Um futuro mais verde e saudável

Escola promove mostra de conscientização sobre sustentabilidade e alimentação


Quando o assunto é buscar qualidade de vida, o mundo agradece o empenho de todos. E no Colégio Estadual Coronel Sérgio José do Amaral, localizado em Suruí, Magé, tradicionalmente essa constância se repete a cada ano. Alunos, professores, funcionários e pais participaram ativamente, no mês de setembro, do consagrado projeto Feira de Ciências – Sustentabilidade, realizado entre as turmas do Ensino Médio.  

Coordenado pela diretora Jacqueline Motta, também professora de Biologia, o diretor adjunto Luiz Cláudio Lopes e demais professores, juntos com a professora Valéria Alves dos Santos de Andrade e os quase 300 alunos, realizaram uma criativa mostra de conscientização sobre sustentabilidade e escolhas alimentares sustentáveis através de várias exposições dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e durante pesquisas no percurso da feira. O evento, que conta com a participação ativa do corpo docente da escola, foi um grande sucesso com os participantes demonstrando entusiasmo e determinação em promover uma ampla discussão e reflexão sobre um futuro mais verde e saudável para todos. 

Recepção positiva dos alunos 

Recebido de forma muita calorosa pelos alunos, o projeto Feira de Ciências – Sustentabilidade envolve diretamente todos os professores do Coronel Sérgio, que atuam antes e durante o evento como monitores das turmas. “Desde o início, os estudantes demonstraram entusiasmo e ansiedade, embora também tenham enfrentado alguns medos e inseguranças naturais. No entanto, à medida que o evento se aproximava, os receios foram sendo superados, e os discentes concluíram que haviam superado as expectativas”, destaca Valéria. Para a aluna Kassiane, da turma 2.001 Inova, “foi um período de portas abertas que nos deu a oportunidade de ensinar e aprender com nossos colegas”. Já o aluno Ramon, da mesma classe, o período foi de mudanças e realização. 

Um dos pilares da tradicional Feira de Ciências do Colégio Estadual Coronel Sérgio José do Amaral é incentivar os alunos a explorarem questões ambientais graves, desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas, além de promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade em suas vidas e na sociedade como um todo. Segundo a equipe pedagógica, existe um esforço coletivo entre a comunidade escolar, a fim de que, na medida do possível, as apresentações reflitam um compromisso com a proteção do meio ambiente e a promoção de práticas sustentáveis.  

“O nosso intuito é conscientizar os participantes sobre os conceitos de sustentabilidade e transformar maus hábitos alimentares em práticas mais saudáveis, tornando-as amigas do meio ambiente, enfatiza a professora Valéria”, destacando que a escola acredita que tem o poder de formar, transformar e difundir conhecimentos não apenas entre os alunos, mas também envolvendo os funcionários e pais, contribuindo assim para a comunidade e a sociedade como um todo. 

Impacto da educação ambiental sustentável 

A educação ambiental sustentável ganhou um espaço significativo na Coronel Sérgio José do Amaral, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Disciplinas como “Mãos à Horta” e “Práticas Sustentáveis” envolveram os alunos desde a criação de uma horta na escola até atividades de compostagem. Segundo a direção, além de já terem colhido verduras e legumes da própria escola, os educandos também já participam de oficinas sobre plantas medicinais e manejo da terra, aprendendo a criar composteiras usando garrafas pet na disciplina de “Educação Ambiental, com a professora Cleyde, como uma alternativa sustentável. 

Além disso, acrescenta Valéria, a conscientização sobre alimentos orgânicos e a importância de enriquecer o solo de forma natural tem sido questões abordadas em diversas atividades, despertando e motivando os discentes. Com isso, afirma a professora, “toda essa prática na Educação Ambiental enriquece ainda mais as apresentações, que abordam a importância da conscientização sobre a sustentabilidade”. 

Redução do desperdício de alimentos 

Na busca por práticas sustentáveis, o colégio vem demonstrando um compromisso sólido em relação à redução do desperdício de alimentos em seu refeitório. Embora não se trate de um problema significativo devido à alta qualidade da merenda escolar, a escola adotou práticas inteligentes, como a oferta de repetições após todos os alunos terem se alimentado, menciona a professora.  

