Brotou respeito no Jardim

Professor desenvolveu projeto para transformar a permanência dos alunos na escola num tempo diferenciado, mais leve e aconchegante


Desde a criação do universo uma das coisas que sempre chamou a atenção do homem é a beleza da natureza e sua capacidade de transmitir paz, harmonia e restabelecer essa conexão entre ele e o ecossistema. No Colégio Estadual República Italiana, localizado em Porto Real, região Sul Fluminense do RJ, o professor de empreendedorismo e geografia Robson Paulino da Silva trabalhou com a natureza e desenvolveu o projeto Nosso Jardim com 8 turmas do Ensino Médio integral, cerca 230 alunos, cujo objetivo era transformar a permanência deles com um aproveitamento do tempo diferenciado, mais leve e aconchegante. 

 

Jardins nos terrários do colégio

A proposta, de acordo com o professor idealizador, era trabalhar de forma correlata o conteúdo nas disciplinas que leciona. Para tanto, explica Robson, “no caso da Geografia observamos a questão da agricultura, o manejo do solo, o cuidado com as plantas, com a rega e a quantidade de sol, além do respeito com os horizontes do solo”, destaca. 

Já no campo do empreendedorismo, o foco foi no trabalho em equipe, na divisão de tarefas e no planejamento. O discente frisa que a todo tempo era explicado aos alunos que aquele projeto, a ação ali realizada estava muito além de criar um canteiro ou lançar sementes. “Não fomos somente plantando as mudas. Fizemos um estudo paisagístico de semeadura daquilo que faríamos e colocaríamos na escola”, pontua o professor. 

 

Regando conversas, antes das sementes

Um dos momentos do projeto que muito chamou a atenção do professor e também dos alunos foi a etapa de conversação e debates sobre os objetivos da atividade. A ideia era que todos entendessem a importância de cada fase, desde o que é um sistema de plantio, as preparações do solo, as práticas de manejo, até temas que antecederam a efetivação prática do projeto. “Discutimos também, por exemplo, que este pode ser um campo de trabalho, um viés empreendedor, uma vez que a agricultura tem demonstrado cada dia mais a sua relevância como ativo para uma vida mais longa e saudável”, ressalta Robson. 

A valorização do espaço plantado como uma ponte de conexão, aproximação e equilíbrio entre os alunos e natureza ocorreu desde as aulas teóricas, culminando na criação de um espaço de prática, explica o professor. “Dentro do jardim temos uma sala natural. Assim a chamamos por ser um local onde podemos ter intervenções mais próximas à natureza”, afirma. 

Essa aproximação com a terra foi sentida e apreciada também pelos alunos. Segundo eles, o contato com o ecossistema deixa o ar mais leve e impacta positivamente na aprendizagem. “Além de nos propiciar a ter mais concentração, o projeto ajuda a gente quando estamos ansiosos com algo, especialmente no ambiente escolar que costuma ser mais tenso devido a provas, trabalhos e a rotina”, relata Lorrayne Rodrigues, da 3.001, acrescentando que esse projeto deu luz à escola.  

“É maravilhoso ver que todos os alunos se juntaram para participar deste momento único e marcante. Você percebe que o resultado foi algo grandioso e muito mais que apenas um jardim, sobretudo quando se vê o cuidado diário que todos os alunos têm com as plantas, a dedicação, o carinho e o amor de todo mundo com a natureza. Foi o que mostrou que o jardim tem um significado muito importante para toda a escola”, enaltece Lorrayne. 

 

Ambiente harmonioso

Dentre os muitos aspectos positivos identificados na realização e idealização do projeto Nosso Jardim, Robson faz questão de frisar a busca cada vez maior pela paz e amizade entre a comunidade escolar. “Um dos nossos objetivos era criar também um ambiente mais harmonioso para nossos estudantes que passam o dia todo na unidade. Queríamos um local ainda melhor, que deixasse nossos alunos felizes e participando de tudo”, revela o discente. 

O envolvimento e a integração ativa dos alunos foram um dos fatores decisivos no sucesso do projeto. “Para mim foi muito gratificante ter um contato e uma atividade assim na escola, algo em que a gente realmente é diferente e interessante, e poder ver a evolução de cada plantação do jardim foi muito bom! Na minha opinião foi uma excelente iniciativa do professor Robson de iniciar esse projeto. Poder participar desde o início do processo desde colocar a terra, começar a molhar as plantas e ver cada uma delas evoluindo e crescendo foi incrível. Sem contar que deixou a escola muito mais bonita e viva”, enaltece Amanda Lopes Otaviano, da turma 1.001. 

 

Um cuidar coletivo

Para o professor de Geografia, essa verticalidade entre a natureza, solo, vegetação e o homem ameniza vários impactos negativos, não só na vida dos alunos, como também na sociedade, ajudando-nos a conservar e expandir o nosso equilíbrio interior e a nossa saúde emocional. “Todos os alunos participaram ativamente, e até hoje, meses depois, continuam a cuidar do jardim. E não houve sequer um caso de vandalismo com nossas plantas, muito pelo contrário, é motivo de orgulho entre os estudantes ver as mais de 300 mudas crescendo e florescendo no ambiente escolar. E saber que isso só foi possível porque eles alunos acreditaram, entenderam e acolheram os exemplares de azaleia, dólar, véu, perpétua, entre outras. Essas plantas ficam espalhadas pela unidade escolar tornando o lugar mais harmônico, leve, tranquilo e bonito”, comemora o professor Robson, feliz com os objetivos alcançados até o momento. 

Brotou no jardim

“O mais gratificante foi ver a interação de todos os alunos. Não importando o ano de escolaridade. Parceria, respeito e trabalho. Todos com as mãos na terra, pegando carrinho de pedreiro, pá, balde e outras ferramentas com que nunca tiveram contato, no sol, ralaram e absolutamente todos com o sorriso no rosto. E depois, claro, mil e uma postagens nas redes sociais dizendo que a escola hoje foi zero defeitos. Isso não tem preço”, reconhece e valoriza o professor Robson com um largo sorriso no rosto. 


Por Antônia Lúcia 

Colégio Estadual República Italiana

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Fotos cedidas pela escola


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