Novas tecnologias na educação: o futuro é agora

Como lidar com as dificuldades encontradas pelo caminho e tornar efetivo o uso da tecnologia nas escolas? Baixe o e-book exclusivo que preparamos pra você!


A Revista Appai Educar preparou um e-book exclusivo sobre as novas tecnologias na educação. Afinal, a tecnologia em sala de aula revolucionou o cenário educacional, proporcionando inúmeras oportunidades para o aprendizado. No entanto, é fundamental equilibrar o uso da tecnologia com abordagens pedagógicas tradicionais, garantindo que os alunos também desenvolvam habilidades, como pensamento crítico e resolução de problemas.

O papel do educador em orientar e motivar os alunos é fundamental para o sucesso do uso dessas ferramentas. Mas, afinal, como alinhar tudo isso com a falta de estrutura das escolas, ausência de preparação de alguns educadores e o uso indevido do celular em sala de aula? No e-book “Novas tecnologias na educação” da Revista Appai Educar você encontra dicas valiosas e possíveis soluções. Descubra!

Conheça alguns temas que você vai encontrar ao baixar o e-book “Novas tecnologias na educação”.

 

Dificuldades encontradas pelo professor no âmbito educacional

Quando falamos das dificuldades encontradas pelo professor para trabalhar de forma efetiva com a modernidade em sala de aula, a analista de tecnologia educacional Graziele Cestarolli Ortega afirma que a dificuldade vai desde a infraestrutura à formação docente, não sendo possível focar somente em um ou outro tópico. “Haja vista que na pandemia tivemos cenários muito divergentes no uso da tecnologia para a oferta das aulas remotas e, ainda hoje, com as presenciais, há desigualdade neste sentido. De qualquer modo, ainda acredito que seria possível minimizar essa dificuldade se fosse iniciada uma atuação lá na raiz do desenvolvimento da prática docente, ou seja, na formação”, pontua.

No âmbito educacional, sabemos que as possibilidades oferecidas pelos recursos digitais são vastas, mas, junto com as oportunidades, surgem desafios significativos que educadores, alunos e instituições educacionais precisam enfrentar. Para a professora de educação infantil da rede pública Ana Vale, as dificuldades mais significativas encontradas pelo professor passam, sobretudo, pela falta de treinamento adequado para os docentes. Segundo ela, muitos educadores não receberam a formação necessária para utilizar efetivamente a tecnologia em suas aulas, uma habilidade essencial no século XXI. No e-book “Novas tecnologias na educação” as especialistas entrevistadas contam como contornar essa situação.

 

Aplicativos educacionais, e-learning e plataformas de ensino on-line

Para que a tecnologia seja inserida de forma eficaz no ensino é preciso que o uso seja pensado com propósito, e isso se dará no planejamento. Para isso, a analista de tecnologia educacional Graziele Cestarolli Ortega sugere que o educador esteja antenado com as opções de recursos que estão à sua disposição, tanto o que é ofertado pela instituição de ensino, como também os recursos gratuitos disponíveis na web. Outro aliado é ter conhecimento do que seus estudantes consomem, com quais dispositivos se familiarizam e usam com mais frequência. No e-book “Novas tecnologias na educação” as especialistas entrevistadas contam como ofertar um conteúdo de qualidade e atrativo.

 

Proibição do uso de aparelhos celulares em sala de aula é a solução?

Passou a valer a partir de agosto o decreto que regulamenta a proibição do uso de aparelhos celulares dentro das salas de aula nas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro. A decisão está em consonância com o recente Relatório Global de Monitoramento da Educação 2023 da Unesco, que aponta que o uso desses dispositivos pode prejudicar a aprendizagem e a concentração. O intuito da medida é evitar distrações e interrupções durante o processo de aprendizagem. No e-book “Novas tecnologias na educação” as especialistas comentam sobre o decreto e se essa ação é eficaz para solucionar um dos principais problemas enfrentados.

 

Mas afinal como usar o celular de forma efetiva em sala de aula?

Os alunos podem facilmente acessar qualquer tipo de conteúdo com o celular e criar uma variedade de conteúdos autorais. A analista de tecnologia educacional afirma que as possibilidades são muitas e muito variadas. “O que é preciso é sair da caixinha e, para isso, o docente pode inclusive construir essa proposta de trabalho colaborativamente com os seus estudantes, questionando o que gostariam de fazer ou o que poderia ser feito com o celular dentro da proposta de aula ou projeto”, destaca.

Como equacionar o uso correto? Existe um padrão? Uma receita secreta que, associado ao tempo de aula e mesmo com a falta de maturidade de boa parte dos alunos no uso consciente do celular em sala, resulte na fórmula perfeita? Para maximizar o uso de aparelhos em sala de aula, alguns especialistas afiançam que é importante definir regras claras e expectativas. “Além disso, práticas interativas, como o uso de aplicativos educacionais e recursos on-line, podem envolver os alunos em atividades de aprendizado, como pesquisas, jogos educacionais e discussões em grupo. Os dispositivos também podem ser utilizados como ferramentas de pesquisa, incentivando os alunos a buscar informações relevantes durante a aula”, afirma Ângela Mota. O e-book “Novas tecnologias na educação” traz dicas de aplicativos e atividades práticas.

 

Novas tecnologias na educação: uma realidade para todos?

A especialista entrevistada destaca que a tecnologia não é um fator essencial, e sim um facilitador com grande potencial. “Ainda que não haja muitos recursos disponíveis, o professor pode e deve propor atividades que tirem os alunos da mesmice de sempre, de estar em uma situação de mero expectador para uma posição de participação do processo. Crie experimentos, explore o entorno, utilize as informações e recursos que estão ao seu redor, afinal uma tesoura também é uma tecnologia. O aprendizado não pode e não tem que estar limitado entre quatro paredes. O docente deve buscar por abordagens onde o estudante consiga aprender e evoluir de forma participativa e autônoma”, explica. Outro ponto levantado é a questão da equidade. Garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário à tecnologia é um desafio importante, pois mesmo fazendo parte da Constituição essa lacuna ainda está muito longe de fechar, por vários fatores. O e-book “Novas tecnologias na educação” traz muitas reflexões e dicas práticas sobre a temática.

 

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Por Jéssica Almeida


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