Qual a sua trend atual no Tik Tok?


Como prometemos na edição 129 da Revista Appai Educar, agora é a vez de sabermos um pouco mais sobre a plataforma considerada pelos usuários a mais alegre e descontraída da rede social. Estamos falando do Tik Tok. Conhecido inicialmente como uma mídia voltada para crianças e adolescentes, é hoje um fenômeno de audiência, com insights e local de divulgação de marcas, além de ter sido o aplicativo mais baixado no mundo em 2020, segundo o relatório publicado pelo site especializado App Annie.

Sucesso no Brasil e no mundo, o Tik Tok, de acordo com algumas pesquisas, pode estar centrado na aproximação que o aplicativo gera entre seus usuários, sobretudo pela diversidade criativa dos vídeos que exibe. Essa interatividade, que também pode ser chamada de engajamento, revela que mais de 80% dos usuários acessam a plataforma pelo menos uma vez ao longo do dia e que 6% desse percentual deixam o aplicativo aberto o dia todo. Um outro dado interessante é que 28% da galera que não posta, ou seja, não publica, ainda assim assiste os vídeos.

 

Pandemia x Tik Tok

Que a pandemia nos deixou atordoados isso é inquestionável. Mas, por outro lado, ela acabou sendo motivo para impulsionar ou fazer com que muitos descobrissem seus talentos criativos. É isso aí, mais de 75% dos usuários ouvidos em uma pesquisa afirmaram que passaram a usar mais o aplicativo durante o distanciamento social, como uma alternativa para ajudar a passar o tempo.

 

Abrindo a porta

Esse hábito também deu início a um movimento em que as pessoas passaram a compartilhar um pouco mais seus hábitos e rotinas, o que é muito bem aceito nas mídias sociais. Afinal todos têm aquela curiosidade para saber o que os outros fazem em seu dia a dia, sobretudo as celebridades e figuras públicas. Mas nem só de espiar vivem os usuários, já que eles também costumam acompanhar os vídeos ligados a temas bem-humorados e divertidos, sem esquecer daquela forcinha nas publicações dos amigos, conforme afirmaram mais de 55% dos usuários ouvidos.

 

Tendências ou Trends

Um outro fator de sucesso do Tik Tok são os trends ou as tendências momentâneas que podem vir sob a forma de dancinhas, filtros, desafios, formas de editar o vídeo, dublagens, coreografias, tutoriais de maquiagem, de artesanato, de limpeza e outras maneiras criativas de interação, reprodução e aproximação. Sendo assim, aproveite e conte pra gente de qual dessas tendências você já fez ou faz parte: redacao@appai.org.br

 

O que mais é visto no Tik Tok

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, no gráfico abaixo podemos identificar algumas preferências dos usuários nos cliques por temáticas.

Credito do gráfico: Opinion Box

 

E você, se identificou? Bem, o mais bacana é fazer desse momento algo prazeroso e divertido, uma vez que dos 850 usuários entrevistados pelo Opinion Box 66% concordam que o Tik Tok é capaz de apresentar muitas possibilidades, seja colocando no foco novos produtos, empresas ou pessoas.


Por Antônia Lúcia


Podemos ajudar?