Podcast na sala de aula pode?

Saiba como essa ferramenta digital pode influenciar o ensino


A cada dia ele ganha novos ouvintes. Sem dúvida, foi o queridinho de 2019, já que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (ABPOD), registrou uma considerável alta em seu consumo. Mais de 40% dos internautas já ouviram pelo menos uma vez algum conteúdo neste formato. No site da Appai, o material produzido já bateu a marca de 1 milhão de plays. Diante essa realidade, é possível se apropriar desta tecnologia para uso em sala de aula? A resposta vem até em caps lock: SIM! E vamos mostrar como surpreender seus alunos.

O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e deve ser usado cada vez mais por professores e alunos. Isso porque este formato tem o potencial ativo para desenvolver habilidades cognitivas. Vamos entender:

 

Mas o que é um podcast?

De acordo com Luiz André Ferreira, Mestre e podcaster, ele é um arquivo de áudio ou vídeo em formato digital que é transmitido pela internet. Sua funcionalidade é semelhante à do rádio, só que você pode fazer o download do arquivo para ouvir quando e onde desejar. Alguns professores já fazem uso do podcast, ouvindo e depois discutindo o conteúdo com os alunos de forma presencial.

Com essa explicação, já podemos ratificar a importância dele no acréscimo ao fazer pedagógico. Isso porque, em diferentes graus, os alunos estão de alguma forma conectados pela internet. No cotidiano, eles já utilizam serviços de áudio e acessam podcasts. Justamente por ser uma ferramenta popularizada entre os jovens, o docente pode se beneficiar dessa receptividade para promover projetos pedagógicos que lidem de forma objetiva com eles.

Vale ressaltar que, entre as vantagens deste projeto, está a oportunidade de fazer os estudantes se tornarem produtores, além de ouvintes. Criando podcasts, os alunos trabalharão a oralidade, a escuta ativa, a percepção do ambiente e vão desenvolver sua maneira de se expressar.

 

Um exemplo que vai inspirar você

Sem dúvida, trabalhar com podcast traz inúmeras possibilidades. A professora Débora Garofalo, da rede pública de São Paulo, que já ficou entre os dez finalistas do Global Teacher Prize, o Nobel da Educação, sentiu a necessidade de empregar a ferramenta em sala de aula, até que teve um momento de insight e decidiu explorar a regionalidade e a oralidade em uma atividade interdisciplinar. “Eu convidei os alunos a trabalhar as diferenças linguísticas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Com a lista de palavras formulada, eu desafiei cada grupo a criar uma história e gravar uma radionovela”, relata.

O primeiro passo foi realizar uma pesquisa listando vocábulos que os estudantes não conheciam de cada região. De acordo com Débora, os alunos do quinto ano amaram a ideia. O roteiro da radionovela e as gravações foram criados coletivamente.

O resultado dessa radionovela pode ser conferido na página da Revista Appai Educar no site: www.appai.org.br

 

Qual programa posso utilizar para gravar podcast?

Uma maneira de criar podcast de forma livre e gratuita é utilizando o programa Audacity. Esse software pode ser baixado e manuseado off-line, ou seja, não precisa de conexão com a internet. Ele permite edição, cortes, mixar vozes e músicas, além de ser interativo e bem intuitivo. Uma outra alternativa são os apps de gravação de voz dos próprios aparelhos celulares, que permitem registrar e editar.


Por Richard Günter
Fontes:
Nova Escola | SEE/SP

Débora Garofalo é Assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP). Formada em Letras e Pedagogia, mestranda em Educação pela PUC-SP, foi vencedora na temática especial “Inovação na Educação”, no Prêmio Professores do Brasil.


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