Feira de prêmios

Projeto incentiva alunos a cumprirem as tarefas em sala de aula em troca de uma moeda criada por eles, que valia prêmios


O desafio de levar conhecimento de forma atrativa e diversificada para alunos se torna prioridade nas escolas. E os educadores cada vez mais procuram criar ações que estimulem a busca autônoma pelo aprendizado. Pensando nisso, o Ciep 075 Jardim Cabuçu, localizado em Nova Iguaçu, criou a Feira de Prêmios. A ideia é valorizar o empenho dos alunos em concluir com êxito as tarefas propostas no dia a dia, reafirmando a importância da responsabilidade e disciplina para a sua futura ascenção social. 

O projeto surgiu graças ao empenho e troca de experiências entre os profissionais que atuam nas turmas do programa (Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Ciências Exatas). Cada educador ficou encarregado de promover atividades diversificadas e, ao final de cada ação, entregar ao aluno que concluiu com êxito a recompensa destinada à tarefa, representada por uma moeda criada por eles, a “piratex”. Além disso, os docentes ficaram encarregados de providenciar os prêmios para o dia da feira, apoiar a divulgação, participar ativamente da organização, auxiliar na contagem da bonificação recebida por cada estudante e identificar os três melhores de cada turma, que, além de participar do evento, recebereram um troféu e diploma de aluno destaque. 

A educadora Lilian Aparecida Almeida Garrit dos Santos conta que a primeira Feira de Prêmios aconteceu no final do primeiro bimestre. E contou com a participação das professoras das duas turmas, tanto na organização, como no dia do evento. “Todas trouxeram prêmios para que pudéssemos distribuir pelas classes, e os alunos com seu dinheirinho conquistado puderam escolher os prêmios da feira de acordo com sua quantidade de ‘piratex’. Quanto maior o valor arrecadado durante o bimestre, melhor a posição para a opção. Eles passaram a dar mais atenção às atividades propostas pelas professoras e se empenharam mais para conseguir conquistar um maior número de ‘piratex’. No dia do evento foi muito interessante ver as contas que eles faziam para poder escolher mais prêmios”, explica.  

A estudante Ana Vitória de Souza, da turma 401, conta que adorou participar do projeto. “Ao longo de alguns meses, a gente juntava pontos fazendo trabalhos, deveres, tendo bom comportamento, entre outras atividades. E no final conseguimos trocar por prêmios, que eu gostei muito porque havia livros, brinquedos e comidas”, explica. O colega Carlos Gabriel Rosa de Lima, da turma 402, afirma também que gostou bastante de participar das atividades propostas. “Além de ser divertido trocar por prêmios, aprendi como funcionam as contas do comércio e como dar troco”, garante.  

A professora Tatiana das Graças Correia ressalta que a Feira de Prêmios foi uma atividade que motivou os estudantes a participarem das aulas e realizarem as tarefas propostas ao longo do bimestre com mais dedicação e empenho. “Dessa forma, com estudantes mais engajados, a relação de ensino-aprendizagem foi quem mais ganhou, já que os resultados das avaliações foram satisfatórios”, finaliza.  


Por Jéssica Almeida

Ciep 075 Jardim Cabuçu
Rua Sorocaba, s/nº – Cabuçu – Nova Iguaçu/RJ
CEP: 26291-431
Tel.: (21) 2768-3072
E-mail: ciep075jc@gmail.com
 Fotos: Banco de imagens gratuitas do Pexels.  


Deixar comentário

Podemos ajudar?