O mais velho galã que esbanja vitalidade

Quem é rei nunca perde a majestade, nem mesmo se sair do trono para virar estrela de novela


Quem é rei nunca perde a majestade, nem mesmo se sair do trono para virar estrela de novela. Trata-se do jequitibá-rosa, considerado o líder monárquico das florestas. A árvore gigante que virou personagem no remake da novela Renascer já ofereceu sombra para pelo menos 50 gerações. A da primeira versão, de 1993, não sobreviveu à ação do tempo, mudanças climáticas e influência humana enfraquecendo-se e sendo dizimada por um raio há 10 anos. 

Coube à produção providenciar um substituto à altura, que foi encontrado no Parque Estadual dos Três Picos, em Cachoeiras de Macacu/RJ. Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa espécie, são necessárias entre 13 e 15 pessoas para abraçar seus seis metros de diâmetro e 19 metros de circunferência na base. Quem vê o encanto e o brilho desse “senhor” milenar nas telas, no entanto, não imagina o que ele precisou enfrentar para chegar até os dias atuais. 

 

Anterior à chegada dos portugueses

Quando a caravela de Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, esse jequitibá já possuía quase 500 anos. Provavelmente, os hábitos dos povos originários de nosso país contribuíram para a longevidade da árvore. Durante a fase pré-colonial, porém, ela passou a sofrer sérios riscos. A madeira brasileira foi uma fonte de riqueza para os colonizadores, que, além do pau-brasil, extraíam outras espécies de alto valor comercial. Da Mata Atlântica, da qual o jequitibá é uma espécie exclusiva, restam atualmente apenas 24% da cobertura original. 

 

Projeto Educacional

Hoje, o jequitibá é um exemplo de resistência e força para os visitantes do Parque Estadual do Três Picos, que faz brilhar os olhos das crianças das escolas públicas que participam das atividades de educação ambiental do Projeto Guapiaçu. Em 2023, o jequitibá recebeu a visita de mais de 1.200 alunos da educação infantil e ensino básico.  

O Parque Estadual dos Três Picos está aberto todos os dias, das 8 às 17 horas. Para chegar à árvore estrela, o visitante precisa passar pela Trilha do Jequitibá-rosa, com distância de 840 metros da entrada da sede de Cachoeiras de Macacu.  

O Projeto Guapiaçu oferece passeios guiados ao jequitibá para escolas e universidades. As instituições interessadas podem agendar a visita por meio das redes sociais do projeto (@projetoguapiacu) ou pelo e-mail: mario.conceicao@institutoasa.org.

 

Rei Coroado

Trata-se de uma das maiores árvores do Brasil, podendo atingir até 50 metros de altura. Em tupi, significa “gigante da floresta”. Sua densa e ampla copa também proporciona sombra e abrigo para outras plantas e animais, como orquídeas, bromélias, mamíferos e pássaros. 

As sementes do jequitibá são relativamente leves e equipadas com estruturas aerodinâmicas que permitem sua dispersão pelo vento. Quando maduras, são liberadas pela árvore, podendo ser carregadas por correntes de ar para longe da árvore-mãe, muitas vezes alcançando distâncias consideráveis antes de pousarem no solo. 

“A maior incidência de raios, que estamos presenciando devido às mudanças climáticas, também pode afetar a integridade física da árvore. A alteração na dinâmica das estações, com períodos de seca mais prolongada ou de chuvas mais intensas, também pode afetar a produção e propagação de sementes, ameaçando a geração de novos indivíduos”, explica a coordenadora executiva do Projeto Guapiaçu, Gabriela Viana. 


*Luiz André Ferreira é Professor e Mestre em Projetos Socioambientais.

Obs.: Toda a informação contida no artigo é de responsabilidade do autor. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?