WhatsApp: você tem uma notificação educacional

Saiba como utilizar o aplicativo para realizar atividades pedagógicas de forma objetiva


Nesse momento histórico da humanidade em que convivemos com a obrigação de nos isolarmos socialmente por conta da pandemia, as escolas continuam na ativa através de EAD. Contudo, cada unidade escolar tem adotado métodos diferentes conforme a realidade de sua região. A partir de relatos de diversos professores, separamos algumas dicas para você promover debates pelo WhatsApp com o auxílio de outras plataformas gratuitas.

Afinal, entre os aplicativos mais utilizados pelo usuário que possui um smartphone, está o WhatsApp, pois ele sem dúvida vence nos quesitos que dizem respeito a agilidade, dinâmica de conversação e principalmente acessibilidade. Muito questionado sobre sua utilização indevida em sala de aula, atualmente ele tem se tornado um grande aliado.

A própria experiência de empregar o aplicativo de maneira orientada é uma prática pedagógica que perpassa a cultura digital. Esse tipo de aprendizagem é citado como um dos domínios na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quando esclarece que “essa competência reconhece o papel fundamental da tecnologia e estabelece que o estudante deve dominar o universo digital, sendo capaz de fazer um uso qualificado e ético das diversas ferramentas existentes”, diz um trecho do documento.

Hoje em dia quase todo estudante possui este app instalado em seu celular. Mas quando pensamos em utilizá-lo com o propósito educacional nos deparamos com um grande desafio, pois a partir dele se torna algo mais complexo promover discussões engajadas. Isso porque, nos grupos, muitas pessoas falam ao mesmo tempo e as mensagens podem se perder, gerar ambiguidades, assim ficando mais difícil acompanhar quem disse o quê.

Por isso, o professor deve estar atento para administrar bem o grupo educacional e estabelecer em primeiro lugar um horário em que as atividades deverão ocorrer.

Depois, ao realizar debates ou propor que os estudantes realizem uma atividade em conjunto, a melhor alternativa é organizá-los em grupos de até 8 pessoas. Dessa forma será possível coordenar uma discussão menos atribulada. É imprescindível que seja solicitado a um dos integrantes que fique responsável por digitalizar num arquivo tipo word todas as informações discutidas para compartilhar com o professor.

Vale ressaltar que mensagens muito longas podem ser difíceis de enviar no WhatsApp. Uma alternativa é propor que os integrantes do grupo digitem textos em um arquivo separado e, depois, o anexem na conversa para compartilhá-lo com os demais alunos, sempre sob a supervisão do educador.

Ser direto é fundamental em grupos. Por isso, apresente uma tarefa clara e com um pedido objetivo, enuncie um tópico e peça que os alunos respondam em poucas linhas de texto, evitando assim as mensagens muito longas e o excesso de notificações, que podem gerar desconforto e incomodação.

Mas lembre-se, de acordo com as regras do Ministério da Educação (MEC), o professor não pode criar um grupo sem autorização da escola e da família. E é preciso se certificar de que todos os alunos terão acesso ao conteúdo. Jamais responda somente aos estudantes que são mais participativos. E não mande mensagens para os alunos fora do grupo.

Olho no olho

Uma forma de conseguir se aproximar do seu aluno como na sala de aula pode ser através de vídeo. Atualmente, no WhatsApp é possível fazer conferências visuais com até 8 pessoas ao mesmo tempo. Esse pode se tornar um momento de se poder tirar as dúvidas mais cruciais que surgirem dos alunos.

 

Pressione para gravar

Através de áudio, estimule seus alunos a desenvolver uma resposta para uma questão enunciada. Esse processo de refletir utilizando este recurso vai aprimorar a aprendizagem, pois coloca o estudante numa zona de raciocínio rápido. É o mesmo método da avaliaçãto oral, porém a distância.

 

Utilize outras plataformas para aprimorar o uso do Whatsapp

No Google Drive, plataforma gratuita vinculada ao Gmail, o professor pode organizar pastas com temáticas e lançar textos em pdf, word, imagens em jpg e vídeos para serem consultados. Além disso, permite que os alunos editem um documento ao mesmo tempo. É possível inclusive criar uma forma de avaliação do tipo formulário ou questionário em que o estudante responde as questões e o professor recebe as respostas em seu e-mail. Para que fique sempre ao alcance dos seus alunos, aproveite para colocar o link do drive na descrição do grupo.

Bom home-office!

Se você já está lecionando pelo WhatsApp ou ainda vai colocar em prática, envie um e-mail para redacao@appsvc-siteappai.azurewebsites.net relatando sua experiência. Queremos saber como você lida com essa adversidade. Aguardamos seu contato.


Por Richard Günter
Fontes: MEC | BNCC | Seeduc | Colégio Anchieta | Nova Escola


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