Gamificação em prol de hábitos saudáveis

Os significativos impactos da inserção desse tema transversal vão muito além daquilo que muitas vezes imaginamos


Antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos nas crianças, já existe por parte dos pais e responsáveis uma preocupação quanto à saúde bucal desses pequenos. Isso porque se trata de um aspecto essencial para o bem-estar das pessoas em todas as áreas de suas vidas, e que não deve ser visto como algo isolado da saúde geral. Na educação, os significativos impactos da inserção desse tema transversal vão muito além daquilo que muitas vezes imaginamos.  

É o que diz a dentista Vanessa Reis, idealizadora de um jogo digital de gamificação para ser usado no Programa Saúde na Escola. A aplicação desse recurso teve início no Colégio Municipal do Formoso e na Creche Municipal do Sossego, ambos localizados no município de Rio das Flores, interior do estado do Rio. “O ponto central do projeto é desenvolver a promoção e prevenção de saúde bucal de maneira lúdica e melhorar a qualidade de vida dos escolares”, explica Vanessa. 

De acordo com a dentista, os objetivos vão para além de ensinar os alunos sobre a importância da escovação adequada e do uso do fio dental. “Dentro desse projeto, a ideia é que eles também tornem-se mais conscientes, por exemplo, sobre os alimentos que são prejudiciais para a saúde bucal e a importância da visita regular ao dentista. Essas iniciativas podem ajudar a prevenir problemas dentários e melhorar a qualidade de vida dos alunos, reduzindo a dor, desconforto e absenteísmo escolar”, frisa Vanessa.   

A tecnologia tornou-se um aliado à saúde bucal

Percebendo a evolução do uso das metodologias acerca do ensino e aprendizagem dos educandos, Vanessa adaptou o projeto às necessidades dos alunos. A mudança para um jogo digital, ressalta a dentista, foi fundamental para aumentar o envolvimento das turmas, bem como incentivar a leitura e interpretação de textos, uma vez que o projeto teve início de forma analógica com a gamificação sendo realizada através de um jogo de tabuleiro. “Essa transição é um exemplo de como a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para engajar os alunos e tornar a aprendizagem mais interessante e interativa”, garante. 

Um outro fator favorável da gamificacação, segundo Vanessa Reis, foi que com o jogo digital os alunos passaram a ter a oportunidade de jogar em casa com seus familiares, além de gerar um maior envolvimento e aproximação das famílias com a escola em prol da promoção da saúde bucal e conscientização acerca desses cuidados com os dentes. Uma outra iniciativa que também rendeu frutos interdisciplinares foi a mentoria ministrada para os professores da escola. “Ao aprenderem sobre as etapas do jogo, os demais docentes tinham um conteúdo a mais para trabalharem junto aos alunos de maneira interdisciplinar”. 

Especialistas da área ressaltam que é importante lembrar que projetos como esse podem ter um impacto positivo e duradouro na saúde e bem-estar dos alunos. “Ao fornecer a eles as ferramentas e recursos necessários para cuidar de seus dentes e gengivas, além de mais saúde e bem-estar, promove-se um ambiente escolar mais saudável e feliz”, completa. 

A saúde bucal é essencial para a educação dos alunos por várias razões:

Melhora o bem-estar: Quando os alunos têm boa saúde bucal, eles se sentem mais confortáveis e confiantes em participar das atividades escolares e em interagir com os colegas. Isso pode levar a um aumento do bem-estar e da autoestima dos estudantes.  

Reduz o absenteísmo: A dor de dente e outras doenças bucais podem resultar em falta às aulas, o que pode levar a um baixo desempenho escolar. Com uma boa saúde bucal, os alunos têm menos chance de deixar de ir à escola devido a problemas dentários.  

Prevenção de doenças: A saúde bucal adequada também pode ajudar a prevenir doenças dentárias e gerais, como cárie dentária, gengivite e outras condições que podem afetar a saúde geral e a qualidade de vida dos alunos.  

Promoção de hábitos saudáveis: Um projeto de saúde bucal pode ajudar a promover hábitos saudáveis, como escovação adequada, uso do fio dental e alimentação saudável, que podem ter um impacto positivo na saúde geral dos estudantes.  

Conscientização sobre saúde: Ao aprender sobre a importância da saúde bucal, os alunos também podem desenvolver uma maior conscientização sobre sua saúde geral e a importância de cuidar bem de si mesmos. 

Com intuito de ajudar a disseminar a promoção da saúde nas escolas, o Programa Saúde 10 da Appai também tem um canal aberto para que as instituições que tiverem interesse em receber uma equipe multidisciplinar, visando a prevenção da saúde dos educandos, possam entrar no site e buscar mais informações. 


Por Antônia Figueiredo 

* Vanessa Reis é cirurgiã dentista atuante na saúde da família e comunidade, especialista em ortodontia, mestranda em ensino das ciências da saúde e meio ambiente, professora universitária UNIFAA.

Fotos cedida pela dentista Vanessa Reis.


Deixar comentário

Podemos ajudar?