aos estudantes viverem diariamente a cultura e serem incentivados a criar a todo instante.

Já o aluno João Pedro Batista Claro, da turma 1.001, destacou que seu gosto pela leitura aconteceu dentro da escola e a partir do incentivo da professora Solange, que o encorajou a gravar vídeos apresentando poesias. A partir daí ele não consegue parar de ler livros e versos. Além dele, o colega surdo Ryan Azevedo, da turma 1.006, também deu um show durante sua apresentação na ação de incentivo à leitura.

O diretor demonstrou alegria e satisfação com o resultado da live. “Fiquei muito orgulhoso em apreciar a apresentação de tantos talentos em nossa escola. Há necessidade de sermos pássaros a todo instante para que nossos alunos possam voar sempre. Parabéns a todos os envolvidos! Nossas ações não podem parar”, garante Renan.

 

Incentivando a leitura desde sempre!

Como contamos anteriormente, o colégio é um parceiro de longa data da Revista Appai Educar e sempre buscou o estímulo à leitura e à escrita. Confira outros projetos desenvolvidos por ele sobre essa temática:

Utilizando recursos digitais
As lives no Instagram da escola estão sempre presentes! Durante o período de distanciamento social, também rolou uma com a cantora Daíra Saboia e a escritora Maria Tereza Maldonado, tendo como foco principal a aprendizagem por meio de projetos. Leia a matéria completa aqui!

Construindo felicidade
Estimulados a participar sempre de recitais, rodas de leitura e saraus, os estudantes trabalharam em cima do livro “Construindo a Felicidade”, de Maria Tereza Maldonado, e tiveram a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Confira a matéria completa!


Por Jéssica Almeida
Fotos cedidas pela escola e banco de imagens gratuitas do Freepik.


Podemos ajudar?