Empreenda com os Jogos digitais educativos


Quem nunca falou algo assim para o seu filho: “Largue esse jogo, vai dormir, vai comer, sai desse quarto! Mas nem todo jogo é um simples entretenimento que tira a vida social das nossas crianças afastando-as da realidade. Que o diga uma turma do ensino fundamental do Japão, que, por conta do enfrentamento da crise, realizou sua formatura através do jogo Minecraft.

Essas e outras iniciativas mostram ao mundo que, se o futuro depender dos estudantes, teremos soluções criativas para os muitos problemas que surgem a todo instante. A educação atual tem evidenciado que nem sempre o professor será o especialista, mas que ele também tem muito a aprender com seus alunos.

A troca de saberes entre eles e os professores, sobretudo na era digital, facilita experiências de aprendizado, ressalta a professora Marcia Coutinho, da Escola Cantinho Feliz, em Juiz de Fora. “A introdução de videogames como o Minecraft, por exemplo, coloca o aluno como o protagonista neste ensino, porque eles geralmente sabem mais sobre o uso dessas ferramentas por nascerem em uma geração tecnológica. E isso nos tempos atuais é muito positivo”, afirma.

A falta de domínio dessas ferramentas digitais não pode ser vista pelo professor como algo desmerecedor, muito pelo contrário. Precisa ser encarada como uma oportunidade de conhecer mais uma nova forma de disseminar saberes entre a comunidade escolar.

Aqui no Brasil uma das orientações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é aproximar a educação da vivência diária do aluno. E um desses caminhos, já bastante usado em países de primeiro mundo através de jogos educativos digitais, tem feito a diferença na aquisição do conhecimento dessas crianças, jovens e adolescentes.

Pesquisas mostram que mais de 90% desse público é adepto do videogame e das muitas plataformas on-line existentes. Se eles já têm a familiaridade com esse universo, então por que não juntar o útil ao agradável e usar essas ferramentas como apoio, desenvolvimento e auxílio a novas experiências no aprendizado?

Com o fechamento das escolas, os professores podem explorar ao máximo seus conteúdos didáticos e usar esses jogos digitais educativos como um aliado nessa quarentena social, a fim de que seus alunos venham aprimorar suas habilidades em todas as disciplinas.

Então, confira algumas dicas para levar jogos educativos digitais a suas turmas!

 

Conheça as opções de jogos educativos digitais disponíveis

Sites como Portal do ProfessorPlayKids ou Ludo Educa Jogos são ótimos pra você saber se são funcionais para a aprendizagem de seus alunos. As ferramentas são intuitivas, o que facilita bastante para que o professor jogue e explore ao máximo em conhecer e avaliar se é viável para suas turmas. Aproveite e interaja com outros colegas, que também queiram adotar essas ferramentas ou já as usam, e troque experiências e informações, a fim de enriquecer ainda mais as suas aulas.

E você, professor(a), já usa jogos educativos digitais em sala? Conte pra gente da Revista Appai Educar.


Por Antônia Lúcia


Podemos ajudar?