Multiplique essa ideia: campanha de boas práticas nas caminhadas e corridas!

Confira algumas orientações que todos precisam saber para caminhar ou correr com segurança!


Fala, Appaixonados! Você, que está acostumado a correr ou caminhar, sabe que é essencial seguir algumas “regrinhas” pra garantir a sua segurança e a dos demais participantes durante o percurso de um treino ou evento. Por isso, essa campanha quer que o exemplo de cidadania comece por você!

 

Não importa se você está começando neste esporte agora. O fundamental é saber a sua importância neste processo de conscientização. Então junte-se à nossa campanha por boas práticas nas caminhadas e corridas!

Mas antes assista e divirta-se!

 

Confira as nossas dicas e corra ainda mais com segurança!

Dica 1: Não faça paredões

Se você costuma correr em grupo, tome cuidado para não ocupar todo o espaço disponível. Evite caminhar ou correr com mais de uma pessoa ao seu lado, permitindo assim que outros corredores possam ultrapassar facilmente.

 

Dica 2: Lugar de número de peito é no peito! 

*Colocar nas costas só está correto quando o número é duplo e também está no peito. Mulheres que correm de top devem colocar os números no top, mesmo que cubram seu abdômen. A colocação incorreta pode levar um atleta a ser desclassificado. Assim, o número no lugar correto é bom para todo mundo. Não esqueça isso em sua próxima prova.  

 *Este texto é parte integrante do artigo “LUGAR DO NÚMERO EM CORRIDAS É NO PEITO”, publicado pela Confederação Brasileira de Atletismo.  

 

Dica 3: Mantenha-se à direita

Lembre-se de que cada corredor tem seu ritmo. Os corredores mais rápidos devem ter cordialidade ao passar pelos mais lentos, que devem se manter à direita para não atrapalhar quem deseja melhorar seu tempo na prova.

 

Dica 4: Crianças e acompanhantes

É importante lembrar que as provas têm um número máximo de inscritos definido pelo organizador. Levar crianças ou acompanhantes não inscritos pode colocar todos em risco, já que os recursos e estrutura não foram planejados para acomodar um número maior de pessoas. Indique uma área na linha de chegada para que eles possam assistir a prova com segurança.

 

Dica 5: Nunca parar de repente

Caso precise parar para amarrar o tênis ou alongar-se, procure um local sem movimento para evitar acidentes. Nunca pare subitamente no meio do caminho, pois pode haver corredores logo atrás de você.

 

Dica 6: Cuidados ao alternar corrida e caminhada

Se a sua estratégia de prova envolve alternar corrida e caminhada, lembre-se de fazer sinais para os outros corredores quando for diminuir o ritmo. Ah, e como já falamos: caminhantes sempre pela direita, corredores velozes pela esquerda!

Isso evita acidentes com corredores que estão atrás de você.

 

Dica 7: Não terceirize o chip

Desistiu de correr a prova para a qual se inscreveu? Evite passar seu chip para outra pessoa, mesmo que seja alguém da sua matrícula. Essa prática pode ser interpretada como má-fé pelo organizador, já que pode alterar o resultado final. Se necessário, faça sua justificativa no Portal do Associado, dentro do prazo estipulado no regulamento.

 

Dica 8: Chegue cedo e largue de acordo com seu ritmo

Chegue cedo na prova para evitar transtornos e permitir uma melhor organização. Se você é iniciante, evite largar junto aos corredores de elite, para não causar problemas. Procure um lugar condizente com o seu ritmo de prova e respeite as áreas de concentração destinadas ao seu pace!

 

Dica 9: Pets nem sempre são permitidos

Antes de levar seu bichinho de estimação para uma corrida, verifique se a organizadora permite a presença de animais. Leia o regulamento corretamente para evitar contratempos e para que seu pet não seja retirado.

 

Dica 10: Não pare para tirar fotos na chegada

Ao cruzar a linha de chegada, reduza sua velocidade para não atrapalhar outros competidores. Evite obstruir o caminho e prejudicar o momento de quem está terminando a prova. Lembre-se de que muitos gostam de registrar a foto oficial da chegada e, se você estiver lá mais que o necessário, isso não será possível.

 

Dica 11: Não pule a grade no espaço de largada

Ao participar de uma corrida, respeite as regras e evite pular as grades de largada. A organização do evento prepara o espaço de forma adequada para garantir a segurança de todos os participantes. Entre na fila e aguarde o momento correto para iniciar a prova.

 

Dica 12: Sinalize com as mãos a mudança de direção

Durante a corrida, é importante comunicar as mudanças de direção aos outros corredores, como, por exemplo, ao parar nas estações de água. Utilize sinais com as mãos para indicar suas intenções e evitar colisões ou acidentes. Assim, todos podem se movimentar de forma segura.

 

Dica 13: Não corra de mãos dadas com seu(sua) parceiro(a)

É ótimo correr com um parceiro ou parceira, mas evite correr de mãos dadas durante a prova. Isso pode atrapalhar outros corredores e comprometer a segurança de todos. Então mantenha suas mãos livres e concentre-se na sua própria corrida.

 

Dica 14: Use o banheiro de maneira higiênica

Durante a corrida, utilize os banheiros disponíveis de forma higiênica e consciente. Lembre-se de que outros competidores também precisam utilizá-los. Seja rápido e limpe o espaço após o uso, contribuindo para um ambiente agradável para todos.

 

Dica 15: Não use acessórios que façam barulho

Ao escolher suas roupas e acessórios para a corrida, evite peças que façam barulho excessivo. Isso pode ser desconfortável para você e para os outros corredores. Além disso, certifique-se de que seus objetos pessoais estejam bem fixados e não soltos, para evitar qualquer interferência durante a prova.

 

E aí, appaixonados? Essas foram algumas dicas básicas para você se tornar um corredor exemplar. Lembre-se sempre de praticar a corrida com respeito aos outros corredores e seguir as regras de cada prova. Mantenha a harmonia e aproveite o melhor desse esporte incrível!

Até a próxima dica!


Por Leonardo Mega


Podemos ajudar?