No Brasil, Malala defende que a educação é o melhor investimento


Foto: Rovena Rosa – Agência Brasil 

A ativista paquistanesa e a pessoa mais jovem a receber um Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, aproveitou sua visita ao Brasil para defender que a educação a longo prazo é o melhor investimento, em especial para o desenvolvimento feminino. “O empoderamento das meninas vem da educação, tem a ver com emancipação”, afirma.

Malala ressalta que um dos seus objetivos no Brasil é achar meios para que as 1,5 milhão de meninas que estão fora da escola tenham acesso à educação. A paquistanesa quer promover também esse avanço entre as comunidades menos favorecidas no Brasil. “A melhor forma de melhorar a educação em qualquer país é realizar parcerias com ativistas locais. Vamos focar nas regiões que mais precisam, como o Nordeste, mas também queremos apoiar outras campanhas. Estou aqui para aprender e usar o Fundo Malala da melhor maneira”, garantiu para uma plateia formada por 800 convidados, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo.

Foto: SM2 Fotografia

MALALA VAI PATROCINAR TRÊS BRASILEIRAS QUE LUTAM PELA EDUCAÇÃO DE MENINAS

Depois da palestra em São Paulo, ela anunciou que as primeiras ativistas do Brasil a integrar a Rede Gulmakai – uma iniciativa do Fundo Malala que patrocina homens e mulheres que incentivam ou promovem a educação de meninas em vários países – são Ana Paula Ferreira de Lima (Bahia), Sylvia Siqueira Campos (Pernambuco) e Denise Carreira (São Paulo).

O Fundo Malala já chegou a investir recursos em projetos de ativistas indígenas do México, mas o anúncio feito na última terça marca a expansão da Rede Gulmakai para a América Latina, começando pelo Brasil. O projeto já contempla outros seis países: Afeganistão, Líbano, Índia, Nigéria, Paquistão e Turquia.

 

MALALA DAY

Hoje, 12 de julho, comemora-se o Dia Malala Day, declarado pela ONU em homenagem à garota paquistanesa, sobrevivente de um atentado após levar um tiro na cabeça de um extremista talibã.



Deixar comentário

Podemos ajudar?