Poesia anônima

Projeto escolar está incentivando os alunos a se expressarem livremente através da poesia e despertando reflexões em toda a comunidade escolar


Os jovens passam por diversas mudanças e descobertas, e essas transformações muitas das vezes interferem na dificuldade em expressarem os seus sentimentos em público. Foi pensando nesses desafios que o Centro Educacional Hemã desenvolveu o projeto Poesia Anônima, como uma possibilidade para que os alunos pudessem externalizar sem medo e sem ressentimentos as emoções, sentimentos, afetos e sonhos, já que a condição de anonimato evitava que ficassem expostos, dando voz ao eu lírico de forma livre e permitindo a produção de textos em diversas temáticas sem apresentar a identidade no sentido nominal.

Tudo começou nas aulas de Língua de Portuguesa das turmas de 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, após ser notada uma dificuldade dos alunos em manifestar os desejos e expressar sentimentos através da palavra verbal ou escrita. Dessa forma, o projeto nasceu com o propósito de despertar os mais diversos sentimentos e a sensibilidade dos estudantes, tendo como objetivo transformar a realidade, transmitir valores, autonomia, despertar beleza, padrões estéticos, aprimorar emoções, sensibilidade, aguçar sensações e ampliar percepções.

Para a realização do trabalho, foi pedido que cada aluno escrevesse uma poesia sobre um tema livre, permitindo inclusive a licença poética como maior forma de atingir os objetivos de expressão. “Em seguida, as poesias nos foram entregues e em nosso fazer pedagógico as orientações foram dadas de forma individualizada, sendo alguns escritos submetidos ao processo de reescrita, para que os estudantes refizessem as devidas correções: gramaticais, de estrutura, coesão, coerência, dentre outros. A ideia é que assim houvesse um melhor encadeamento de ideias e aprimoramento das poesias”, explica a professora e coordenadora Carla Anarelle do Nascimento.

Após as devidas correções, as poesias foram digitadas e encaminhadas para impressão em papel A3. Em seguida foram expostas no muro externo da escola, explorando as áreas coletivas como forma de propagação da leitura, da arte e da valorização do trabalho pedagógico.

A coordenadora ressalta que muitos dos alunos leem as poesias do muro-painel e acabam revelando para os colegas qual é o texto da sua autoria, bem como tentam identificar as criações uns dos outros. “É um momento mágico de trocas de sentimentos, de cada um se sentir empoderado, por seu reconhecimento de valor autoral e, ao mesmo tempo, de promover, através da poesia, valores de vida, mensagens de positividade para todos os alunos, professores, funcionários, pais e pessoas da comunidade que passam em frente à escola”, pontua Carla.

Um dos ganhadores do projeto desse ano, Isaac de Lima Arantes, conta que a sua inspiração veio de depoimentos de pessoas e do que ele via ao redor sobre a vida. “Algumas coisas boas, outras ruins… e assim comecei a refletir. No momento em que escrevi a poesia, mudei a minha forma de ver a vida e passei a superar os problemas mais facilmente. Foi uma surpresa saber que eu havia ganho, pois existiam outros textos e temas muito bons. Fiquei feliz em saber que serviu de reflexão para as pessoas que pararam para ler”, afirma o aluno do 7º ano.

De acordo com Carla, após a exposição das poesias anônimas, a escola ganhou uma grande visibilidade, aguçando os olhares apaixonados pelas escritas e provocando algumas reflexões. “A identificação foi tanta que muitas pessoas, além de lerem, também tiravam fotos e postavam em redes sociais ou mandavam para amigos e familiares como forma de presentear com palavras a quem é lembrado”, explica. A escola também teve a presença de um grande escritor local, Sr. Gila, que automaticamente se identificou com o projeto e presenteou os alunos poetas com os seus livros.

A professora conta ainda que, embora não seja um projeto novo na escola, pela primeira vez tomou a proporção de ser exposto ao público externo. “Sempre acreditei na poesia como meio de comunicação e compartilhamento de emoções, mas não imaginei que seria tão impactante na vida das pessoas. Uma atividade que me deixou bastante emocionada e reflexiva ao perceber quantos sentimentos foram tocados de maneira única e profunda com o poder das palavras. Muito bom poder assistir de perto a capacidade dos alunos em produzir poesias e afirmar suas autonomias. Mesmo após a retirada do projeto, as pessoas continuam perguntando quando terá novamente, pois todos ficaram encantados com o que foi apresentado. É gratificante demais saber que, mesmo na correria do dia a dia, tiraram esse tempinho para contemplar as poesias”, finaliza Carla.


Por Jéssica Almeida

Fotos cedidas pela escola e banco de imagens do Pexels e Freepik.


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