Hip-hop na escola

Gênero musical faz sucesso entre os alunos e oferece inúmeros benefícios para uma aprendizagem mais participativa


Qualquer tipo de expressão cultural nas escolas tem inúmeras vantagens e contribuições para o desenvolvimento educacional e cultural dos estudantes. A professora Maria Antonia Vieira, da rede municipal de Duque de Caxias, escolheu o hiphop para trabalhar nas instituições em que leciona. Isso porque o ritmo faz parte do projeto pedagógico desenvolvido anualmente em escolas públicas do Rio de Janeiro, onde são apresentados os pilares dessa expressão cultural, questionamentos e reflexões. 

O intuito do projeto é a valorização do aluno como indivíduo agente no lugar onde vive, onde ele se percebe como cidadão e se conscientiza da importância da cultura local e das suas raízes como modo de transformação da sociedade em que vive e da realidade em que está inserido. A educadora conta que percebeu um aumento da autoestima individual e do senso de grupo, além do estímulo à voz ativa de cada um deles, seja através da escrita, dança, poesia, grafite ou música.  

A educadora afirma também que, desde a primeira edição do projeto, todas as séries do Ensino Fundamental I participaram das oficinas e em 2023 estenderam também para as turmas do 6º ao 9º ano. Nas edições anteriores diversas atividades foram desenvolvidas, entre elas debates, apresentações, exposição de trabalhos, poesias, oficina de passinho e batalha de MCs. 

Para esse ano, a promessa é a de maior edição, pois envolverá o Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II em uma manhã de ocupação de todo o espaço da Unidade Escolar, com oficinas de grafite, desenho, break, slam de poesia e na tradicional batalha de conhecimento. Além disso, os alunos fizeram poesia, música, métrica e desenho, que serão expostos na escola. 

De acordo com a professora, o tema abordado nos grafites será a importância da coleta seletiva e do descarte correto do lixo, que ficarão registrados nos muros da escola localizada em frente a uma praça onde a comunidade despeja bastante lixo. Além desse tema, também será feita uma referência à cultura indígena, pois algumas turmas visitaram a Aldeia Maracanã e os estudantes relataram as suas experiências aos que não foram. 

O hip-hop faz sucesso entre a garotada!

Como falamos anteriormente, expressões artísticas são muito bem-vindas nas escolas. O hip-hop, por exemplo, oferece inúmeros benefícios. Confira alguns deles: 

Expressão cultural: esse estilo inclui elementos como o rap, o breakdance e o grafite. Ao estar presente na escola, os alunos têm a oportunidade de explorar e entender uma forma de expressão que é central para muitas comunidades urbanas. 

Inclusão e diversidade: o hip-hop tem raízes profundas em comunidades e pode servir como uma ferramenta para promover a inclusão e celebrar a diversidade. 

Engajamento dos alunos: a música e a cultura do hip-hop fazem sucesso entre os jovens. Ao incorporar esses elementos em sala de aula, os educadores podem despertar o interesse dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente. 

Desenvolvimento de habilidades artísticas: o hip-hop abrange diversas formas de expressão artística, como a escrita de letras de rap, a dança do breakdance e a criação de música como DJ. Isso pode proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades artísticas e criativas. 

Compreensão histórica e social: o hip-hop tem uma história rica ligada a realidades sociais. Incorporar o tema na escola pode oferecer uma plataforma para discutir questões históricas relevantes, promovendo a compreensão crítica dos alunos sobre o mundo ao seu redor. 

Desenvolvimento de habilidades de comunicação: a prática do rap e da escrita de letras no hip-hop pode melhorar as habilidades de comunicação dos alunos, incentivando a expressão clara e persuasiva de ideias. 

Autoexpressão e autoestima: o hip-hop é muitas vezes uma forma poderosa de autoexpressão. Ao incentivar os alunos a explorarem as suas próprias vozes e narrativas, as escolas podem contribuir para o desenvolvimento da autoestima e confiança dos alunos. 

Conexão com as artes e a música: o hip-hop é uma forma de arte contemporânea que está diretamente ligada à música. Introduzir na escola pode ajudar a manter os currículos relevantes e atualizados, conectando os alunos com formas de expressão artística modernas. 


Por Jéssica Almeida


Deixar comentário

Podemos ajudar?