Uso da crase em pronomes

Por Sandro Gomes*


orações subordinadas

O emprego da crase é um dos assuntos que mais apresenta aspectos diferenciados em nossa língua. Quando a questão é apreciada pelo ponto de vista específico dos pronomes, fica ainda mais variada. A solução pra dominar esse tema não é outra senão estudar. Assim, essa matéria visa facilitar a sua compreensão, permitindo que você saiba utilizar a crase nesses casos. 

Crase antes de pronome de tratamento 

Esse está entre os casos mais simples, pois a crase não é usada antes de pronomes de tratamento, a não ser numa única exceção, que é o pronome senhora e sua variante senhorita. Assim: 

Agradecemos a Vossa Santidade pela oração. 

A carta foi entregue à senhora ontem. 

Crase antes de pronome demonstrativo 

Nesse caso também temos uma exceção. A crase só é empregada antes dos demonstrativos aquele, aquela ou aquilo. Dessa forma: 

Nada a dizer a esta pessoa. 

Faço referência àquilo que entendemos como ciência. 

Crase antes de pronome indefinido 

Nesse caso, a maioria dos pronomes não admite preposição, o que inviabiliza a presença da crase. Isso acontece tanto no caso de pronomes indefinidos substantivos quanto adjetivos. Observe. 

Não assisti a nenhum discurso ontem. 

O documento está disponível a qualquer entidade. 

Há porém exceções no caso de alguns poucos pronomes indefinidos com os quais se pode usar artigo. Veja. 

Agradeci à outra atendente. 

Ele mentiu à própria esposa. 

Crase antes de pronomes pessoais 

A crase nunca deve ser usada em pronomes pessoais, seja do caso reto ou do oblíquo. E isso por um motivo muito simples: Esse tipo de pronome não admite artigo, logo jamais haverá a contração da preposição “a” com o artigo “a”. Assim: 

Solicitei a ela que aguardasse. 

Avisei a ti quanto ao problema. 

Crase antes de possessivos 

No caso de pronomes possessivos o uso da crase é facultativo. Desse modo: 

Não me dirigi a sua esposa. 

Devolvi o dinheiro a nossa poupança. 

Uma exceção no caso dos chamados pronomes possessivos substantivos, ou seja, aquele que não acompanha um substantivo. Veja o exemplo. 

Não presto contas a sua diretoria, mas à minha. 

Crase antes de pronome relativo 

A crase não vai ser empregada antes dos relativos que, quem, cujo (e suas variantes de gênero e número), porém o relativo qual poderá receber crase. Acompanhe os exemplos. 

É a pessoa a quem me referi. 

As pessoas às quais me dirijo já chegaram. 

Amigos, sobre esse assunto é isso. Vale estudar pra dominar essa questão e não ter dúvida com relação aos pronomes. Até a próxima, pessoal. 


*Sandro Gomes é graduado em língua portuguesa, literaturas brasileira, portuguesa e africana de língua portuguesa, redator e revisor da Revista Appai Educar, escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?