Conhecendo melhor as subordinadas adjetivas

Por Sandro Gomes*


orações subordinadas

As orações subordinadas adjetivas são aquelas que exercem, dentro de um determinado período, funções de restringir ou explicar algum termo. Pra começar a nossa reflexão, é interessante entendermos um pouco da natureza desse tipo de oração. Vamos partir de um exemplo.

As pessoas que lutam atingem seus objetivos.

Primeiramente vamos considerar que a parte destacada em negrito, que é a adjetiva, tem seu sentido atrelado a uma outra oração (As pessoas (…) atingem seus objetivos), sendo por isso chamada de subordinada. Repare que essa oração poderia ser substituída por um substantivo com função de adjetivo. Assim poderíamos reescrever o nosso exemplo de outra forma:

As pessoas lutadoras (que lutam) atingem seus objetivos.

Depois de refletir sobre a natureza desse tipo de oração, cabem duas observações.

– Do ponto de vista morfológico, a oração subordinada adjetiva exerce a função de um adjetivo.

– Do ponto de vista sintático, a oração subordinada adjetiva realiza a função de um adjunto adnominal.

 

Explicativas ou restritivas

As orações subordinadas adjetivas podem ser classificadas em dois tipos, de acordo com a função exercida dentro de um determinado período. Veja o exemplo abaixo.

Os alunos que participaram da feira de ciências ganharam pontos extras.

Nesse período, a oração destacada realiza a função de restringir uma informação. Não são quaisquer alunos que ganharam pontos, mas apenas os que participaram da feira de ciências. Assim, estamos diante de uma subordinada adjetiva restritiva. Vamos a outro caso.

Os atletas, que sempre estão dispostos, se adaptaram bem.

Agora a oração destacada informa sobre uma característica dos atletas, a de estarem sempre dispostos, realizando assim uma função explicativa. Importante reparar também que,

de um modo geral, esse tipo de oração aparece entre vírgulas dentro do período. Vamos acompanhar um outro exemplo?

Naquele dia Josué viajou com sua mala – que comprou em Paris.

Aqui temos exemplo de uma variante das adjetivas explicativas, através do uso do travessão. Note que a parte em negrito oferece uma explicação sobre um determinado termo da oração e, apesar de estar separada pela pontuação, mantém a sua subordinação a uma oração principal.

 

Adjetivas com forma reduzida

Também é possível encontrarmos casos em que orações adjetivas são compostas utilizando-se formas reduzidas, ou seja, empregando infinitivo, gerúndio ou particípio. Observe mais esse exemplo.

Pessoas que aprendem rápido conseguem progressos.

Poderíamos compor esse mesmo conteúdo da seguinte forma.

Pessoas rápidas no aprender conseguem progressos.

Observe que no segundo exemplo foi empregada a forma nominal de um infinitivo (aprender) e, apesar do padrão de construção frasal bem diferente, o papel desempenhado é o de uma oração adjetiva com finalidade restritiva.

Aprender a identificar a oração subordinada adjetiva e diferenciar esses dois tipos aqui descritos e suas variantes é um assunto muito comumente cobrado em provas e concursos, daí a sua relevância. Amigos, sobre esse assunto é isso. Até a próxima edição!


*Sandro Gomes é graduado em língua portuguesa, literaturas brasileira, portuguesa e africana de língua portuguesa, redator e revisor da Revista Appai Educar, escritor e Mestre em Literatura Brasileira pela Uerj.


Deixar comentário

Podemos ajudar?