Missão Galo

Potencializa região e leva alunos à Europa


Premiados no Desafio Criativos da Escola 2019, com uma visita à Itália, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, localizado em São Gonçalo do Amarante (RN), desenvolveram um jogo de tabuleiro, chamado de “Missão Galo”, cujo objetivo foi recriar o mapa da cidade e seus pontos turísticos. Mais que potencializar a prática e o gosto pelas excursões, os alunos narram a história do monumento “Galo Branco de Dona Neném”, escultura com mais de 12 metros de altura e símbolo do folclore do Rio Grande do Norte.

Entretanto o começo não foi tão fácil assim. Pois, mesmo sendo nativos, muitos jovens não conheciam a origem do “Galo Branco”. Com o apoio dos professores, o grupo iniciou uma maratona em busca de desvendar as muitas histórias e conhecimentos encravados em muitos pontos históricos da cidade. Além de descobrirem o significado da escultura da ave, eles também conheceram o porquê das florzinhas na esculturas, bem como o tipo de material utilizado, quem foi o escultor da obra e por qual motivo o “Galo Branco” foi escolhido como símbolo do folclore potiguar.

“Eles descobriram, por exemplo, que uma artesã local, conhecida como Dona Neném, deu seu toque especial ao objeto ao decorá-lo com as rosinhas e carinhosamente teve seu nome atrelado ao monumento”, relata uma das professoras. A origem das jarrinhas de barro, em formato de galo, usadas para armazenamento de água, também foi para muitos uma grande descoberta cultural.

Todo esse conhecimento adquirido por meio de pesquisas para a construção do jogo fez com que os alunos se apropriassem de fato de sua própria cultura entendendo que o galinho era mais do que um item de decoração e sim um objeto folclórico e cultural.

E todo esse movimento já rendeu mais frutos para os alunos e a comunidade escolar, inclusive com a criação da versão digital do jogo, que foi apresentada à Secretaria Municipal de Educação. De acordo com a escola, a proposta é fazer do jogo uma ferramenta pedagógica em todas as escolas da rede pública da cidade.


Por Antônia Lúcia
Col. Est. de Educ. Profissional Dr. Ruy P. dos Santos
Rua Gal. Adjer Barreto, 340-430 – Novo Amarante – São Gonçalo do Amarante/RN
CEP: 59290-000 – Tel.: (84) 3664-6745
Fontes: 2PRÓ Comunicação/alana@2pro.com.br


Deixar comentário

Podemos ajudar?