Empreendedorismo digital: é agora


Nos dias atuais nunca foi tão fácil e tão difícil empreender. Como assim? É simples. Com tantas opções de tipos e ramos de negócios, seja digital ou ainda nos modelos analógicos, acaba ficando bastante complicado para o investidor iniciante se decidir pelo que seja melhor, sobretudo pela falta de conhecimento de como funciona cada negócio, uma vez que não existe uma fórmula pronta para alcançar o sucesso.

Com a revolução tecnológica acontecendo todos os dias, a internet configurou-se como um meio mais rápido na área do e-commerce, através das compras on-line, que, de acordo com especialistas, no ano passado ganhou 13 milhões de novos consumidores. Fazendo com que os números de pedidos dessa modalidade aumentassem quase 30% em relação a 2019, um cenário que já era bem atraente.

Mesmo tendo esse quadro de investimento digital aquecido, existem alguns cuidados que não podem ser ignorados. Saber em que nicho ou plataforma de negócio se pretende investir é apenas o primeiro passo dessa longa caminhada. É o que afirmam os especialistas a ressaltarem que entender como essa engrenagem funciona, ou seja, conhecer o mercado, é fundamental para que se faça um bom planejamento, a fim de definir o nicho de atuação.

 

Setores em crescimento

Alguns produtos e serviços conseguem manter-se pelo apelo que têm com seu público, seja de forma limitada ou ilimitada. Um exemplo é o setor de alimentação, por ser tratar de uma necessidade inerente ao ser humano. Logo, entender qual é o tamanho desse nicho e se existe capilaridade de venda para a manutenção e sobrevivência do negócio é o “dever de casa” do empreendedor. Ao qual cabe também saber com que área dessa esteira seu público mais se identifica.

Normalmente os produtos se enquadram em três pilares de consumo. São eles:

Duráveis, como móveis e eletrônicos

Semiduráveis, como perfumes e roupas

Não duráveis, como alimentos e bebidas

 

 

Produtos sazonais

Mas não podemos deixar de fora os produtos chamados sazonais, que são aqueles comercializados em maior quantidade durante uma estação ou período do ano, como é o caso dos sorvetes. Esse tipo de empreendimento precisa ser pensado de forma a suprir as vendas, fechar essa lacuna nas estações ou períodos mais frios. Segundo especialistas, uma dica é agregar um produto ou serviço paralelo para otimizar ou suprir esse faturamento nesses períodos de baixa. Além disso, alguns ramos de negócios que mexem com o comportamento e rotina do consumidor podem ser uma boa opção hoje. Veja quais e suas particularidades, segundo a Revista Locaweb:

Decoração – Móveis e artigos de decoração, de acordo com os especialistas ouvidos pela Locaweb, encontram-se em alta por conta de as pessoas estarem passando mais tempo em casa, o que faz com que acabem buscando mais conforto e um visual mais agradável e prático para os trabalhos home office. Nessa pegada, a pintura terapêutica e os artesanatos com madeiras e outros materiais, de baixo custo, podem ser uma boa opção.

 

Construção Civil – Estamos falando especificamente de ferramentas para as pequenas reformas. Para se ter uma ideia, só de 19 a 25 de julho de 2020 o faturamento do segmento subiu mais de 33%.

Alimentação – As compras de alimentos via internet vêm ganhando cada vez mais espaço durante a pandemia. De acordo com a assessora econômica da Fecomercio-SP, Kelly Carvalho, tudo que for voltado para esse setor tende a crescer nos próximos meses.

Mercado Infantil – Segundo especialistas uma janela de oportunidade nesse setor, que envolve brinquedos, artigos de higiene infantil e toda linha de produtos voltadas para a maternidade

Saúde e fitness – A pandemia não trouxe só sentimentos ruins, pelo contrário. De acordo com Jean Lessa, diretor de TI e marketplace da Americanas S/A, o consumo das categorias peças esportivas, práticas de esporte e atividades de bem-estar em casa está num crescente. Sendo a roupa fitness o grande impulsionador de toda essa máquina.

Os microempreendimentos também podem render como gente grande

Não são poucos os cases de pessoas que, por um motivo ou outro, resolveram dar a volta por cima e fazer de sua casa um local empreendedor. Tenho certeza que você conhece alguém. Esse fôlego de inovação pode ter início com uma banca pequena de bala na calçada ou usando um dos cômodos de sua casa.

Conheça alguns cases de sucesso no E-book Sebrae e, quem sabe, não seja uma baita fonte de inspiração ou aquele empurrãozinho que você estava precisando. Motivos sempre são uma boa inspiração, sejam eles bons ou ruins.

As lives também podem ser um bom impulsionador de oportunidades, mas, como em todo negócio, é bom sempre procurar se aprimorar ainda mais com quem já está na estrada. Os tutoriais do Youtube, videoaulas ofertando maneiras positivas de empreender, bem como assessorias como as do Sebrae, podem dar aquela forcinha pra você ter mais clareza quanto a colocar em prática o seu negócio.

As vendas de cosméticos naturais e artesanais podem ser uma boa opção para quem aposta nos novos hábitos dos consumidores nesse período de quase pós-pandemia. Mas nem só de beleza sustentável gira o mundo e, sendo assim, os cuidados com os bichinhos de estimação, os chamados pets, também ganham espaço nesse cenário.

As mentorias das disciplinas dos ensinos Fundamental I, II e Ensino Médio realizadas pelos explicadores presenciais, com os devidos protocolos de segurança, reacenderam suas chamas de trabalhos, sobretudo pela nova modalidade de ensino híbrido, que reduz o tempo do aluno em sala de aula.

As videoaulas e cursos on-line, que fazem parte da categoria de infoprodutos, também têm alargado suas fronteiras, segundo a opinião de professores e especialistas nas áreas de beleza, cozinha, educação, lazer ou de qualquer outro segmento em que vale a pena pensar nessa possibilidade. De acordo com o “Guia de Tendências 2020-21 — Sociedade e consumo em tempos de pandemia”, o Sebrae destaca a importância do vídeo como a nova comunicação padrão do pós-pandemia.

Bem, o mais importante é você acreditar que pode e colocar a sua criatividade para funcionar, pois, aliado ao planejamento, a aquisição do conhecimento e a paixão pelo que se faz certamente podem ser um bom e radiante início.


Por Antônia Lúcia

Fontes: Revista Localweb


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