Entendendo as diferenças

Projeto aborda temas importantes e estimula a inclusão entre os alunos


Integrar as formas de comunicação no meio escolar e ainda abordar um tema de extrema importância: a violência contra a mulher. Foi com esse objetivo que o Colégio Estadual Professor Murilo Braga, localizado em São João de Meriti, desenvolveu um projeto com as turmas do 1º ano do Ensino Médio. Além de facilitar a troca de experiências, os alunos vivenciaram o uso de libras, braile e ainda aprenderam sobre o autismo.

A educadora Áurea Peçanha já desenvolvia um projeto voltado para combater a violência contra a mulher e sentiu a necessidade de adaptá-lo, trazendo temas voltados para a inclusão com intuito de fazer com que os estudantes entendessem as diferenças e as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência, visando uma escola inclusiva.

A inclusão é um desafio a ser vencido em todas as áreas do conhecimento

Os alunos desenvolveram cartazes sobre a valorização da mulher, descobriram palavras em braile, compreenderam o autismo, ajudaram na socialização respeitando as dificuldades, explicaram sobre a surdez e suas causas, além de apresentarem o alfabeto em libras e em braile, que usaram para expor o conteúdo sobre a Lei Maria da Penha. De quebra, ainda fizeram a composição de um rap com a letra valorizando o universo feminino.

A culminância ocorreu no pátio da escola, de forma que outras turmas também pudessem aprender e participar. O diretor Carlos André ressalta que as pessoas com deficiência visual têm os mesmos direitos, sentimentos, sonhos e vontades que quaisquer outras. “É importante valorizar o fato de que o colégio contribui no sentido de ajudar o aluno a enfrentar os obstáculos. Existe a necessidade de se ter um espaço para construir novos valores e significados para viver em sociedade”, relata.

A coordenadora pedagógica Luciana Conceição completa afirmando que é um trabalho de extrema importância para ser desenvolvido na escola. “Um projeto que trata da inclusão e respeito às mulheres. Precisamos de mais iniciativas desse tipo com alunos empenhados e aprendendo a respeitar os outros para que possamos ter um futuro melhor e mais humano”, finaliza.


Por Jéssica Almeida
Colégio Estadual Professor Murilo Braga
Rua Roberto Bedran, s/nº
Centro – São João de Meriti/RJ
CEP: 25520-070
Tel.: (21) 3668-0418
E-mail: cp.cepmb@gmail.com
Fotos cedidas pela professora


Podemos ajudar?