A reinauguração do Museu da Língua Portuguesa

De forma dinâmica, lúdica e envolvente, o novo espaço apresenta o nosso idioma como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção


O Museu da Língua Portuguesa, instituição ligada à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, foi reinaugurado, reconstruído após o incêndio que o atingiu em dezembro de 2015. Um dos primeiros do gênero totalmente dedicados a um idioma, instalado na cidade com o maior número de falantes de português no mundo, São Paulo, na histórica Estação da Luz, o Museu celebra a língua como elemento fundador da nossa cultura.

Por meio de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientes imersivos, o visitante é conduzido a um mergulho na história e na diversidade do idioma falado por 261 milhões de pessoas em todo o mundo.

Entre as novidades que o Museu da Língua Portuguesa ganhou está um acesso direto pela Estação da Luz, da CPTM, uma aposta para atrair mais público. No último andar também tem coisa boa: lá vai funcionar um café a céu aberto, com vista para o Parque da Luz e a Pinacoteca.

Entre 2006, ano de sua inauguração, e 2015, o espaço recebeu quase 4 milhões de visitantes que viveram a experiência de se conectar ainda mais com o idioma, suas origens, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população. Por ter como tema um patrimônio imaterial, o museu fez uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público participa de uma viagem sensorial e subjetiva pela língua, que inclui filmes, audição de leituras e diversos módulos interativos.

 

Exposição fixa

A língua é o que nos faz humanos, é o que nos permite viver em sociedade e criar. Na nova exposição principal, está sendo explorada a língua portuguesa, com suas influências e sua condição de elemento fundamental da nossa identidade cultural.

Pode-se dizer que, atualmente, é um museu totalmente diferente. Se você já conhecia o espaço, perceberá que boa parte do conteúdo foi renovado e passou a refletir criticamente sobre a sociedade, seus conflitos e suas novas perspectivas, traduzidas em experiências renovadas e inquietantes.

Mas ainda assim é o mesmo museu de antes. A exposição principal continua convidando o visitante a aprender sobre a língua portuguesa por meio de instalações interativas e lúdicas. O Beco das Palavras e a Praça da Língua, duas das experiências mais queridas do público, foram mantidas e renovadas com nova tecnologia.

A cerimônia oficial de inauguração foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do museu e pode ser conferida aqui.


Por Richard Günter
Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz
Praça da Luz, s/nº, Portão 1
Site: www.museudalinguaportuguesa.org.br
Fotos: Ana Mello / Ascom


Podemos ajudar?