Melhores podcasts: Como bater a marca de 1 milhão de plays em apenas 5 meses

Saiba como chegamos lá em tempo record

Ao mesmo tempo em que estamos comemorando o sucesso do Podcast da Appai confesso que nos assustamos com tamanha receptividade em tão pouco tempo. Embora sempre acreditássemos no potencial desta mídia não esperávamos que alcançaríamos instantaneamente tantos ouvintes e pudéssemos ficar entre os melhores podcasts em qualidade e quantidade de acessos.

No entanto, a pesquisa da Associação Brasileira de Podcasters, de que só tivemos conhecimento agora, comprova que desde o início do projeto já estávamos intuitivamente no caminho e público certos. O estuda mostra que justamente o nosso público-alvo, o profissional de educação, é o segundo maior ouvinte de Podcast. Outro item mostra que o boca a boca e os sites são as principais formas de levar o conhecimento desse tipo de produto. Como já tínhamos  uma comunicação intensa, isso só facilitou. Fora que o nosso site também já vinha numa progressiva curva de grande crescimento, como relembra mestre em gestão e marketing, Bianca Martins, que cuida de nossas mídias digitais.

“O sucesso do site atualmente é o resultado de quatro anos de trabalho, estudando a melhor forma de atender os associados, com uma navegação fácil e intuitiva. Hoje, temos em média 1 milhão e meio de acessos por mês, o que ajudou a alavancar os Podcasts. É uma via de mão dupla, pois o lançamento deste novo produto também ajudou a trazer novos usuários para o site”, conta Bianca Martins, responsável pelo projeto.

Mas lembro que não foi tão simples assim. Antes do lançamento fizemos um intenso trabalho de casa tanto tecnicamente como de convencimento das possibilidades desse projeto. Inicialmente, tivemos que reformular a engenharia do nosso site, que não previa espaço para veiculação de áudio no formato podcast. Há mais de 5 anos que temos uma rádio própria, que funciona 24 horas com música e informação específica, hospedada em nossa home. Porém, a estrutura anterior não permitia a oferta no modelo “on demand”.

“Tivemos que mudar toda a programação e o design do site, privilegiando no nobre espaço superior as exposições dos títulos dos podcasts. O que também nos diferenciou foi que desde o início nos preocupamos em veicular os podcasts em nossa própria plataforma e não aproveitamos os streamings de música já existentes, como Spotify ou Sound Cloud, por exemplo.”, explica Bianca Martins.

Outro ponto da pesquisa é que a qualidade do conteúdo é o que garante a audiência do podcast para 94% dos entrevistados. E nossa preocupação institucional sempre foi investir na excelência do conteúdo em todas as plataformas, assim como na variedade de temas abordados, já que o professor é por natureza um ser exigente e plural. Logo no lançamento já contávamos com 5 editorias especializadas: educação, empreendedorismo, tecnologia, cultura e comportamento.

Em um mês depois, numa conversa informal com  Mestre em Literatura Brasileira e colunista Sandro Gomes, resolvemos gravar de improviso um piloto, que acabamos jogando no ar para experimentar. A resposta foi tão imediata que virou a consagrada série “Português na Ponta da Língua – aprenda em apenas 2 minutos” com mais de 20 episódios e já na segunda temporada.

                 “Apostamos num modelo de comunicação rápida, mas que ao mesmo tempo preservasse a qualidade, afinal estávamos tratando de um tema fundamental como a língua portuguesa. A recepção desse trabalho mostra que estamos no caminho certo. Inclusive já estamos até partindo para uma outra série, a “Quando uma letrinha faz a diferença…”, um jeito novo e descontraído de abordar pontos que são dúvida pra muita gente. Pra mim é um orgulho contribuir para esse belo resultado diante do público que ouve os podcasts” – relembra Sandro Gomes

Pode parecer bobagem, mas desde o ínicio evitamos o tradicional estúdio para as gravações. Embora obviamente a imagem não faça parte originalmente do produto podcast, optamos por locais variados. Isso acaba substituíndo o som séptico das tradicionais gravações de rádio por um produto mais próximo ao modelo informal, captando inclusive os ruídos externos. Acredito que isso tenha criado mais proximidade com o ouvinte. Pode parecer bobagem, mas algo que nos ajudou muito foi fazermos a captação em locações, o que, pela beleza do Rio, acaba nos inspirando no conteúdo e nas performances.

O visual pode não aparecer diretamente no produto, mas a questão sensorial acaba inspirando na linguagem, espontaneidade e astral do conteúdo. Fora que ainda nos rende excelentes fotos para ilustrarmos os plays do site e as plataformas das mídias sociais – o que certamente incentiva os cliques dos nossos ouvintes.

Artigo escrito por:   Luiz André Ferreira – Podcaster, Jornalista, Mestre em Projetos Sociais e Bens Culturais. Professor de Podcast.  Radialista há 21 anos com passagens pelo Sistema Globo, CBN, Bandnews entre outras. Responsável pelo projeto Podcast da Appai – Associação de Professores Públicos Ativos e Inativos do Estado do Rio de Janeiro.  


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