Experiência imersiva

Projeto estimula a análise e a utilização de jornais impressos para a construção de notícias no ambiente digital


Apesar do avanço da tecnologia, o jornal impresso ainda desempenha um importante papel na sociedade. Enquanto o ambiente digital oferece rapidez e acessibilidade, o impresso proporciona uma experiência tátil e imersiva, permitindo que os leitores mergulhem nas notícias de forma mais profunda. Na unidade Maracanã da Escola Firjan Sesi, dois professores desenvolveram o projeto Qual seu público-alvo?. A ideia é que com a utilização de periódicos impressos os alunos aprendam que para cada público existe um perfil de notícias.  

Idealizado pelo professor de humanas Leandro Montenegro e pela docente de Linguagens Priscila Aquino, a ideia do projeto é mostrar aos alunos do itinerário formativo de humanas do novo Ensino Médio que uma mesma notícia será dada em veículos diferentes conforme o público-alvo. E com isso analisar os efeitos de sentido decorrentes da escolha do vocabulário, identificar o objetivo comunicativo, reconhecer o público-alvo e observar a intencionalidade comunicativa. 

Além disso, os estudantes criaram postagens no perfil do itinerário formativo no Instagram sobre diversos assuntos, entre os quais meio ambiente, urbanização, transporte, redes sociais e diversidade de gêneros. Como a publicação é feita pela rede social, os alunos, familiares, professores e amigos seguem a conta e depois vão dando feedbacks sobre o que foi escrito. 

Com a utilização dos jornais impressos, o educador separou a turma em grupos com objetivos diferentes e distribuiu os jornais para cada um deles. Com a divisão, os alunos foram organizados em grupo de pesquisa, grupo de editoração e o grupo de publicação. “O que me surpreendeu foi vê-los fascinados com as notícias de forma impressa. Teve aluno que declarou que nunca havia pegado um jornal para ler. Conversamos bastante sobre as pesquisas que precisam ser feitas antes de uma publicação e falamos sobre as formas de linguagens aplicadas, com o auxílio da professora Priscila”, pontua Leandro.  

Para o aluno Raphael Martins, a ideia foi inovadora. “Apesar do jornal sempre existir eu nunca havia feito uma leitura como essa”, explica. Já a estudante Izabel Godinho conta que achou o projeto muito interessante. “Pude analisar que as notícias impressas são enormes, porém me remeteu a uma nostalgia por ser físico e não virtual”, conta.  

O professor Leandro Montenegro aponta que foi surpreendido com a aceitação do projeto por uma turma de jovens que vivenciam o mundo virtual a todo tempo. O retorno deles tem sido cada vez mais positivo e o fato de terem tido contato com as notícias de forma impressa parece ter despertado o interesse pelas publicações no Instagram”, explica. Já a educadora Priscila Aquino destaca que os alunos perceberam a importância da escolha lexical na construção das manchetes. “Bem como a intencionalidade comunicativa com esse recurso, indo ao encontro do público-alvo”, finaliza.


Por Jéssica Almeida 

Escola Firjan Sesi – Unidade Maracanã 
Rua São Francisco Xavier, 417 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 2476-2316
E-mail: mguedes@firjan.com.br
Fotos cedidas pelo professor e banco de imagens gratuitas do Pexels.  


Deixar comentário

Podemos ajudar?