Com o Whatsapp agora ficou mais fácil criar podcast

Veja algumas possibilidades de produzir e compartilhar conteúdo pedagógico com smartphone


A popularização do acesso à tecnologia tem influenciado fortemente a vida do estudante. Aliás, mais que uma influência, é possível dizer que a utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação promove uma real revolução no no âmbito escolar, renovando formas de ensinar e de aprender.

No que diz respeito à Educação 4.0, um nicho educacional transformado pela tecnologia, já se tem claro entendimento de que não há mais espaço para aulas totalmente expositivas ou material didático e suportes puramente tradicionais. Isso tem feito com que professores se reinventem, adicionando novas ferramentas no ensino para uma educação mais participativa, dinâmica e independente. Uma dessas ferramentas é o podcast, conteúdo de mídia em áudio, semelhante a um programa de rádio, que pode abordar variedades ou temas específicos.

O maior benefício ao trabalhar com esse recurso na educação é a experiência que o aluno já possui com o podcast. Eles sabem como usar os serviços de streaming de áudio e estão o tempo todo conectados. Hoje a vida das pessoas é influenciada pelos memes, pelas redes sociais, pelo conteúdo dinâmico e de fácil acesso. Por isso faz sentido o uso desse recurso para lecionar, porque ele mobiliza afetos e faz parte da vida dos estudantes.

Além disso, o áudio é uma oportunidade de exercitar a fantasia, imaginação, criatividade, sem a necessidade de expor sua imagem. Para muitos alunos, isso faz toda a diferença e oferece ao professor uma ferramenta para incentivá-los a dar os primeiros passos em ações de autoconhecimento. Por meio da gravação e audição de conteúdo, o educador dá voz aos discentes, promovendo autonomia e enriquecendo a aprendizagem.

Para facilitar ainda mais esse processo, em tempos de isolamento social, onde diversos alunos estão realizando as aulas a distância, o WhatsApp tem se tornado a ferramenta mais acessível para se produzir áudios de qualidade e coletivamente, como visto na matéria WhatsApp: você tem uma notificação educacional.

O professor Olavo Vitorino, que leciona para o Ensino Fundamental II de uma escola da rede privada de Na-tal/RN, teve a iniciativa de criar o podcast “Geografi a em Rede”, em que esclarece dúvidas de seus alunos e traz complementos e curiosidades a partir do que foi discutido numa aula. “O áudio é muito didático, simples e direto. Por meio dele podemos fazer breves explicações e temos a rapidez de poder compartilhá–lo pelo WhatsApp”, ratifi ca o educador.

Para o alunado, fazer com as próprias mãos o podcast é uma oportunidade de promover produções autorais, e de experimentar outra linguagem. “Eles trabalham a articulação e a desinibição, também aprendem a expor uma ideia e argumentar, desen-volvendo o pensamento crítico”, esclarece Olavo. Para compartilhar os áudios no aplicativo, é preciso estar atento à duração do conteúdo, pois, ao produzir podcast de até 5 minutos, eles também exercitam a capacidade de síntese e a objetividade.

Já em relação aos formatos, as opções são as mais variadas. De acordo com o professor é possível organizar um podcast narrativo de ficção, uma entrevista com alguém ou apenas uma apresentação de um tema feita pelo narrador. Em toda forma, é imprescindível prestar atenção aos elementos do gênero: a formalidade/informalidade do apresentador, as modulações na voz, os efeitos sonoros, a música de fundo e assim por diante.

“O professor também pode sugerir um tema ou fazer uma pergunta, e cada um dos alunos tem que responder ou abordar por um viés. Depois, ele compartilha seu trecho no grupo e o docente pode compilar todos em um único áudio, com esse ma-terial fi cando disponível para os estudantes estuda-rem a matéria”, preconiza Olavo.

 

Confira 7 passos para você produzir podcast com seus alunos pelo Whatsapp

• Para iniciar, escolha um tema para seu podcast. Explore o currículo e escolha um ponto para que os alunos desenvolvam a temática. É importante delimitar o objetivo para que eles não se desvirtuem tentando abordar assuntos diferentes. Isso fará com que o produto final não fique confuso e/ou cansativo.

• Depois, defi na quem participará do podcast. Trabalhe pequenos grupos para que eles desenvolvam a atividade coletivamente e de forma criativa. Deixe que os próprios alunos escolham os responsáveis por cada parte pesquisada e a metodologia a ser seguida, como entrevistas, narração etc.

• Agora chegou a vez de criar o roteiro para tratar do tema. Antes de dar o pontapé inicial à gravação, explique aos estudantes que eles devem escrever o que vão gravar e colocar em ordem os assuntos. Isso ajudará na organização do pensamento e evitará os esquecimentos repentinos, que acontecem mesmo com quem sabe se expressar muito bem.

• Outra parte importante é o ensaio para a gravação. Ainda que a inquietação seja evidente, reforce a necessidade de ensaiar previamente. Assim, os estudantes perceberão possíveis problemas que podem ser retifi cados no roteiro, além de conseguirem estimar o tempo que o conteúdo terá.

• Enfim, a vez da fase de produção deve ser iniciada. Peça para que a gravação seja feita em um ambiente silencioso.

• Já na fase de pós-produção, edite os áudios, utilizando este momento para polir o conteúdo retirando o que não ficou bom ou regravando o que for necessário. Existem aplicativos disponíveis gratuitamente para o celular e computador ou até mesmo os recursos do próprio smartphone. Após finalizado, peça que cada aluno envie seu arquivo de áudio.

• E para encerrar a atividade, o papel do professor será fundamental nessa fase: sendo o supervisor de todo o conteúdo. É você quem fi ca com a missão de unir todos os áudios em um único arquivo e publicar o podcast no grupo da turma em que você leciona. Pronto, agora você tem um novo podcast riquíssimo em conteúdo educacional que vai ajudar a sua turma a aprender de forma tecnológica e autoral.

 

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Por Richard Günter
Fontes: Sebrae | Nova Escola | MEC


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