A palavra ensina mas o exemplo arrasta


Orientação aos pais

 

A escola e, mais especificamente, nós, professores, nos deparamos diariamente com pais diante da seguinte questão: Como disciplinar meu filho?

Longe de dar todas as respostas ao ponto levantado, queremos aqui trazer uma reflexão importante que, se colocada em prática, vai fazer grande diferença para a educação dos filhos.

De forma resumida, disciplinar quer dizer educar, instruir… A melhor forma de educar uma criança está resumida em três categorias-chave: regras, imitação e inspiração.

 

REGRAS

O regulamento é muito importante nos primeiros anos de desenvolvimento da criança. É quando são estabelecidas as regras, o que pode, o que não pode; é preciso deixar tudo muito claro. Aos poucos, os pais podem e devem criar as regras com os filhos, cientes de que, enquanto são pequenos, algumas sugestões deles podem ser equivocadas, mas você tem como mediar a situação e explicar de forma argumentada o que pode e o que não pode. As crianças menores gostam e “pedem” regras. Os estudiosos do desenvolvimento infantil explicam que as regras fazem parte dos limites, e que limites bem colocados trazem segurança para os pequenos.

Exemplo de regra estabelecida: depois de brincar, é preciso guardar os carrinhos na caixa de brinquedos.

 

A IMITAÇÃO

Creiam, as crianças imitam os que as rodeiam. Pais, professores, tios e pessoas muito próximas, aquelas que passam horas e horas com as crianças, serão a grande influência na vida delas. Elas procuram ser como aqueles que elas amam e admiram. A questão é séria. Sim, aqui vale a máxima: “A palavra ensina, mas o exemplo arrasta”. O que você faz no dia a dia fala muito mais alto do que qualquer palavra dita, por isso lembre-se de que somos o modelo primeiro para a criança. Aquilo que os pais realmente são é que vai “soar” significativamente para ela.

Exemplo: Pedro e Ana são os pais de Caroline. Certa vez, quando tinha 2 anos de idade, Caroline desce do berço, vai até a cama da mãe e diz: “Querida, má bem, dá mama pá ela?”. O pai havia acabado de sair para o trabalho, depois de ter dado um beijo na mãe e dito: “Querida, meu bem, estou indo. Fique bem, tchau”. Os pais estavam casados havia três anos, e o marido só chamava a esposa de “querida, meu bem”. A ilustração faz ver o quanto as crianças estão atentas a como agimos e reagimos; cada atitude nossa vale mais do que mil palavras.

 

A INSPIRAÇÃO

O grande segredo do sucesso para a educação de filhos está presente na forma de ser dos pais, essa é a verdadeira inspiração. Nenhuma forma de disciplina é possível se no lar não existe afeição, se o casal não é razoavelmente feliz junto, se um não satisfaz o outro.

O bom relacionamento dos pais leva a um bom comportamento dos filhos. O clima familiar é elemento essencial para que educar seja uma atividade possível. Muitos pais dizem que não compreendem por que os filhos brigam o dia todo, respondem de forma deseducada, agridem-se… É dolorido, mas, na maioria das vezes, a resposta ao “por que os filhos são como são” está referenciada na forma de relacionamento dos pais.

Não importa a idade de seus filhos, se você é pai ou mãe, e essa mensagem fez sentido para você, busque ajuda com um profissional especializado, no caso, um psicólogo ou terapeuta, e reveja a sua história. Nunca é tarde quando há desejo de mudança.


Por Andréa Schoch | Mestre em educação, especializada em formação de professores e consultora Appai por meio da EAD.


Deixar comentário

Podemos ajudar?