Dentro dessa esfera de educação sustentável, um aspecto que ainda está sendo trabalhado é o destino das cascas e talos de verduras, que são agora destinados à horta da escola. “Especialmente esses resíduos, que são oferecidas aos alunos, precisam ser separados das demais partes de vegetais para serem adequadamente compostados. Essa questão foi discutida com ênfase durante a feira de conscientização, sendo destacada a importância da gestão responsável de resíduos orgânicos”, além do uso consciente dos recursos naturais. Inclusive, vale destacar o trabalho com visão empreendedora da turma 2.001, que teve o professor Alfredo como monitor sobre o manejo da água na escola, e que encantou os visitantes e avaliadores. A aluna Thayssa, da turma 2.001 Inova, lembra com satisfação do período de muito esforço, porém de muito aprendizado em diversas áreas. “Nosso lado criativo e artístico, conhecimento e trabalho em grupo”. 

Também a turma 3.001 não poupou esforços em carregar grama sintética que havia sido descartada na vizinhança para ornamentação da sala e criação do cenário (orgânicos, transgênicos e agrotóxicos), uma abordagem belíssima sob monitoria da professora Cleyde. “Toda conquista só é possível quando o esforço e empenho é mútuo e, por mais que surjam adversidades, sempre serão superadas”, afirma. A turma de 1° ano, sob a mentoria da professora Nilcilene, mostrou que o audiovisual é um grande aliado educacional, substituindo cartazes por projeções nos chromerbooks. “Tudo isso reforça a certeza de que existe esperança para o nosso planeta”, pontua a docente. 

Trabalhos sustentáveis 

Durante a feira foi possível ver, em cada estande, a criatividade dos alunos ao apresentarem maquetes, modelos ou protótipos de dispositivos que demonstravam desde a importância de fontes de energias renováveis – como funcionam e de que modo podem contribuir para a redução das emissões de carbono – até outros trabalhos que mostravam na prática maneiras simples e eficientes de reduzir o desperdício, reutilizar materiais e reciclar com eficiência. A questão da conservação da água também se fez presente, com explicações que favorecem a captura, purificação e reutilização de forma sustentável. 

Como forma de incentivar as inciativas foi criado um júri de avaliadores externos, composto por Rosiane Maria da Silva, da Prefeitura do Rio de Janeiro; Hemerson Gomes, Coordenador da Unifeso Magé; Renan, Bacharel e Licenciado em Geografia; e Mirelle Nóbrega, formanda em Licenciatura em Física pelo Cefet, além dos diretores que também participaram da avaliação. Os três trabalhos que na opinião deles mais se destacaram em suas contribuições sustentáveis tiveram como vencedores as turmas 2.001, com a primeira colocação, seguida da 3.001 e da 2.003, que conquistaram os 2º e 3º lugares respectivamente. Como premiação haverá um passeio para conhecer o campus UFRRJ em Seropédica na Semana de Ciências e Tecnologia, além de medalhas simbólicas de honra ao mérito aos 1°, 2° e 3° lugares. 

O evento de conscientização sobre sustentabilidade e alimentação do Colégio Estadual Coronel Sérgio José do Amaral não apenas demonstrou o compromisso da escola com um futuro mais verde e saudável, mas também inspirou estudantes, funcionários e pais a fazerem escolhas mais conscientes em relação ao meio ambiente e à alimentação. “Com o sucesso desse evento, a escola continua sua missão de educar e transformar não apenas seus alunos, mas também toda a comunidade em direção a um futuro mais sustentável”, garante a professora Valéria Alves. 


Por Antônia Figueiredo 

Colégio Estadual Coronel Sérgio José do Amaral
Rua João Félix do Bonfim, s/nº – Centro – Suruí – Magé/RJ 
CEP: 25922-860
Professora: Valéria Alves dos Santos de Andrade
Mídias sociais: informa.coronel2003 


Deixar comentário

Podemos ajudar?