Sabia que a sua voz envelhece?

Todo mundo precisa cuidar da voz, e para os professores o cuidado é redobrado. Saiba a importância de preservá-la e confira algumas dicas!


O processo natural da vida é o envelhecimento e, como tudo em nosso corpo, a voz também tem esse caminho! Por isso é tão importante cuidar da nossa saúde física e mental, para manter tudo funcionando dentro da normalidade e viver com qualidade e autonomia. E por falar em voz, o professor sabe bem sobre a importância de cuidar desse instrumento de trabalho e redobrar os cuidados para preservá-la.   

De acordo com a médica otorrinolaringologista, Dra. Roberta Pilla, existe até um nome para esse envelhecimento da voz: presbifonia. “A laringe (órgão onde estão as pregas vocais) é composta por músculos, cartilagens e articulações, que sofrem o efeito do envelhecimento com o passar dos anos como qualquer outra parte do corpo”, explica a especialista. 

A Dra. Carla Falsete, otorrino geral e pediátrica, ressalta que existe uma série de sinais de envelhecimento da voz que podem ser acompanhados. Como, por exemplo, ela pode se tornar mais rouca e áspera, aguda ou grave ou ainda parecer mais fraca ou mais trêmula. Além disso, a capacidade de cantar ou falar por longos períodos pode diminuir. 

Pilla complementa sobre uma perda progressiva da melodia da fala, além de um padrão vocal com menos volume e intensidade. “O resultado é uma modificação vocal que pode ocorrer a partir dos 65 anos. O início e o desenvolvimento desse processo dependem das condições gerais do indivíduo relacionadas à sua saúde física, além de emocionais e ambientais”, contextualiza a médica. 

Por isso, as especialistas pontuam uma série de cuidados que se pode ter ao longo da vida para retardar esses sintomas e desfrutar da voz forte por muito mais tempo. Para Pilla, o hábito de manter-se hidratado é uma das melhores dicas para preservar a saúde vocal. Ela recomenda ainda abolir o fumo e a inalação de outras drogas, além de evitar falar por muito tempo e gritar. “Se houver a necessidade de utilizar a voz por um tempo prolongado, encontre tempo para repousá-la depois da atividade. Evite também falar durante as atividades físicas, para manter a respiração livre, pelo nariz. E o ideal é abrir mão do ar-condicionado e do ventilador. Se não for possível, ingerir água durante a exposição”, indica a otorrino. 

Também pensando na melhor forma de cuidar da voz, a Dra. Carla faz uma importante recomendação. “Manter uma postura correta ajuda a respirar mais facilmente e a produzir um som vocal mais saudável e com melhor ressonância”, explica. Por fim, ela aconselha não usar roupas muito apertadas na região da cintura, “pois isso dificulta a respiração diafragmática e, por consequência, a extensão e força da voz”.  

Veja outras dicas das especialistas para preservar a voz:

• Não consuma café ou chá preto em excesso, eles podem ressecar o trato vocal.
• Evite alimentos achocolatados ou derivados do leite antes de cantar, atuar, dar aulas ou palestras, pois aumentam a secreção espessa no trato vocal.
Evitar falar por muito tempo ou gritar.
Repousar a voz ao falar intensamente.
Ter cuidado com ambientes de poeira, mofos e cheiros fortes.
Evitar falar muito quando em quadros virais, infecciosos e alérgicos.
Ter cuidado com a automedicação. Sprays e pastilhas também têm efeito anestésico, mascarando os sintomas e permitindo o abuso vocal.
Fazer pausas regulares para prevenir a fadiga vocal.
Fazer exercícios de aquecimento vocal antes de falar por períodos prolongados.


Por Jéssica Almeida 

Fonte: Update Comunicação.  

Fotos: Banco de imagens gratuitas do Pexels e Freepik. 


Deixar comentário

Podemos ajudar?