A inteligência artificial e a alimentação do futuro

A comida é um elemento fundamental na relação do homem com o planeta e com a cultura. Saiba mais sobre o futuro da alimentação!


 

A comida, atualmente, é um elemento fundamental na forma como o ser humano se relaciona com o planeta e com diferentes culturas, mantendo vivos diversos costumes e heranças. Nesse sentido, foi realizada a pesquisa “Future of Food”, que destaca o uso de inteligência artificial para descoberta de ingredientes sustentáveis, o cultivo dos próprios alimentos, a gastronomia requintada, entre outros fatores que impactam o meio ambiente e detalham a experiência do consumidor na indústria alimentícia.  

 

Comidas “instagramáveis” e dietas personalizadas 

A grande preocupação em se exibir nas mídias sociais se estende também aos pratos. Não precisa necessariamente ser gostoso. O importante é ficar “bem na foto” e seja “instagramável”. Cada vez mais as pessoas estão buscando por dietas personalizadas de acordo com seus biotipos utilizando para isso a inteligência artificial.  A tecnologia começa a ser vista como um acesso para um futuro alimentar mais inteligente e equilibrado, com menos desperdício e extremamente criativo. Ainda segundo a pesquisa, dois terços dos consumidores optam por marcas que revelam mais do que apenas ingredientes e informação nutricional em suas embalagens e quase um terço boicota as que não atendem as credenciais éticas. 

 

Agricultura e impacto ambiental 

Outro ponto preocupante é com o cultivo agrícola. A alimentação está cada vez mais apontada como em desacordo com os objetivos climáticos, desmatamento e uso de agrotóxicos. “Existe um desejo de olhar para a comida como uma fonte de bem-estar e isso vai desde a questão estética até sentir que se está fazendo algo positivo pelo impacto geral do planeta sem o sentimento de culpa.”, comenta Marco Sinatura, da iD\TBWA, agência responsável pelo estudo. 


*Luiz André Ferreira é Professor e Mestre em Projetos Socioambientais.

Obs.: Toda a informação contida no artigo é de responsabilidade do autor. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?