Macaé entre a Serra e o Mar


Quem pensa que Macaé é apenas a Terra do Ouro Negro está muito enganado. Claro que o petróleo é a força da economia local, mas a cidade também atrai visitantes pelas praias e bons restaurantes que acompanham a orla, além de trilhas e cachoeiras.

 

Confira:

Praias
Macaé possui uma extensa zona costeira com praias e um clima quente praticamente o ano inteiro. Quase todas são próximas ao centro. Entre as mais agradáveis, destacam-se:

Cavaleiros
Com aproximadamente 1 km de extensão, concentra a grande maioria dos restaurantes da cidade e, além disso, é onde a vida noturna ganha força, atraindo os turistas para desfrutar da agitação descolada.

Pecado
Pode ser considerada como a continuação da Praia dos Cavaleiros. Devido as suas ondas fortes, é ideal para a prática do surfe e do bodyboard. Há escolas desses esportes pela praia, que também é muito procurada para as atividades de pesca, seja de linha ou de mergulho.

São José do Barreto e Campista
Essas duas praias de mar aberto apresentam fortes ondas muito frequentadas por praticantes de kitesurf. Atualmente atrai muitos fotógrafos e turistas interessados no colorido das pipas desse esporte e no radicalismo das manobras que fazem um espetáculo no céu ensolarado. Da praia de São José do Barreto você poderá ver o Arquipélago de Sant’ Anna.

Além das praias
Para quem busca aventura e fugir um pouco das rotinas praianas, os distritos de Sana, Bicuda Grande e Glicério podem ajudar. Por lá, os turistas encontram rios, trilhas e cachoeiras, que são cenários perfeitos para a prática de atividades esportivas, como trekking, escalada, rapel, rafting, mountain bike, off road e motocross. As cachoeiras mais conhecidas são:

Fortuna
Localizada nos limites do Atalaia, é uma das menos procuradas do município, principalmente pela caminhada de 8 km que é preciso fazer, passando por estrada de terra batida, trilhas íngremes e pequenos riachos. Um ponto curioso é o Cemitério da Fortuna, uma antiga propriedade do século XIX construída pela família Barreto. Ainda há restos de 14 sepulturas, que foram engolidas pelos bambuzais.

Andorinhas
Estranhamente, a cachoeira mais fácil de visitar é a menos frequentada. A trilha é leve, apenas 2,5 km pelas estradas de terra, que são vigiadas por pássaros que cantam quase todo o tempo. Em certos momentos do dia, é possível ver um véu se formando acima das águas cristalinas.

Roncador
Abaixo da barragem e da antiga usina de Glicério, encontra-se a Cachoeira do Roncador. Seu nome deriva-se da queda de 20 metros de altura, onde a água bate violentamente nas pedras, produzindo o som estrondoso. Para se chegar é necessário escolher uma das três trilhas que levam ao mesmo destino.

Sete Quedas
Essa cachoeira tem esse nome por apresentar em seu curso uma queda d’água que forma uma escadaria natural. No verão, ela chama a atenção dos turistas, que a deixam lotada, se tornando tarefa difícil tirar uma boa foto ou simplesmente curtir o lugar. Mas vale a pena insistir! Dá para entrar embaixo da queda d’água e sentir como se estivesse atravessando um tubo.

Gastronomia
Macaé tem uma culinária diversificada, mas os frutos do mar estão entre os pratos mais procurados. Há, porém, outras variedades, como comida caseira e até internacional em alguns estabelecimentos.

 

Bon Appétit!

OBS.: as dicas culturais e os passeios ecológicos não estão inclusos no Boa Viagem. Para mais detalhes, clique aqui.


 


Podemos ajudar?