Competências para a era digital

 

Participei do Congresso Internacional de Educação a Distância, há pouco mais de uma semana. Lá ouvi educadores e especialistas oriundos de várias partes do mundo, e todos, sem exceção, afirmaram que o formato e o modelo de escola em que a geração X e os Baby Bomers frequentaram, e que ainda persiste nos dias atuais, precisam ser extintos. Esse conceito de escola não cabe mais, perdeu o sentido. Essa versão está ultrapassada e não consegue mais preparar para a vida contemporânea.
 
Sabendo então dessa constatação que nos foi colocada, o nosso objetivo hoje é trazer, pra você que acompanha a nossa coluna, a relação de competências que precisam ser desenvolvidas para a ERA DIGITAL.
Antes de qualquer outra informação, é preciso compreendermos o que Tony Bates explicita com propriedade: “Na ERA DIGITAL, estamos rodeados, na verdade imersos, em tecnologia. Além disso, a taxa de mudança tecnológica não mostra nenhum sinal de abrandamento”. Sendo assim, somos todos confrontados (principalmente os professores) com o desafio de mudança.
Por que mudar?
A tecnologia trouxe e está impondo mudanças substanciais na economia, na maneira de nos relacionarmos, nos comunicarmos e naturalmente que, diante desse quadro, a forma de educar também precisa ser mudada. Para isso é preciso, além do entendimento macro de valores, desenvolver concepções para esse momento, compreendendo também quais são as competências necessárias para vivermos na ERA DIGITAL.
Tony Bates, em sua obra desafiadora, escrita nesse ano de 2016, aponta as seguintes:
  1. Habilidade de comunicação: é preciso desenvolver habilidades de comunicação em mídias sociais, compartilhar informações, saber dar e receber feedbacks. As tradicionais habilidades de ler, falar e escrever de forma coerente permanecem, mas é preciso pensar a comunicação escrita para diferentes contextos e audiências, se utilizando de diferentes estratégias.
  2. Capacidade de aprender de forma independente: o enfoque aqui é para o que é necessário saber e onde encontrar, sendo você o responsável por esse planejamento. Esse é um trabalho contínuo na era digital, pois o conhecimento está em constante transformação.
  3. Ética e responsabilidade: elementos indispensáveis para construir confiança, tão necessários, principalmente, em redes sociais informais. Em um mundo em que valores são tão diversificados, um maior grau de confiança é um ponto positivo para outros com quem você poderá se tornar um parceiro.
  4. Trabalho em equipe e flexibilidade: hoje, ninguém trabalha sem colaboração e partilha de conhecimento. Sabe por quê? Porque vivemos numa era tão complexa que, para respondermos com eficiência aos desafios postos, há uma solução: combinar conhecimento coletivo, resolução de problemas e implementação com um bom trabalho em equipe, com flexibilidade na resolução dos desafios, para termos sucesso.
  5. Habilidades de pensamento: significa ter pensamento crítico, criatividade, originalidade e elaboração de estratégias para resolver problemas. É preciso saber operar, criar soluções para além dos manuais padronizados. Essa era é daqueles que “pensam fora da caixa”.
  6. Competências digitais: a maioria das atividades, hoje, na era do conhecimento, demanda o uso de tecnologia. Porém, não basta saber o geral, é preciso que você use essa habilidade com os meios tecnológicos para acessar conhecimentos que sejam úteis e aplicáveis à sua área. Por exemplo, um soldador que sabe usar o computador para controlar robôs que podem auxiliá-lo em seu ofício. Outro exemplo, um professor que sabe usar um software para preparar sua aula ou empregar objetos de aprendizagem (recursos educativos) para implementar na sua classe.
  7. Gestão do conhecimento: certo de que o conhecimento se torna rapidamente obsoleto, é preciso saber encontrar, avaliar, analisar, aplicar e divulgar informações em um contexto particular. Bates explica que “a resolução de problemas na medicina é diferente da resolução de problemas nos negócios”.
Depois de ler cada uma dessas habilidades, como está você? Pronto para viver na era digital? Até a próxima semana.


Deixar comentário

Podemos ajudar?