Praticando a democracia


No regime democrático o voto é o instrumento com o qual o cidadão exerce sua soberania ao escolher seus representantes no Legislativo, que fazem as leis, e os governantes, que as executam. Em ano de eleições, discussões sobre o poder do voto e o significado que a política tem na vida de todos também chegam às salas de aula. Os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães, em Nova Iguaçu, durante as aulas de História com a professora Eliane Silveira Gonçalves, tiveram a oportunidade de aprofundar a consciência política através de temas transversais que culminaram com a simulação de um pleito eleitoral com candidatos e partidos fictícios, sendo inclusive utilizada uma urna eletrônica, cedida pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Desde março, a professora vem trabalhando questões ligadas à democracia e seu processo de consolidação no país. Os alunos compreenderam como funcionam as câmaras legislativas e as funções que devem ser desempenhadas pelos vereadores. As turmas foram estimuladas a fazer pesquisas sobre o assunto e realizar debates que contribuíram para o amadurecimento dos estudantes. O projeto também incluiu uma visita à câmara municipal, na qual os alunos conheceram o plenário, onde as sessões são realizadas, além de outros setores da casa. “A proposta é fazer com que os jovens compreendam a importância do voto e a necessidade de acompanhar o desempenho do candidato eleito durante o mandato. Os alunos aprenderam como são feitas as emendas para serem votadas e a maneira pela qual o cidadão pode participar desse processo”, justifica Eliane.

Segundo a diretora-geral, professora Claudia Maria Marques, o projeto desperta no aluno a vocação para exercer a democracia em sua plenitude. Durante a eleição simulada, a aluna do 3º ano Mayara Costa desempenhou o papel de presidente de mesa. Para ela, o projeto ajudou a despertar o interesse dos jovens sobre o assunto. “O voto simulado é uma oportunidade para discutirmos política e criar um espírito de consciência eleitoral. Aprendemos a exercitar a cidadania”, resume. Sara Ribeiro, também aluna do 3º ano, tirou o título este ano e pela primeira vez exercerá o direito de voto. “É muita responsabilidade escolhermos nossos representantes. Agora que poderei votar, estou pesquisando bastante para não me arrepender depois. Infelizmente a classe política brasileira vem deixando a desejar”, lamenta. Sua colega de turma Alessandra Heindik também votará pela primeira vez e acredita que os brasileiros, de um modo geral, ainda se mantêm distantes do processo eleitoral, o que acaba beneficiando os maus políticos. “Só poderemos contribuir para uma cidade melhor quando aprendermos a exigir dos parlamentares uma postura condizente com a sua responsabilidade”, declara.

Para a professora Eliane, em função de tantas notícias divulgadas pela mídia, é normal que muitos alunos tenham uma visão pessimista em relação à política nacional. Contudo, ela acredita que isso também faz parte do processo de amadurecimento e, aos poucos, eles vão percebendo que a única forma de mudar esse quadro é ampliando a consciência política. “Aos poucos, vamos quebrando o pensamento de que nada pode ser feito, e eles aprendem que o voto pode ser um instrumento de transformação. O projeto vem ajudando a despertar a consciência política não apenas do aluno, mas de todo o núcleo familiar”, afirma.

A coordenadora pedagógica Elza Pereira reitera que a escola tem o papel de preparar os estudantes para o exercício da cidadania e, por isso, o projeto da professora Eliane foi bem acolhido por todos. “O valor pedagógico do trabalho é muito grande. Ao conhecer o contexto do mundo político, o jovem sente despertar em si o desejo de participar, de promover mudanças. E essas transformações começam na família, passam pelo bairro onde ele vive e podem culminar fazendo a diferença em toda a sociedade”, conclui.


Por: Tony Carvalho
Colégio Estadual Dr. Mário Guimarães
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Fotos Tony Carvalho

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