Como preservar o meio ambiente?

Através de exemplos práticos, descubra como trabalhar a temática com seus alunos e ter resultados efetivos e duradouros


Se você ainda não está sabendo da novidade, essa matéria faz parte da nova editoria da Revista Appai Educar. Intitulada de “Calendário”, vamos abordar datas comemorativas da nossa cultura, com intuito de homenagear o assunto em questão e, claro, ajudar você com conteúdo para trabalhar em sala de aula. Para essa edição vamos falar sobre o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho.

Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante uma conferência sobre o assunto, a data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais que até então eram considerados inesgotáveis.

A data foi escolhida para coincidir com a realização dessa conferência em 1972, que ficou conhecida como a Conferência de Estocolmo. A partir daí, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos para que os impactos sejam reduzidos. E você, o que tem feito pela preservação do meio ambiente? A Revista Appai Educar está aqui para ajudar você com exemplos práticos que poderão ser aplicados na escola em que leciona e em diferentes disciplinas. Confira!

 

Atividades para o Dia do Meio Ambiente

Vamos começar a colocar a mão na massa? Que tal propor aos alunos debates, palestras, entre outras atividades que promovam atitudes sustentáveis, ensinando os estudantes a fazer coleta seletiva, preservar a natureza e utilizar os recursos naturais de forma responsável.

Como somente a teoria não basta, o estudante precisa praticar o que aprendeu. Atividades extracurriculares, como visitas a depósitos de reciclagem, plantio de árvores e ações comunitárias, podem ser úteis nesse processo. Como nesse atual momento não estamos podendo sair de casa, veja se esses lugares oferecem tour virtual e compartilhe com seus alunos.

 

Projetos pedagógicos que deram certo!

Está achando que as dicas acabaram? Que nada! Por aqui, na Revista Appai Educar, já compartilhamos inúmeros projetos ligados ao meio ambiente. Por isso, hoje vamos relembrar algumas dessas iniciativas desenvolvidas por educadores de diversas regiões do Brasil, que trouxeram resultados muito positivos e podem inspirar você nas aulas do dia a dia, mesmo com o ensino híbrido. Veja essa seleção exclusiva!

 

Plástico: mocinho ou vilão?

A resposta parece óbvia. Mas não é. Pesquisas mostram que um dos principais materiais desenvolvidos pelo homem tem sido uma via de mão dupla, com grande impacto no meio ambiente. Diante de questões como essa, a escola continua sendo um laboratório para fomentar a consciência ecológica, a fim de se ensinar a importância da preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Leia a matéria completa aqui!

 

Doe solidariedade!

A causa animal ganhou um reforço! Coloridas e frequentes no nosso dia a dia, as tampinhas plásticas vêm se destacando no cenário ambiental e social a partir da reciclagem. Inspiradas em projetos já desenvolvidos no Brasil e em outros países, quatro amigas se uniram e começaram a coletar tampas, com intuito de com o dinheiro arrecadado amenizar o abandono e a crescente proliferação de animais nas ruas. E você pode fazer parte dessa rede solidária! Para saber mais, clique aqui.

 

Filhos da Terra

Através das artes, alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental aprenderam sobre a preservação do meio ambiente e as culturas indígena e africana. O intuito foi focar no desenvolvimento integral das crianças por meio de um recorte aberto e multidisciplinar que envolve o ensino das artes. Além de abordar áreas como música e cultura de forma interdisciplinar. Para saber mais, clique aqui.

 

Verde que te quero!

Por aqui, a ideia é sensibilizar os alunos nas questões envolvendo preservação de recursos naturais, transformando-os em multiplicadores dentro da comunidade onde estão inseridos e preparando-os para exercer uma postura de cidadãos ecologicamente corretos. Além de mostrar que o meio ambiente começa por cada um de nós, desde o cuidado com o corpo, passando pela limpeza da casa onde moramos até abranger toda a comunidade. Leia a matéria completa clicando aqui!

Para conhecer outros projetos ligados ao tema ou demais disciplinas, acesse a página da revista no site da Appai (www.appai.org.br). Ah, não esqueça de enviar o seu projeto para a nossa equipe através do e-mail redacao@appai.org.br. Vamos adorar conhecer seu trabalho e quem sabe divulgar nas próximas edições da revista. Até lá!


Por Jéssica Almeida
Fotos: Banco de imagens gratuito do Freepik.
Fonte: Brasil Escola


Podemos ajudar?