Museu das Telecomunicações

A memória viva das tecnologias de comunicação


Inspirado no hipertexto, que são camadas de informações que vão sendo reveladas como num formato digital, o Museu das Telecomunicações é um ambiente que permite uma viagem surpreendente pela aventura da comunicação humana, em que nos conectamos com o passado, vivemos o presente e projetamos o futuro.

De propriedade da Oi Futuro, o espaço se tornou uma ferramenta cultural, onde através da interatividade é possível mergulhar nas histórias de mais de 140 anos em um acervo com mais de 100 mil peças, exibido de forma lúdica e pioneira no Brasil.

Cada visitante do museu pode viver uma experiência diferente descobrindo os conteúdos no seu próprio tempo. Tudo isso porque quem traça o percurso dessa viagem é a própria pessoa. E essa também é uma das principais características do museu: ele permite que cada um seja simultaneamente ator e espectador.

Antigamente, não era possível fazer ligação direta entre telefones. Então, com as primeiras centrais telefônicas criadas surge também uma nova profissão: a de telefonista

A visita conduz à reflexão sobre o desenvolvimento das tecnologias de comunicação e como elas modificaram e seguem modificando a sociedade, no Brasil e no mundo. Você e seus alunos não podem deixar de fora este passeio incrível!

Para as escolas, é possível agendar previamente para que seja feita com os alunos a visita guiada. O funcionamento nesta modalidade acontece de terça a sexta, às 10, 13 e 15 horas; e sábados às 11 horas. Há ainda Encontros com Multiplicadores (agentes educacionais, sociais e culturais) que acontecem uma vez por mês.

O museu conta ainda com uma reserva técnica aberta a pesquisas com cerca de 100 mil itens entre documentos de fotografia, periódicos, contas telefônicas, objetos, equipamentos de comunicação e de telecomunicações. O público-alvo são jornalistas, historiadores, professores, estudantes ou interessados na história das telecomunicações.

 

Acessibilidade

O Centro Cultural Oi Futuro, em que está localizado o Museu das Telecomunicações, dispõe de cadeira de rodas para visitantes com deficiência, banheiros com barras de apoio, acesso por elevador a todos os andares, além de sinalização em braile em bebedouros e elevadores. O museu oferece atendimento por áudio e vídeo a deficientes visuais, peças do acervo sensíveis ao toque e espaços adequados para circulação de cadeiras de rodas.


Por Richard Günter
Museu das Telecomunicações
Centro Cultural Oi Futuro
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro/RJ
Tel.: (21) 3131-3060
Funcionamento: de terça a domingo, das 11 às 17 horas
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Agendamento: programaeducativo.oifuturo@gmail.com

:: Para Reserva Técnica ::
E-mail: paracentrodepesquisa@institutooifuturo.org.br
Tel.: (21) 3131-1162

 


Deixar comentário

Podemos ajudar?