Envie seu projeto pedagógico e compartilhe suas conquistas!

Ao longo do ano, as escolas desenvolvem diversos projetos e atividades. Divulgue essas ações na Revista Appai Educar e inspire outros educadores!


Faz parte do papel do professor não apenas lecionar, mas também engajar-se em uma variedade de projetos e atividades ao longo do ano. Muitos deles são criados de forma inovadora pelos próprios educadores. Que tal compartilhar essas iniciativas na Revista Appai Educar, servindo como fonte de inspiração para outros professores e toda a comunidade escolar? Neste post, reunimos as principais dúvidas que podem surgir, visando auxiliá-lo nesse processo de envio do projeto pedagógico. Não deixe de conferir!

 

O que é um projeto?

O intuito da Revista Appai Educar é divulgar iniciativas pedagógicas desenvolvidas por educadores nas escolas. Mas afinal o que são esses projetos pedagógicos escolares? São recursos didático-pedagógicos que promovem o conhecimento de forma aprofundada, pois envolvem uma situação-problema relacionada ao conteúdo trabalhado em sala de aula, com o objetivo de buscar uma solução. Geralmente eles são bem estruturados, bem planejados e envolvem muitas fases, resultando em uma culminância.

Veja alguns exemplos de projetos pedagógicos já publicados na Revista Appai Educar:

Lê Comigo | Projeto incentiva a leitura e transforma vidas
Gamificação em Prol de Hábitos Saudáveis | Projeto sobre saúde bucal
Ludicidade Científica | Projeto de Ciências aliado ao pensamento crítico
Lixo Zero | Projeto visa proteger o meio ambiente e criar cidadãos conscientes
Mangá em Sala de Aula | Professor utiliza mangás para trabalhar disciplina

 

Qual é o projeto ideal?

Não há um critério predefinido para designar ou definir o que é ou não um projeto pedagógico ideal ou aceitável, até porque isso fica a critério das experiências e vivências de cada comunidade escolar. Os projetos variam de acordo com as lacunas de vivências práticas a serem preenchidas.

Embora nutridos dessa variável de praticidade, os projetos visam experiências envolventes, significativas e fundamentais para o desenvolvimento de habilidades necessárias e úteis aos estudantes nos meios econômico e acadêmico contemporâneos. Para que haja êxito se faz necessário, de acordo com especialistas, atingir a profundidade das questões estudadas, bem como a clareza dos objetivos de aprendizagem, do conteúdo e da estrutura das atividades e instruções das informações regidas pelo professor.

 

Uma revista que projeta suas soluções

Há mais de duas décadas, a Revista Appai Educar apresenta projetos pedagógicos realizados fora e dentro da sala de aula e os seus impactos na transformação para uma educação cada vez mais criativa, empreendedora e, sobretudo, reflexiva, com maior participação dos alunos durante o processo de aprendizagem.

Um espaço dedicado à disseminação de inovações e inspirações na educação. Ao longo das mais de 150 edições, a Revista Appai Educar tem sido um veículo para compartilhar uma ampla gama de projetos escolares, abrangendo temas diversos que refletem a vitalidade da educação contemporânea.

Dos primeiros passos na jornada educacional à construção de cidadãos conscientes, a revista tem sido a plataforma para projetos de Educação Infantil, Cidadania, Meio Ambiente e ainda projetos transversais. Essas iniciativas multifacetadas mostram como a educação pode ser enriquecida quando os temas são explorados de forma interdisciplinar.

 

Por que divulgar o seu projeto pedagógico na Revista Appai Educar?

A Revista Appai Educar oferece espaço para que professores, gestores e educadores compartilhem suas experiências e construam uma educação significativa para as gerações presentes e futuras. Cada projeto revela a paixão e dedicação de todos aqueles que acreditam no poder transformador da educação. Além disso, quando um professor divulga o seu trabalho, ele inspira outros educadores, motiva os alunos e conquista o merecido reconhecimento na comunidade educacional.

 

Posso enviar as atividades também?

As atividades educacionais podem ser definidas como situações criadas no dia a dia com objetivo de promover algum tipo de aprendizagem. Como são realizadas rotineiramente, não podem ser formalmente chamadas de projetos. E o intuito da revista é divulgar projetos pedagógicos que tenham uma base que possa ser transformada em uma ação interdisciplinar.

 

Qualquer escola pode enviar um projeto?

Sim, públicas e privadas.

 

Preciso ser associado para enviar?

Não, todos os professores/gestores podem enviar.

 

Como faço para enviar?

Reúna as informações sobre o projeto pedagógico e envie um e-mail para redacao@appai.org.br ou jornaleducar@appai.org.br ou preencha o formulário disponível na página da revista em nosso site.

 

Quais informações são necessárias para envio do projeto?

No primeiro contato, caso o projeto ainda não tenha sido realizado, informar somente o tema, a data e colocar um telefone de contato.  No caso de já ter sido realizado na escola, você pode enviar um resumo e aguardar a nossa equipe entrar em contato.

Após isso, basta reunir as informações acerca do projeto político-pedagógico em um arquivo de word, respondendo aos itens abaixo:

• Nome do projeto
• O que é?
• Quem idealizou?
• Objetivos
• Resultados esperados
• Disciplinas abordadas
• Turmas que participaram
• Atividades desenvolvidas (pode detalhar bem)
• Culminância: como foi, atividades apresentadas e participação da comunidade escolar
• Depoimentos de alunos e professores que participaram do projeto (nome, sobrenome e turma/disciplina)
• Informações da escola (nome, endereço, telefone e e-mail para contato)
• Fotos relacionadas ao projeto. As fotos devem ser anexadas uma a uma ao e-mail. Quando incluídas no arquivo de word, por exemplo, perdem a qualidade.

Professor, ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a equipe da Revista Appai Educar através dos e-mails redacao@appai.org.br ou jornaleducar@appai.org.br.


Por Jéssica Almeida
Foto: Banco de imagens gratuitas do Pexels.


Deixar comentário

Podemos ajudar?