Craques da escola

Hábito resgatado da infância estimulou a criatividade, organização, comprometimento e ajudou a reduzir a evasão escolar


Os álbuns de figurinhas fizeram parte da infância e até da fase adulta de inúmeras pessoas, e trabalhar com essa temática em sala de aula pode tornar o aprendizado mais lúdico e significativo. Pensando nisso, a professora Andressa da Costa Moraes desenvolveu um projeto na Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria e propôs diversas ações que envolveram criatividade, organização, atenção, respeito e comprometimento. Uma delas ajudou até no problema de evasão escolar, porque os alunos não queriam faltar às aulas, já que se faltassem não receberiam o pacote de figurinhas para completar o álbum.

A educadora conta que todos ficaram muito entusiasmados e envolvidos com o projeto. “Até mesmo as professoras das disciplinas de artes, inglês e educação física participaram. O projeto pode e deve ser replicado, pois os seus impactos consistem em compreender e valorizar todos os sujeitos do processo educacional”, pontua Andressa. A iniciativa, que consistiu sobre as habilidades propostas na BNCC em consonância com o PPP da escola, teve como objetivo principal o aprendizado e trazer os alunos para a atualidade com mais entusiasmo, para que aprendam com diversão e regras preestabelecidas.

Além de completar o álbum de figurinhas no prazo combinado, os alunos precisavam ter atenção, cuidado e organização no manuseio do material, além de perceberem informações como os dados que cada uma fornece, incluindo o peso, altura, nome, data de nascimento de todos da turma, entre outros elementos. “A iniciativa também foi importante para que os estudantes entendessem que deve haver o respeito entre todos ao negociarem a troca das figurinhas, evitando faltas. Além disso, a importância de cada um se perceber como um ser único e que faz parte de todo o processo”, destaca Andressa.

O projeto também serviu para que os alunos desenvolvessem habilidades. Entre elas: identificar a finalidade de escritos de diferentes gêneros, o assunto de um texto, distinguir um fato de uma opinião, identificar regularidades em sequências de números naturais, medidas de comprimentos e massa, intervalos de tempo em situações cotidianas, resolver e elaborar problemas com significado de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculos.

Segundo Andressa, para que cada figurinha fosse confeccionada, os professores e alunos precisaram colocar a mão na massa. “Balança e fita métrica entraram em ação para pesar e medir cada um de nós, e posteriormente houve o registro de cada informação nas figurinhas personalizadas. Alguns aplicativos, como o Pixellab, foram necessários para a confecção e personalização de cada componente e do álbum propriamente dito. Essa tarefa foi realizada em aproximadamente duas semanas”, relembra.

Após a confecção dos mais de 30 álbuns, 130 pacotinhos e mais de 1.500 figurinhas, chegou a hora tão esperada de combinar as regras e distribuí-los semanalmente. “As figuras que se repetiam deveriam ser trocadas com os outros, mas não se podia perder ou rasgar, pois havia o número certo de figurinhas para cada um finalizar o seu álbum. Foi uma grande festa! Todos amaram e evitaram as tenebrosas faltas. Cada um que concluía virava motivo de comemoração. Todos vibravam e tentavam completar o seu também. A escola ficou encantada e outros alunos queriam da mesma forma fazer parte do álbum”, conta Andressa.

A responsável Alessandra Tebas, mãe da aluna Ana Cláudia Tebas, escreveu um depoimento na agenda escolar da filha: “O álbum de figurinhas foi uma ideia genial e eu fiquei emocionada ao ver a alegria da Ana Cláudia. Que Deus recompense o seu esforço e dedicação”. A educadora conta que os responsáveis da turma se empenharam bastante em ajudar as crianças em todos os objetivos propostos e que os resultados das provas bimestrais foram subindo, assim como a autoestima dos alunos.


Por Jéssica Almeida

Escola Municipal Almirante Newton Braga de Faria
Av. Monsenhor Félix, 1.059 – Irajá – Rio de Janeiro/RJ
E-mail: emnewton@rioeduca.net
Tels.: (21) 3372-0063 | 3372-6271
Fotos cedidas pela professora


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