Casa de José Bonifácio

Acervo com mais de 20 mil itens revela como era a vida em tempos passados e chama atenção por objetos curiosos


De frente para a Baía de Guanabara, a casa branca de janelas verdes ajuda a contar a trajetória do grande articulador da Independência. Durante um período a casa andou abandonada, porém em 2015 foi adquirida e restaurada por um colecionador do Rio, o jornalista Fischel Davit Chargel, que agora abre as portas ao público com visitações dentro do projeto Sextou Paquetá. O imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), atualmente, abriga o Museu de Comunicação e Costumes José Bonifácio.  

Mesmo virando um museu dedicado à comunicação e aos costumes, não deixa o visitante esquecer o seu mais ilustre morador, representado por uma estátua em tamanho natural do filósofo e poeta José Bonifácio. Na casa, onde viveu os seus últimos anos de vida, chegou a guardar seis mil livros. Hoje, o espaço abriga mais de 20 mil itens de Davit Chargel que revelam como era a vida em tempos passados. 

O acervo do atual proprietário vai de máquinas fotográficas, telefones e fonógrafos a documentos com a assinatura de José Bonifácio, passando por milhares de objetos curiosos da vida privada, como vidros de lança-perfume e um chocalho que pertenceu a Pedro I bebê. O interessante é que muitas das tecnologias ali apresentadas ao público ainda funcionam. Os documentos preservados também chamam atenção. Nessa ala estão o original do primeiro jornal brasileiro e registros do próprio Bonifácio. 

A Appai, através do benefício Passeio Cultural, oferece o roteiro “Passeio Ilha de Paquetá”, uma travessia da Baía de Guanabara, saindo da Praça XV, com destino à ilha. Proporciona aos visitantes uma caminhada cultural, de importância geográfica e histórica do lugar. O associado vai conhecer locais como a Casa de José Bonifácio, a Pedra da Moreninha, a Capela São Roque, assim como os belos atrativos paisagísticos e exuberantes da ilha. Para mais informações e inscrições, acesse o Portal do Associado 


Por Jéssica Almeida 

Fonte: Jornal do Brasil e Extra. 

Fotos: Rafael Catarcione – Riotur | Divulgação. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?